Essa semana li, pela segunda vez, o EDITAL FAPESB/SECTI Nº 001/2021 publicado pelo Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação e gerido pela FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Realmente me surpreendi pelo modelo inovador e pelas perspectivas que se abrem por meio desse edital.
Em resumo, a proposta constante no documento SELEÇÃO DE PROPOSTAS EM PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – GOVERNO INTELIGENTE - MODALIDADE SUBVENÇÃO ECONÔMICA – PAPPE INTEGRAÇÃO é de que empresas baianas (micro empresas e empresas de pequeno porte) sejam incentivadas a colaborar com a gestão pública estadual trazendo soluções para problemas reais em várias áreas da atuação do Governo da Bahia.
O objetivo deixa bem claro: "Selecionar e apoiar, por meio da concessão de recursos de subvenção econômica, projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, visando à pesquisa inovativa aplicada ao desenvolvimento de inovação na Administração Pública – Governo Inteligente, desde que oriundos de sociedades empresariais classificadas como microempresas e empresas de pequeno porte com fins lucrativos sediadas no
Estado da Bahia."
São dez milhões de reais para projetos que tenham o valor máximo de até R$ 400 mil para entregar soluções que serão utilizadas pelo Governo da Bahia. O modelo é de subvenção econômica e a empresa precisa entrar com contrapartida financeira mínima de 5% do valor total do projeto.
As demandas são diversas e vão desde resolver questões de previdência pública, gestão de processos licitatórios, leilões públicos, manutenção de máquinas e equipamentos até soluções nas áreas da saúde, educação, fazenda, fomento ao empreendedorismo entre outros temas.
O importante desse edital é que essa iniciativa abre um leque de possibilidades para que os municípios e outros estados também desenhem editais similares. Reunir a equipe de governo, conversar com a população, identificar problemas e gargalos e montar propostas para que empresas inovadoras tragam soluções para as demandas do setor público.
É um modelo que faz com que haja uma aceleração do processo de inovação dentro da administração pública e uma nova forma da sociedade e do meio empresarial contribuir com novas possibilidades de termos governos mais modernos, inovadores, inteligentes e que possam usufruir de processos que tragam economia, eficiência, inovação e parceria.
Quem quiser saber mais e dar uma conferida no Edital, só acessar. Vale muito a pena!
Doutorando em Território, Ambiente e Sociedade (UCSAL), Mestre em Desenvolvimento Regional (UESC), MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV), Administrador com experiência na elaboração de projetos para atendimento a editais.