[ editar artigo]

[Conteúdo com vídeo]Atitudes que mantêm as finanças do empreendedor em dia

[Conteúdo com vídeo]Atitudes que mantêm as finanças do empreendedor em dia

Em tempos de crise, quando o emprego formal perde espaço, os profissionais buscam alternativas para se manterem no mercado de trabalho. Diante desse cenário, o empreendedorismo se tornou uma tendência crescente no Brasil. Para que os fatores complicadores não reduzam a competitividade e até mesmo a mortalidade das empresas, é preciso preparo na hora de empreender. Assim, o empreendedor precisa de planejamento e atitudes para manter suas finanças em dia.

Algumas atividades como controlar o fluxo de caixa, analisar o mercado, fechar contratos, negociar com fornecedores e criar indicadores financeiros exigem planejamento, organização, proatividade e autoconfiança, além de serem essenciais para o gerenciamento eficaz.

Por isso, questionar, arriscar e solucionar problemas fazem parte do perfil empreendedor. Esse profissional deve manter o foco nos resultados. Para que as finanças sejam mantidas em dia é preciso garantir que a quantidade de gastos não exceda a de ganhos. Para isso, separamos algumas habilidades que o empreendedor deve ter para manter suas finanças em dia.

1. Transparência

Muitos empreendedores estão tão focados em aumentar o faturamento que acabam abrindo mão da qualidade na hora de entregar um produto ou serviço. Para não cair nessa armadilha, a sinceridade é fundamental. Para não gerar retrabalho e colocar em jogo a imagem da empresa é preciso saber se a demanda é viável. É importante se comprometer apenas com serviços que podem ser realizados com qualidade, eficácia e dentro do prazo preestabelecido.

2. Perfil analítico

Manter as contas em ordem não é uma tarefa muito fácil. Por isso, analisar com atenção cada informação recebida é algo que deve fazer parte da rotina do empreendedor. Isso garante que as estratégias para manter as contas em dia sejam melhor elaboradas. Além disso, o olhar analítico também permite a identificação de pequenos erros cometidos no dia a dia.

3. Proatividade

Uma atitude indispensável para manter as finanças em dia é a proatividade. O empreendedor deve estar sempre um passo à frente dos problemas. A proatividade é capaz de impactar positivamente a parte financeira da empresa, além do relacionamento com o cliente. Isso ocorre devido ao fato de as pessoas proativas agirem com rapidez na identificação e na correção de possíveis erros, evitando assim, preocupações desnecessárias ao consumidor.

4. Liderança

O empreendedor deve ser um líder. A boa liderança se baseia na compreensão da atividade e na competência ao executá-la. Ela pode ser um ponto-chave para gerar um ambiente de trabalho saudável e organizado, traçar caminhos para que as metas sejam atingidas e garantir resultados satisfatórios.

5. Inteligência emocional

Algumas situações exigem do empreendedor a inteligência emocional. Por exemplo, quando um fornecedor atrasa a entrega do pedido ou até mesmo quando os pedidos diminuem devido à crise, o melhor caminho é manter o sangue frio. As emoções interferem nas atitudes do empreendedor. Elas podem prejudicar ou trazer benefícios para o profissional. É de extrema importância dominar as emoções para reverter quadros negativos, principalmente, quando o assunto é finanças.

6.  Disciplina

Ser disciplinado é fundamental para que as finanças se mantenham nos eixos. Ter a mesma energia do começo do empreendimento é importante para que a parte financeira não fique de lado. A disciplina ajuda a garantir o controle dos gastos, por exemplo. Ela também é essencial para enfrentar momentos difíceis nos negócios. A disciplina é uma característica de muitos empreendedores que não desistem diante das dificuldades.

A gestão financeira é um dos pilares que mantêm uma empresa no ritmo. Por meio dela, é possível administrar os negócios de forma eficaz. Para isso, também é preciso aperfeiçoar as competências comportamentais, pois são essenciais para encontrar oportunidades em meio à crise, constituir parcerias e engajar consumidores e colaboradores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você