[ editar artigo]

Banco de ideias e o replanejamento de 2020

Banco de ideias e o replanejamento de 2020

O gestor de uma empresa tem uma série de desafios pela frente. O bacana é pensar que não é preciso vencer todos sozinho. Engajar o time e montar um banco de ideias para pensar em conjunto um replanejamento para 2020 pode ajudar e muito!

Usamos o banco de ideia como ferramenta de gestão da inovação, pois podemos criar a partir do banco, tanto o engajamento de times, bem como pensar para além do que está na cabeça dos gestores.

Planeje a captação do banco de ideias

É interessante que antes de lançar o desafio para o banco de ideias, alguns processos estejam definidos.

  1. Como as pessoas vão poder submeter suas ideias? Um formulário do Google Docs pode ajudar muito nesses casos;
  2. Das ideias selecionadas, qual escolhemos? Para isso, é preciso ter critérios de seleção. Alguns exemplos são: é de rápida implementação? Vai promover a redução de custo?;
  3. Após a seleção, como as ideias serão implantadas? É muito bacana organizar as ideias como projetos a serem implantados. Assim, as sugestões poderão contar com a participação do time;
  4. Mensure os resultados - crie os indicadores para avaliar quantas ideias recebemos, quantas foram implantadas e quantas trouxeram resultado.

 

Lance desafios específicos para o banco de ideia

Organizar desafios pode ser uma ótima alternativa para banco de ideias, pois assim, será possível dar foco ao que realmente se quer como melhoria. É possível fazer de duas formas:

  • Escolha um desafio de cada setor e abra o banco de ideias para que outros setores possam contribuir;
  • Escolha um único desafio para todos os times. Por exemplo: Como vamos ampliar o processo de vendas depois da crise? Ou... Como vamos ajudar o cliente na recessão?

Após lançado o desafio, estabeleça um tempo para a submissão das ideias.

Podemos trabalhar em conjunto para formar o banco de ideias!

É muito comum quando há banco de ideias em empresas que não possuem a rotina de ouvir seus colaboradores, que muitos tenham receio de submeter a ideia. Podem pensar: se eu colocar algo ali vou ter mais trabalho? E se eu escrever algo que alguém não goste?

Por isso, é muito importante, que o banco de ideias no replanejamento de 2020 seja algo entendido como o coletivo. Todos juntos podemos pensar em como sair dessa crise que ninguém tinha previsto. Não podemos nos dar ao luxo de ignorar sugestões.

Banco de ideias devem virar ações

Após a seleção das ideias, é importante que elas se tornem ações. Ou seja, um planejamento adequado é o que vai permitir que cada iniciativa seja aproveitada. Importante lembrar que aqui não estamos falando propriamente da inovação, por isso, não foque apenas em banco de ideias inovadoras.

Esse é o momento de compartilhar. Desta forma, uma pequena sugestão pode fazer muita diferença nesses tempos que estamos nos organizando para vencer a crise.

Por isso, os times podem funcionar como uma motivação para sairmos de cabeça erguida.

Envolva as pessoas!

Se essa pequena dinâmica der certo, um primeiro passo para a gestão da inovação já terá sido dado.

Tatiana Fiuza - Vlinder Inovação

Blog

Comunidade Sebrae
Tatiana Fiuza
Tatiana Fiuza Seguir

Gestora, sócia da Vlinder Estratégias para Inovação. Atuante no ecossistema de inovação de Londrina e atuou também no de Florianópolis. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo PROFNIT-UEM. Mestre em Geografia pela UEL.

Ler conteúdo completo
Indicados para você