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Aqui vão algumas dicas para dar um up no Marketing da sua Pequena Empresa!

Aqui vão algumas dicas para dar um up no Marketing da sua Pequena Empresa!

Gere visibilidade, não importa o seu tamanho!

A internet pode ser uma grande aliada para qualquer negócio e você não precisa de nenhum investimento para entender o mercado, aprender marketing digital e começar a aplicar técnicas efetivas. Não é muito complicado, basta dispor de tempo e esforço.A tecnologia mudou muito, antigamente as pequenas empresas concorriam com as grandes, agora as grandes concorrem com milhares de pequenas empresas com voz pela internet, é vital que você também não tente bater de frente com gigantes pela internet, eles possuem grandes times e espaços em sites e outros meios digitais populares.

Para transformar a internet em sua aliada, é preciso sempre se atualizar, por isso, vamos passar algumas dicas de marketing para micro e pequenas empresas! Dominar o marketing para micro e pequenas empresas não é fácil, os recursos são mais limitados e a margem para erros é bem menor. Esse é o fator que torna a internet a solução econômica e eficiente para micro e pequenas empresas que querem aumentar a visibilidade do seu negócio.

- Você já usa a internet para vender mais Diariamente fazemos uso de e-mail, acessamos sites, conversamos com clientes por chats, compramos em lojas virtuais e utilizamos as redes sociais, porém, às vezes esquecemos que esses usuários presentes na internet também são nossos clientes e consumidores. Hoje em dia, mais do que navegar na internet, os usuários estão ditando regras e tendências, moldando a relação dos consumidores com as marcas. A internet permite que o pequeno possa competir saudavelmente com o grande, com as mesmas ferramentas e estratégias. Por isso, você deve aproveitar a internet para seu negócio, sem desperdiçar dinheiro ou recursos e estabelecer vantagens competitivas mais permanentes por meio de uma estratégia coerente.

Dica 1

Descubra quem é seu cliente, o que ele busca, quais são suas expectativas com relação à marca, onde ele está e porque ele precisa do seu produto. A internet oferece milhares de ferramentas que podem auxiliar a coletar e compilar essas informações com agilidade e precisão. Essas ferramentas podem ajuda-lo a criar novos produtos.

Dica 2

Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir os clientes, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra. Tenha uma página na internet ou perfis nas redes sociais.

Dica 3 O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho de empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça os outros competidores.

Dica 4

Mesmo que o seu negócio não se torne conhecido em alta escala, é importante que você se consolide no mercado potencial, seja na cidade ou região. Para isso, depois que você tiver criado a sua página, busque parcerias estratégicas e divulgação em outras páginas que não só através da sua própria, para que deu público chegue mais facilmente até ela.

Dica 5

Depois que o potencial cliente tomar conhecimento da sua marca, é importante ter um bom relacionamento pós-venda. A impressão que um cliente leva é tão importante quanto á satisfação dele com o produto em si. Com um atendimento bem definido, fica mais fácil receber sugestões de mudanças e melhorias. Assim, é possível criar uma vantagem competitiva para ser explorada nas suas campanhas e gerar engajamento positivo da sua comunidade.

Dica 6

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar com clareza e precisão o retorno dos seus investimentos, podendo ser percebidas rapidamente no andamento do negócio. Antes de uma ação, defina com exatidão quem é seu público e qual o efeito esperado.

Dica 7

O que afasta muitos micro e pequenos empresários da internet é a falta de informações sobre como funciona o marketing digital. Caso você não tenha formação em administração ou um conhecimento aprofundado em marketing, a internet disponibiliza inúmeros conteúdos para você se informar sobre novidades, tendências e obter dicas. Não deixe de dedicar algumas horas do seu tempo para isso. Certamente você verá os resultados no futuro!

Dica 8

O inbound é o marketing de atração. Nele, em vez de empurrar anúncios que muitas vezes não obtém sucesso, sua empresa cria conteúdos como vídeos, posts de blog e outras mídias com grande capacidade de atração. Assim, os seus clientes vêm até você de forma espontânea. Conteúdos certamente são uma ótima forma de criar e fortalecer a presença on-line. O chamado Marketing de Conteúdo pode ser utilizado para a marca prestar uma informação útil ao seu público-alvo, como já fazem diversos players. Outra prática comum é ajudar os internautas em problemas específicos, que a empresa pode resolver. É uma forma de criar autoridade em determinado segmento.

- Como escolher uma empresa de marketing? Uma empresa de marketing digital especializada ajudará você a traçar as melhores estratégias e principalmente a executá-las. Isso economiza muito tempo e recursos do seu negócio que não precisará contar com um grande setor de marketing local para a operacionalizar e monitorar as estratégias de marketing. Além disso, terceirizar o marketing traz um novo ponto de vista de alguém inserido em vários mercados.

Mas como escolher uma boa empresa de marketing?

A primeira dica é não levar em consideração apenas o valor cobrado pelo serviço. O barato, nesse mercado, pode custar caro. Então, veja as características das melhores agências de marketing para não errar nessa decisão e acabar desperdiçando dinheiro:

  • Peça para visualizar os últimos relatórios de resultados dos seus clientes (marketing digital é construído com ROI e não métricas de vaidade)

  • Avalie o tempo que a empresa de marketing tem no mercado

  • Converse com pelo menos um dos seus clientes ativos com mais de um ano de contrato

  • Visite o escritório de marketing se ele estiver perto da sua cidade

  • Solicite um contrato pequeno inicial de consultoria e planejamento, depois aumente o contrato se a empresa de marketing mostrar-se efetiva

- Conclusão sobre o Marketing para Micro e Pequenas Empresas

Continue aprendendo e crescendo no marketing digital. A internet é uma arma poderosíssima, mesmo em tempos de crise. Hoje, existem 168 milhões de smartphones com acesso à internet, isso significa que quase com certeza o seu público está online e disponível para um relacionamento com sua empresa. Para isso, você precisa estar na internet, no lugar certo, com a mensagem certa e a solução certa.

 

Comunidade Sebrae
Jefferson Oliveira
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Empreendedor, apaixonado por esportes (futebol, basquete e futebol americano), extremamente curioso, entusiasta e especialista em marketing digital. Meu objetivo é desenvolver soluções digitais inteligentes que possam ajudar outros empreendedores!

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