[ editar artigo]

Barbearias e beleza: nicho propulsor de crescimento econômico e capacitação (conteúdo com vídeo)

Barbearias e beleza: nicho propulsor de crescimento econômico e capacitação (conteúdo com vídeo)

Mercados competitivos também criam oportunidades de novos negócios

O mercado da beleza e das barbearias mantém-se aquecidos no Brasil e no mundo, sendo segmentos propulsores para a economia nacional, por meio principalmente do empreendedorismo nesses setores. Além de ficar por anos crescendo na contração da economia do Brasil, o mercado da beleza e das barbearias ajudou o brasileiro a crescer, fomentou novos produtos e serviços nessas operações, e criou alternativas para quem perdeu sua renda na crise passada.

Quer saber mais sobre os ramos de destaque nas barbearias, salões e mercado da beleza, inovação, capacitação, gestão e diferenciação, fique ligado aqui na Comunidade Sebrae na nossa nova websérie sobre “Barbearias e Beleza”.

Para empreender no setor de barbearias e beleza não basta apenas ter vontade de conquistar seu próprio negócio. O gestor do Instituto Embelleze de Curitiba, Wellington Ramos de Oliveira, mostra que é preciso buscar capacitação. Esse conhecimento deve ir muito além do ofício, mas também na busca de informações sobre negócios, gestão, finanças, estrutura e até mesmo nichos de mercado que oportunizem um diferencial de atuação. Afinal, com o crescimento do setor de barbearias e beleza, aumentou também o número de empreendimentos em todos os parcelas desses setores, criando uma saturação e competitividade do ramo.

Entretanto, há também espaço para aqueles que fazem um bom trabalho, pois conhecimento, atendimento, humanização, relacionamento e as experiências são diferenciais de atuação dos profissionais de sucesso nesses segmentos.

Entre as dicas do especialista está também a necessidade do dono do salão ou da barbearia, no caso de investidores, mesmo que não seja o operacional, buscar qualificação específica para poder saber a qualidade de atuação da sua equipe e da sua operação. Dessa forma, além de ter a eficiência técnica de cobrar e validar a excelência do trabalho do seu colaborador, poderá repassar isso ao cliente, que se sentirá mais seguro e satisfeito com o serviço, bem como com o primor e cuidado do estabelecimento.   


Assim como em diversos outros segmentos, o mercado de barbearias e beleza exige também que o empreendedor faça boas parcerias com fornecedores, conheça muito sobre os benefícios e peculiaridades de produtos, e agregue valor ao negócio. Tenho certeza que você já viu, em algum salão ou barbearia que você frequentou, produtos como cosméticos, cervejas artesanais, cafés, roupas, acessórios, e até mesmo experiências, tais como: uma tv passando o jogo do campeonato do seu time e até vivências olfativas e sensoriais. São maneiras criativas de oferecer mais conforto durante os procedimentos que, em muitos casos, podem demorar horas. Até em salões de beleza específicos para crianças já vemos parquinho, máquina de pipoca e tablets para entreter os pequenos.

Especificamente sobre as barbearias, Wellington nos conta como é necessário buscar o ramo que o profissional mais de identifica, para que possa ser um diferencial frente a tantas opções para os clientes. Mesmo que o público masculino também esteja atualmente cuidando cada vez mais da aparência, é interessante segmentar sua atuação e oferecer um serviço e um produto de qualidade para o consumidor, já que os homens estão também tão exigentes ou mais que as mulheres. Por isso é importante conhecer seu mercado, as principais características do público, oportunidades de investimentos e atuação, estratégias para diversificar e ampliar as possibilidades da operação.

A público masculino também tem uma característica bastante peculiar que pode ajudar o empreendedor(a) a crescer: quando bem atendido, tanto em qualidade do resultado final como na prestação do serviço, é fiel e aceita melhor novos procedimentos. Sendo assim, estabelece uma relação mais sólida com o estabelecimento, o que é uma boa oportunidade para o pequeno empreendedor, que firmar com mais facilidade essa relação e potencializar os negócios.  

 

Blog

Comunidade Sebrae
Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista e conteudista!

Ler conteúdo completo
Indicados para você