[ editar artigo]

💪🏼 Case inspirador: as 7 lições que o empreendedorismo me ensinou!

💪🏼 Case inspirador: as 7 lições que o empreendedorismo me ensinou!


“Veja! Não diga que a canção está perdida. Tenha fé em Deus, tenha fé na vida. Tente outra vez...” 🎼

Quantas vezes ao longo de nossas vidas, já nos pegamos desacreditados, sem força, achando que não há mais jeito, que não há caminho, que não conseguiremos vencer? Seja na vida profissional e/ou pessoal. Há momentos em que somos colocados em xeque. E o que determina nossa superação, é como agimos diante de cada situação. É possível lutar e vencer. A chave é não desistir, é ter um olhar para o que é bom.  

🔵 E para tornar real o parágrafo acima, em abril de 2019, tivemos a ilustre participação do Ricardo Basílio no #ConnectSebrae. Ricardo tem o sangue empreendedor nas veias, veio de uma família humilde, já foi catador de papelão pra ajudar a complementar o orçamento em casa e com muita garra e determinação, se tornou empresário, especialista em criatividade e inovação.

E quando ele achava sua vida estava perfeita, sendo professor universitário, empreendedor e ocupando um cargo de gerência na área de marketing em uma empresa privada, veio a grande virada de chave. Ricardo adoeceu. Ele descobriu uma inflamação generalizada nos nervos que atingiram as articulações comprometendo algumas cartilagens. Em poucos dias, ele já não conseguia mais caminhar. A doença deu sinal em vários momentos, mas Ricardo as ignorou, continuava trabalhando sem tempo de ir ao médico, até que não houve opção.

Ele ficou fora do mundo corporativo por 3 meses, e neste tempo se viu sozinho. Sem amigos, sem telefone tocando, sem as tantas pessoas que ele achava que se preocupavam.

“A solidão me obrigou a compreender que quando o caos se instala no corpo, na mente e na alma, é hora de se esconder e dar a devida atenção ao seu eu interior.” 

Em resumo, quando ele participou conosco do Sebrae, no Connect, ele trouxe 7 lições que toda experiência trouxe a ele:

1- Conte seu sonho para quem sonha com você;

2- Você é o que você lê;

3- As mudanças começam primeiro na sua mente;

4- Tenha um mindset;

5- Entenda a importância de ser autêntico;

6- A busca insana pelo conhecimento;

7- Círculo de ouro.

🎥 No vídeo a seguir, você confere o bate papo na íntegra, onde ele conta um pouco mais sobre cada aprendizado citado acima. É uma história enriquecedora e inspiradora! Enquanto você assiste, se você tiver ao menos um insight, um clique de algo que você possa fazer diferente, já valeu todo o tempo que eu dediquei para escrever esse texto. É só dar o PLAY, logo abaixo ▶
 

Leia o texto do Ricardo, publicado no Linkedin, sobre a doença que mudou seu propósito de vida.

✔ Espero que este conteúdo tenha sido útil para você, deixe um comentário dizendo se gostou ou não. 

Um abraço, e até a próxima! 

Bianca Becker.

Comunidade Sebrae
Bianca Becker
Bianca Becker Seguir

Analista de negócios digitais - Sebrae/PR | Marketing Digital | Marketing de Conteúdo | Vídeos | Inbound

Ler matéria completa
Indicados para você