[ editar artigo]

Barbearias e beleza: vocação e dedicação (conteúdo com vídeo)

Barbearias e beleza: vocação e dedicação (conteúdo com vídeo)

Você com certeza, em algum momento, se encantou com algo que gostaria de fazer como profissão para o resto da vida. Isso se chama vocação. É incontestável que o exercício da profissão se adquire com conhecimento, capacitação e dedicação. Entretanto, as preferências por uma ou outra atividade é algo que desperta o brilho no olho sempre que aquilo cruza nosso caminho.

Na nossa websérie de “Barbearias e Beleza”, nos deparamos com uma barbeira mulher com esse brilho nos olhos, um sorriso contagiante e uma felicidade ofuscante. Naty Simões é empreendedora, professora, palestrante e colaboradora, mas também é uma incansável profissional em busca de inovação. Amante das cores, do mais adequado ângulo de cada um e das melhores práticas nos salões de beleza e barbearias, Naty passou a dar cursos de biossegurança em estabelecimentos de beleza, para orientar os empreendedores e colaboradores sobre as doenças presentes nos salões e higiene. Certificada pela USP – Universidade de São Paulo, a educadora também realiza palestras e cursos técnicos de cabeleireiro, mas prima por orientações de planos de negócios e gestão, para chamar a atenção do profissional para a necessidade de administrar a operação, além de apenas exercer o ofício.

E para quem pensa que essa deve ser apenas uma preocupação do dono do salão, se engana. O colaborador da beleza, hoje em dia, muitas vezes acaba precisando ser o braço direito do proprietário devido às equipes enxutas, deve conhecer bem seu cliente para fidelizá-lo, precisa entender de fluxo de caixa e da melhor utilização dos recursos, tais como: economia de água, destino correto dos descartes, uso apropriado de produtos, melhor utilização da luz natural e energia elétrica. Essas são ferramentas essenciais num salão ou barbearia que podem consumir o lucro do negócio, se não for bem gerido.

Naty, que é uma das mulheres pioneiras em barbearias, também se destaca no mercado e hoje é um exemplo para outras mulheres que buscam cada vez mais esse nicho para exercer sua vocação. Sim, o mercado está competitivo, mas segundo ela, há lugar para todos. Ainda mais se o profissional (mulher ou homem) se dedicar bastante, acertar o seu nicho e não deixar de estudar nunca.

Ela também usa técnicas de visagismo, que harmonizam esteticamente a identidade da pessoa em um atendimento personalizado, que são aplicadas considerando o biotipo físico, possíveis imperfeições, preferências do cliente, profissão e necessidades. Trata-se de uma composição equilibrada da figura humana. Naty explica que faz, praticamente, uma entrevista com o seu cliente para conseguir chegar no desfecho primoroso. Essa dica inclusive pode e deve ser aplicada em vários segmentos de negócios, principalmente em serviços. Afinal, muito falamos hoje de jornada e sucesso do cliente.  

A especialista também nos conta que existem momentos em que há a necessidade de recuar para ‘arrumar a casa’. Por isso, é preciso ter feeling para avançar e voltar atrás quando for preciso. Ela vendeu um antigo empreendimento para resolver questões pessoais e hoje agradece o tempo que conseguiu se dedicar à família para aprender com os tropeços e se tornar mais forte. As escolhas nem sempre são claras, mas assumir os riscos faz parte do sucesso.

 

Blog

Comunidade Sebrae
Suzane Marie
Suzane Marie Seguir

Sou jornalista e conteudista!

Ler conteúdo completo
Indicados para você