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Breakeven – quando a minha empresa começará a dar lucro?

Breakeven – quando a minha empresa começará a dar lucro?

Quem empreende no Brasil sabe o quanto é complicado conciliar todo o dinheiro que entra e sai de um negócio, principalmente no início do empreendimento. Para quem está controlando o fluxo do caixa, é de fundamental importância conhecer o breakeven.

Apesar do nome complicado, breakeven nada mais é que o ponto de equilíbrio de um comércio. Este é um indicador que nos mostra o quanto uma organização precisa vender em produtos ou serviços para conseguir gerar lucros. Portanto, para que um negócio seja bem-sucedido no mercado, seus gestores devem saber controlar as despesas e as receitas de um período. Com o ponto de equilíbrio é possível determinar ainda o mínimo de venda necessário.

Continue a leitura deste texto e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto. Aprenda também como controlar o caixa de sua empresa de maneira a alcançar o ponto de equilíbrio.

Lucro igual a zero

O breakeven ou ponto de equilíbrio não é somente uma informação contábil, este é o cálculo fundamental para que um negócio - iniciante ou que passa por um período de crise, principalmente - consiga se manter em operação.

É o momento em que as receitas - tudo o que você ganha com seu produto ou serviço - igualam todos os custos e despesas. Ao alcançar o ponto de equilíbrio, um comércio tem lucro igual a zero, ou seja, está ganhando e gastando os mesmos valores - o mesmo valor que entra como lucro é exatamente igual à despesa.

Porém, ao saber qual seu breakpoint você pode calcular a partir de que momento será possível lucrar, de fato, com seu negócio. Conhecer o ponto de equilíbrio é fundamental para que você tenha uma noção mais ampla de sua empresa.

Por que conhecer o Breakeven?

Sabendo qual seu ponto de equilíbrio, ou seja, quanto você precisa ganhar para cobrir todos os gastos e despesas, é possível conseguir obter lucros. Ainda, o breakeven pode ajudar a precificar seus produtos e serviços de maneira mais justa.

Como encontrar o ponto de equilíbrio das finanças

Para calcular o breakeven é necessário que todos os custos e despesas do negócio sejam considerados. Por isso, é imprescindível que você saiba a origem e o destino de todo o dinheiro que passam pelo seu caixa. Além disso, é importante conhecer também os custos que podem variar de um mês para outro. Ou seja, você precisa contabilizar os custos fixos e os custos variáveis - que são aqueles que aumentam ou diminuem de acordo com o que você produz, por exemplo, a matéria-prima ou a conta de energia que alimenta suas máquinas.

Existem alguns métodos para se encontrar o ponto de equilíbrio de um negócio. Porém, o mais famoso é Método Contábil. Esse cálculo propõe que, ao se deduzir as despesas das receitas o valor encontrado será zero. Porém, para encontrar o breakpoint as contas são um pouquinho mais complexas.

Como calcular o Breakpoint de uma empresa

O ponto de equilíbrio somente poderá ser encontrado se você tiver total controle sobre a movimentação financeira da sua instituição, além do que, a contabilidade - obrigatoriamente - precisa estar atualizada, pois diversas informações desse setor serão necessárias.

Os principais dados usados para o cálculo do ponto de equilíbrio são: o preço e o volume dos produto. Ter um histórico do que foi produzido e vendido nos últimos meses será bastante importante. É preciso saber qual o custo e receita individual de cada venda.

Outro fator essencial é conhecer e separar todos os custos e despesas fixas e variáveis, como já citamos aqui no texto. Porém, na hora de contabilizar é fundamental compreender que há uma ligação entre as receitas e custos variáveis.

Passo a passo para encontrar o ponto de equilíbrio no seu caixa:

  1. Liste e separe os custos e despesas fixas dos custos variáveis;
  2. Divida o valor do custo variável total pela receita total de suas vendas;
  3. Pegue o valor encontrado nessa divisão e o subtraía de 1;
  4. O valor encontrado no passo anterior deve ser dividido pelo total dos custos e despesas fixas.

Pronto, você já sabe como encontrar o ponto de equilíbrio de sua empresa. Todo o cálculo parece complicado, porém, ao ter todas as informações arquivadas e organizadas, as contas ficam fáceis. Vale lembrar, é claro, que todos os valores usados devem ser de um mesmo período.

Vamos a um exemplo:

Custos e despesas fixas: R$2.000,00

Custos variáveis: R$ 1.000,00

Receita das vendas: R$ 4.000,00

Ponto de Equilíbrio = 1.000 / 4.000 = 0,25

Em seguida: 1 – 0,25 = 0,75

Portanto: 2.000 / 0,75 = R$ 2.666,00 esse é o valor do breakpoint de nosso exemplo, ou seja, o que é vendido a partir de R$ 2.666,00 é lucro.

Porém, vale destacar que nem todas as decisões de um negócio devem ser tomadas com base somente neste cálculo. Como todas as contas, este indicador também pode apresentar falhas e limitações.

O valor encontrado nessa conta só será válido por um curto prazo, enquanto os custos e receitas não se alteram. Se você tem uma pizzaria, por exemplo, e o preço da muçarela se altera constantemente, o ponto de equilíbrio também pode variar na mesma velocidade.

Ainda, quem vende diversos produtos precisa levar em conta que as relações entre custos, despesas e receitas se alteram constantemente e variam entre as mercadorias. Não é possível se basear totalmente no ponto de equilíbrio, porém, ele funciona como um ótimo norte para os negócios.

Sendo assim, lembre de sempre atualizar ou conferir os dados contábeis do seu comércio e, consequentemente, o valor de seu breakpoint. Isso é imprescindível, principalmente, na hora de reajustar os preços de seu negócio, para que seus lucros não se percam em meio às oscilações do mercado. Também é necessário destacar que podem haver outros meios de se encontrar o ponto de equilíbrio em seus negócios.

O ponto de equilíbrio é importante para as novos empreendimentos e seus fundadores, que precisam acompanhar os primeiros lucros de um negócio. Contudo, o breakpoint é essencial ainda para as organizações que já estão em pleno funcionamento.

E você, como calcula o ponto de equilíbrio de sua empresa? Costuma usar algum outro método para encontrar seus lucros ou precificar seus produtos e serviços? Deixe um comentário aqui embaixo contando sua experiência, quem sabe você não inspira também outros leitores?

Comunidade Sebrae
Natália Pioli dos Santos
Natália Pioli dos Santos Seguir

Sou graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Roteiro. Já atuei com produção audiovisual, roteirização de programas de esporte, cobertura de eventos, pesquisas e mídias sociais. Atualmente produzo conteúdo para a web.

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