[ editar artigo]

Benchmarking

Benchmarking

Uma ferramenta gerencial poderosa

A imitação é uma tática cada vez mais usada pelas companhias para superar seus concorrentes.

As empresas descobriram que as boas ideias não precisam vir apenas de seus funcionários e adotar práticas de outros setores pode ser um método mais barato e eficiente, de acordo com estudo da consultoria Accenture.

Bancos conseguiram cortar custos e crescer depois de copiar experiências de indústrias bem-sucedidas. Executivos de concessionárias de carros aprenderam a melhorar seus serviços através de cursos ministrados por redes hoteleiras.

Hospitais incorporaram procedimentos da Marinha americana para tornar as cirurgias mais seguras. Essa tendência levou grandes corporações, como a Bayer, a IBM e a General Electric, a fundar até um consórcio para que possam compartilhar suas melhores práticas.

A inovação surgida da imitação de experiências de sucesso em outras áreas deve obedecer a algumas condições para que dê certo.

Primeiro, uma empresa precisa saber identificar exatamente aquilo em que é boa, o que a faz ser reconhecida pelos consumidores e o que precisa aprender com outros setores. É o que faz a Toyota por exemplo, quando mantém o controle sobre o projeto e a produção de seus motores, uma das razões de seu sucesso mundial e terceiriza a fabricação dos componentes eletrônicos.

A segunda condição é saber identificar quem domina externamente o conhecimento que se busca. Finalmente, é preciso copiar e desenvolver rapidamente o que foi imitado - agilidade fundamental para superar a concorrência -.

A Procter & Gamble é um exemplo de sabedoria na aplicação dessas condições. Mais de um terço de seus novos produtos contém elementos que foram concebidos fora da companhia.

A idéia do plágio legítimo consiste em copiar todas as práticas de mercado, mesmo, e talvez principalmente, a dos concorrentes. - Jack Welch

Fonte: ÉPOCA Negócios. abril 2007. p. 144.

Saiba mais: http://blog.bachmann.com.br/2018/08/beneficios-do-benchmarking/ 

Imagem por Arek Socha em Pixabay

Blog

Comunidade Sebrae
Dórian L. Bachmann
Dórian L. Bachmann Seguir

Especialista em indicadores de desempenho e benchmarking. Ajudo na seleção, padronização, apresentação, uso e interpretação de indicadores de desempenho, para identificar oportunidades de melhorias e estabelecer metas mais eficazes.

Ler conteúdo completo
Indicados para você