[ editar artigo]

3 confissões positivas para uma oportunidade de trabalho

3 confissões positivas para uma oportunidade de trabalho

Quando procuramos por uma oportunidade de trabalho, devemos nos apresentar adequadamente, pois o que vestimos, falamos ou fazemos na entrevista tem muita relevância.

No que diz respeito ao modo de apresentação, é importante ter em mente que se trata de uma apresentação e não de uma festa, portanto, mostre-se adequadamente vestido para trabalhar na área desejada.

Um profissional deve ter autenticidade e boa apresentação.

Cuide também de sua apresentação nas redes sociais, cuidado com a identidade dos conteúdos que você posta, pois ela pode ser visitada pelo contratante e ser avaliado o que você diz na entrevista com o que você representa nas redes sociais.           

Quando for para uma apresentação se preocupe em:

  • Usar roupas comportadas;
  • Evitar decotes;
  • Chicletes na boca - nem pensar;
  • Não fique fique mexendo no celular na hora da entrevista não é aconselhável, deixe-o no silencioso, avião ou desligue;
  • Usar um salto muito alto é desnecessário, prefira sapatos confortável que ofereça mobilidade, isso demonstra que você tem personalidade;
  • Evite usar muita maquiagem, prefira uma bem leve e discreta;
  • Unhas devem está, preferencialmente aparadas, lixadas e se pintadas, em tons pastéis, nada de cores muito escandalosas;
  • Cabelos, se muito longos, use preso, mas esse detalhe é relativo, contudo, não vá toda descabelada como quem acabou de acordar;
  • Saias, calça ou vestidos?  Tanto faz, desde que seja comportados, nada transparentes ou no caso da calça, o menos rasgada possível, afinal trata-se de uma  oportunidade de trabalho;
  • Devo levar o portfólio/currículo? É conveniente, mesmo que você já o tenha enviado por e-mail, tenha uma cópia num pen drive ou guardado numa pasta transparente, para caso o entrevistador precise conferir alguma informação.

Alguns comportamentos e atitudes são cruciais:

Ninguém tem o dia todo para ficar esperando por uma pessoa sem comprometimento com o horário, principalmente nos dias atuais, cumpra o combinado e esteja lá no horário. Se possível, esteja lá na hora marcada, chegue alguns minutos antes, isso te ajudará a ficar mais calma e segura.

Com essa atitude, além de demonstrar que é uma pessoa comprometida ao seu entrevistador, mostra também o seu real interesse pela oportunidade de trabalho. Esses detalhes te farão causar ótima impressão.

A primeira impressão é a que fica.

Antes de falar sobre as 3 afirmações positivas quero te explicar que ser autêntico e sincero mostra que você tem um objetivo e revela o seu caráter. Não minta, nem invente situações que não existiram, saiba ouvir e responda com naturalidade e simpatia. Um sorriso na voz ajuda muito.

Primeiramente, você precisa entender que a boca fala do que o coração está cheio, algumas verdades são inerentes às pessoas e alas aparecem no nosso comportamento. O modo com que fazemos as coisas ou executamos alguma tarefa, comprovam se temos ou não conhecimento específico de algo.

Não adianta você dizer que sabe fazer se não sabe. Mas se, verdadeiramente, tem conhecimento, não deve mentir ou esconder tal habilidade, jamais. Tal afirmação pode ser positiva e agregar valor ao seu currículo ou trabalho.

Na apresentação, independente da empresa ou do lugar que você pretende trabalhar ou prestar serviço, é muito importante confessar suas habilidades, pois elas podem servir como um trampolim para que você alcance promoções ou ainda, enriquecer o interesse do contratante pela sua pessoa.

Procure sempre se atualizar sobre sua área profissional e assim, quando chegar a sua vez, você estará passos a frente de seus concorrentes.

 Pense e haja como se fosse impossível fracassar.                              Autor desconhecido.

Talvez, você já possua uma especialidade que nem se deu conta que já se aprofundou em conhecimentos, estudou sobre aquilo para fazer melhor e se especializou. Se assim for,  você poder dizer que sabe e que domina uma ferramenta, possui um conhecimento, utiliza alguma técnica, conhece o que faz e desempenha seu trabalho com maestria e excelência. Mesmo sem ter uma formação.

Analise suas habilidades e encontrará o seu talento e sua expertise.

 

Siga as dicas abaixo para identificar que especialidade você possui.

ATIVIDADE DE FIXAÇÃO E REFLEXÃO

Exercício – Liste

  • Profissões que pretende trabalhar ou já trabalhou;
  • O que você sabe fazer sobre cada uma delas;
  • Os cursos que você já realizou para agregar valor ao seu trabalho;
  • Seu tempo de experiência profissional em casa uma dessas profissões/ áreas e identifique as que possuem mais experiência;
  • Escreva um parágrafo afirmando suas habilidades nessa área profissional;
  • Inclua a frase EU SEI antes de mencionar tudo o que já sabe a respeito de cada serviço;
  • Repita em voz alta. EU SEI...
  •  Se aproprie dessa informação pois você sabe alguma coisa, é boa nisso, tem experiência nesse assunto.

1 – Independente de qual função, qual cargo pretende ocupar, sempre vai poder conhecer mais a respeito, basta que esteja em busca de constante aprendizado.

No momento de uma entrevista lembrar-se de colocar na sua fala a expressão "Eu sei". E na sua apresentação, acrescente palavras e informações que mencione seu profissionalismo, suas características positivas e talentos, deixando notório aquilo que você já sabe e é conhecedora.

2 – Continuando o exercício acima identifique e liste abaixo aquelas atividades que você, mesmo não possuindo prática ou conhecimento específico, acredita ser capaz de conseguir aprender ou desempenhar. Para isso, considere suas características pessoais, sua personalidade, seu empenho, suas características físicas, intelectuais ou emocionais.  Sua natureza prática e sua maneira de ser podem contribuir para sua capacidades de resolução, raciocínio e agilidade. 

 3 – Observe suas anotações e escreva - exemplo abaixo - um parágrafo, afirmando o que você pode fazer para conseguir realizar todas as atividades que gostaria com excelência.

 EU POSSO________________________________________________.

Internalize essas três confissões que fará você atrair oportunidades de trabalho na área que você deseja.

EU SEI, EU CONSIGO, EU POSSO.

📌 E lembre-se: EU SEI; tenho excelência no que faço. Se não sei, mas acredito ser capaz. EU CONSIGO; me dedicando, com esforço e boa vontade de alcançar a excelência. EU POSSO; me dedicar e aprimorar meus conhecimentos para atingir os objetivos esperados. 

Tudo na vida é oportunidade. Aproveite! (Lu Coelho)

Boa Sorte!

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você