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Bloqueio criativo: Como solucionar esse problema?

Bloqueio criativo: Como solucionar esse problema?

Hoje, irei compartilhar com vocês um pouco do meu conhecimento sobre o tema da criatividade, ou melhor, em como resolver a falta dela. Afinal já são 17 anos trabalhando na área de Marketing, Comunicação e Vendas. E posso dizer sim que já sofri muito com o bloqueio criativo.

Mas hoje eu entendo que antes de começar a operacionalizar, é necessário parar, estudar, analisar, fazer um bom benchmarking, entender onde estamos e onde queremos chegar. 

E hoje em dia, graças a internet, todas essas ações podem ser feitas virtualmente. E é por isso que trago algumas das soluções que utilizo no meu dia a dia para "desbloquear" criativamente. Tenho certeza de que elas poderão te auxiliar também. Confira!
 

Redes sociais não é só meme, busque conhecimento.

A minha primeira dica é: utilize grupos nas redes sociais a seu favor. Os grupos são excelente lugares para trocas de experiência. Através deles você poderá encontrar pessoas compartilhando problemas que tiveram em seus negócios, como solucionaram e outros profissionais auxiliando-as. 

Alguns dos grupos que mais acompanho no meu dia a dia e que me ajudam muito, são os grupos do Facebook: Escola Social Media, ENTUSIASTAS da Social Media  e também grupos de Marketing Digital e Endomarketing no LinkedIn.

Uma curiosidade é que antes de entrar um cliente na minha agência Motion Publicidade, fazer essas pesquisas essa é uma das formas que analisamos como é o mercado de tal segmento (tanto nacionalmente, quanto internacionalmente) e essa ação sempre nos ajuda a fazer entregas com mais criatividade e qualidade.

Falando nisso preparamos 25 dicas para você melhorar ainda mais seu Instagram:

Não utilize o Google apenas como um buscador

Para que não conhece, o Google dispõe de diversas opções de ferramentas internas, uma das minhas favoritas é o Google Alerts, opção gratuita e fácil de usar para receber notificações de determinados assuntos quando ele é mencionado e indexado no buscador, seja através de páginas da web, notícias, artigos, posts de blog e etc.

Outra ferramenta fantástica, é o Google Trends, onde através dele você pode ficar antenado em todas as novas tendências do Brasil e do Mundo, além de ter informações super importantes para quem trabalha com Marketing Digital, como a forma que as pessoas estão procurando tal termo no Google, quais são os estados e públicos que mais estão pesquisando aquilo e muitas outras coisas.

Mas é claro que o buscador do Google também pode te ajudar de alguma forma, esse é o famoso benchmarking. Pesquise muito sobre o segmento que você precisa e procure referências. Algo que sempre faço e incentivo que as pessoas façam quando não conseguem mais ter boas ideias, é pesquisar o que as empresas de outras regiões, como Norte e Nordeste tem feito para divulgar o seu produto. Afinal, chega uma hora que parece que todas as empresas do Sul e Sudeste estão fazendo a mesma coisa. Saia fora da caixa, amplie seus horizontes.

📌 Importante: lembre-se, ao encontrar uma ideia de outra empresa, não seja o tipo de pessoa que utiliza o "ctrl c e ctrl v". Você precisa estudar, pesquisar e planejar qual a melhor forma de colocar tal ação em seu negócio.

Mergulhe no mundo dos podcasts

Essa dica pode até parecer meio já batida, afinal esse foi um tema muito discutido no último ano, principalmente por conta da pandemia. Nunca houve números tão grande em pessoas ouvindo podcasts e criando seus próprios programas. E eu posso dizer por experiência própria: podcasts são transformadores e podem ajudar MUITO a sua empresa. 

Um dos meus programas favoritos e o que mais tenho recomendado é o Mídia e Marketing da UOL. Nele você encontra entrevistas ótimas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade do país.

Falando nesse assunto, você já deve ter ouvido falar do ClubHouse. Aplicativo de mídia social gratuito baseado em voz, onde as pessoas discutem em salas, tópicos predeterminados ou o que quer que esteja em sua mente. O app tem sido um ótimo local para encontrar grupos de pessoas trocando experiências sobre o mundo do Marketing Digital e empreendedorismo, por exemplo.

Utilize outras redes sociais a seu favor

Uma das formas que uso para procurar novas ideias e ter novas referências é através de alguns sites como o Behance, plataforma onde você encontra portfólios, trabalhos e cases de sucesso de outras pessoas. 

Outro site que também me ajuda muito, é o Pinterest. Engana-se quem acha que o site serve apenas para procurar ideias de decorações para casa, por exemplo. No Pinterest você pode encontrar excelentes referências para aquela campanha ou ação de marketing que você quer colocar na rua.

Realize cursos periodicamente

Eu acredito demais no poder que os cursos têm sobre nós. O mundo está em uma transformação muito avançada. O que eu aprendi a fazer há 10 anos atrás, hoje em dia não utilizo mais. 

Por isso, procure por sites que apresentem cursos que possam agregar conhecimentos na área que atua, como por exemplo o Sebrae, onde você pode fazer cursos de diversos temas, seja online, de forma híbrida ou presencial.

Conclusão

E por fim, quero deixar para vocês um provérbio chinês que fala: "Se você quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo afiando o machado". Chegou a hora de "desbloquear"! Chega de dizer que "deu branco", chega de bloqueios criativos. Busque conhecimento!

Deixo aqui uma dica de conteúdo que escrevi há algum tempo e que também vai poder te ajudar muito nesse processo: Análise SWOT: Saiba como analisar estrategicamente o seu negócio.

Obrigado por me acompanhar e se você gostou do conteúdo, deixe um comentário aqui no site Sebrae e/ou compartilhe o artigo em suas redes sociais. E para não perder nenhuma novidade, me acompanhe através do LinkedIn.

Até a próxima!

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Fernando Castellon
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Publicitário de formação, apaixonado por empreendedorismo, vendas e startup! CEO - Motion Publicidade / CMO - market4u / CMO - BioGrupo

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