[ editar artigo]

Barbearias e beleza: diferenciação agrega serviços (conteúdo com vídeo)

Barbearias e beleza: diferenciação agrega serviços (conteúdo com vídeo)

Temos visto dicas incríveis de gestão para profissionais e empreendedores do setor de barbearias e beleza na nossa websérie. Entretanto, a cada visita e conversa, conseguimos absorver ainda mais conhecimento com os cases que visitamos.

Quer aprender mais? Fica comigo nesse conteúdo!

Para começar na profissão em salões de beleza ou barbearias aprendemos que é preciso buscar cursos e capacitação, e que o mercado oferece diversos recursos até gratuitos para esses treinamentos. Em paralelo, o profissional pode trabalhar no mercado para colher conhecimento prático. Enquanto exerce o ofício, esse profissional pode e deve especializar-se naquilo que mais gosta e prefere. Depois de conquistar habilidades, poderá torna-se empreendedor. Isso é o que normalmente acontece.

Entretanto, há também o empreendedor que gere a operação e cerca-se de bons profissionais para executar a prática, sem deixar o conhecimento de lado. Nessas situações, o segredo da operação é o modelo de negócios sólido, estratégico e muito bem planejado.

Esse é o caso do José Turcatto, administrador de empresas e diretor do Salão Philip Martins, marca italiana de salões, que hoje é o primeiro empreendimento 100% orgânico do Brasil, localizada na capital paranaense e em Campinas-SP. A marca, além de oferecer os serviços e tratamento, possui linha própria de produtos.

Após 35 anos como administrador, Turcatto decidiu aposentar-se na primeira profissão e abrir um salão de bairro para continuar sua vida produtiva, mas não estava realizado com algo comum no mercado. Ele desejava ter um diferencial e empreender numa operação com propósito. Foi aí que o administrador descobriu brechas de atendimento nos salões, tais como o barulho e o cheiro, que ele bem descreve no vídeo abaixo.


Além disso, a pesquisa de mercado foi primordial para o sucesso dos negócios, que alicerçou o bom atendimento ao consumidor. O cliente passou a ser fiel à marca também após receber o serviço baseado no potencial do produto, que segundo o especialista é tendência de futuro, onde o consumidor busca além da qualidade, também experiência, entrega de valor e empresas sustentáveis.

Tanto quanto as mulheres, os homens também vêm procurando cuidar da aparência e com as mesmas exigências de mercado: qualidade, conforto e experiência. Todo esse cenário amplia os desafios do setor de barbearias e beleza, mas cria oportunidades para os empreendedores desses segmentos, principalmente se conseguirem diferenciar-se, atendendo seu público de forma personalizada.

A boa notícia que é o setor continua aquecido no Brasil, independente da época do ano, e que os brasileiros são um povo que gasta muito mais com os cuidados estéticos e com a beleza que os europeus, por exemplo. Numa contrapartida, o público também procura pelo melhor preço e está cada vez mais antenado sobre tecnologias e inovação no segmento, forçando o profissional e o empreendedor acompanhar o que acontece no país e no mundo.

 

Comunidade Sebrae
Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista, MEI e gerente de comunidades da Comunidade Sebrae!

Ler matéria completa
Indicados para você