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Base de dados de clientes: como criar?

Base de dados de clientes: como criar?

Trabalhar a relação com os seus clientes é fundamental. E uma das formas de fazer isso é por meio de uma base de dados. É por meio dessas informações que você pode definir estratégias e impulsionar o alcance da sua marca, dando maior visibilidade e mantendo o relacionamento com os clientes. Conhecer o perfil do seu público-alvo faz toda a diferença para manter e aumentar o número de clientes.

Organização e jornada do cliente

Ao criar uma base de dados, muitas dúvidas aparecem. Quais informações são mais importantes? Como criar essa base? Para começar, é muito importante organizar os dados que você tem de seus clientes. Hoje, existem ferramentas de controle e organização que nos auxiliam a monitorar preferências e necessidades do consumidor - assim como o momento de compra do cliente. Dessa forma, será mais fácil manter a lista atualizada, tendo a certeza da qualidade das informações.

Os dados mais utilizados na coleta de dados são normalmente nome, telefone, email e número de contato. O ideal é separar de acordo com os interesses de cada cliente, para que eles recebam as campanhas de marketing relacionadas às suas preferências. Isso tudo também deve levar em conta o tipo do seu negócio. Por exemplo, se você tem uma loja de móveis sob medida e um cliente acaba de fechar um projeto de casa completa, não há a necessidade de armazenar tantas informações sobre ele, já que é um tipo de serviço que a pessoa não volta a compra com grande recorrência em um curto espaço de tempo.

Na prática

Mas muitos podem estar se perguntando: como fazer a captação desses dados? E eu te respondo: de diversas formas. Você pode solicitar, por exemplo, um cadastro do cliente para começar o atendimento ou então para enviar mais informações sobre o produto ou serviço. Já no meio online, uma opção é produzir conteúdos de interesse do seu público, como um e-book, e pedir um cadastro para baixar o arquivo. Dessa forma, você pode reunir importantes informações de potenciais ou clientes da sua loja.

A criação da base de dados pode ser feita também pela solicitação de informação do cliente em troca do wifi. Isso é o que faz a Wifire, que apresentou sua solução durante o Summit Sebrae 2019. A WiFire é uma solução de marketing de relacionamento baseada em HotSpot Social Wi-Fi. O intuito é conhecer o perfil da sua clientela de modo a aumentar o nível de satisfação e fidelizar clientes por meio dessa ferramenta. 

“Essa foi uma demanda que surgiu com a situação do check in do Facebook. Buscamos, então, uma ferramenta mais completa, para que o empresário pudesse cadastrar o cliente, enviar pesquisas de satisfação, promoções e entender a frequência e perfil do seu público. Tudo isso por meio do wifi livre que ele oferece ao cliente”, afirma o coordenador de vendas da WiFire, Fabio de Carvalho.

O especialista ressalta também que uma empresa que tem os dados de seus clientes compilados acaba saindo na frente. “Com esse tipo de ferramenta, você tem a capacidade de entender quem frequenta seu local. E hoje sabemos que manter o cliente é muito mais barato do que atrair um novo cliente. E quem tem isso de forma organizada em um painel de controle consegue otimizar informações e usar isso a favor do seu negócio”, completa.

Esse tipo solução é acessível para vários tipos de negócio, desde os menores até maiores. No caso do WiFire, basta o estabelecimento ter um roteador compatível. E o acesso ao painel de controle é online e em nuvem.

E você, como tem criado a base de dados dos seus clientes? Compartilhe conosco!


 

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