[ editar artigo]

Causas de insucesso de um projeto

Causas de insucesso de um projeto

Um projeto falha por inúmeros motivos. E o planejamento é um fator preponderante, pois muitos começam um projeto sem saber o mínimo sobre o mesmo. Para evitar esse tipo de situação é importante definir seu objetivo, parâmetros, necessidades e pesquisar o mercado.

            Para um projeto funcionar e sua aplicação ser assertiva é também necessário ter controle e sua ausência pode implicar no não atingimento de metas bem como a insustentabilidade do mesmo. Para se ter o devido controle é necessário medir valores, quantificar métricas e analisar indicadores e dados.

            Outro fator que barra o sucesso de um projeto é o atendimento efetivo dele, isto é, sua finalidade ou melhor, a ineficácia de cumprir aquilo que se propõe. Se o mesmo não for claro, objetivo e transparente a organização perde tempo no seu desenvolvimento. Uma solução para essa questão é fazer feedbacks constantes, além de análises de cases similares.

            Outro quesito fundamental e não menos importante quanto ao insucesso de um projeto dentro de uma organização é com relação a motivação do grupo de colaboradores que vai executar o mesmo. É muito importante criar estímulos motivacionais para as pessoas que vão tocar o projeto, pois só benefícios e remuneração não garantem que isso ocorra. Por meio de cursos, eventos, palestras e premiações é possível fazer isso acontecer.

            Portanto existem inúmeras causas de insucesso de um projeto em um negócio. Conhece-las é vital para garantir sua efetividade. É nesse sentido que o gerenciamento de projetos existe. Para ajudar no planejamento, controlar os processos, atender melhor e ajudar a manter os colaboradores sempre motivados para que o projeto atenda às necessidades pelas quais foi criado. Logo a gestão de tudo isso é uma ferramenta vital para o sucesso de qualquer negócio.

 

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você