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Como abrir uma oficina de reparação automóvel (Funilaria)

Como abrir uma oficina de reparação automóvel (Funilaria)

No Brasil, a idade dos carros está em uma média de mais de 16 anos.

Com uma frequente necessidade de conserto de carros, iniciar um pequeno negócio de funilaria e mecânica de automóveis pode ser uma jogada inteligente, mas há várias coisas a considerar antes de começar:

Determine quantos clientes você planeja ajudar por dia e até que ponto os ajudará:

Tipos de serviços. Você pode fornecer serviços básicos, como trocas de óleo e pneus, ou serviços abrangentes, como reparo de colisões, manutenção de motores e serviços elétricos.


Loja nova ou atual. Determine se você vai começar do zero ou comprar uma loja atual. Abrir uma nova significa que você precisa comprar tudo, incluindo ferramentas e equipamentos, enquanto que comprar uma loja atual pode significar que você já tem tudo o que precisa para administrar seus negócios.


Franquia ou independente. Começar como uma franquia, embora no Brasil ainda existam poucas neste segmento, exige compra da franquia e uma taxa de royalties em andamento de três a dez por cento. Portanto, a barreira financeira à entrada é alta. No entanto, se você puder pagar, obtém as vantagens do marketing e o reconhecimento de uma marca nacional.

Gere credibilidade para seu negócio. Um dos principais obstáculos de quem esta começando um negócio é ter credibilidade. Busque elementos que transmitam isso. Em Ribeirão Preto, por exemplo, foi criado um grupo chamado Oficinas do Bem, onde a Décio Oficina é das empresas que lideraram este movimento. Este grupo visa garantir boa qualidade nos serviços de Oficina Mecânica e Funilaria da cidade, além de conscientizar os consumidores de seus direitos em caso de sinistro.

 
Encontre um local estratégico
Coloque seu negócio de reparo de automóveis próximo às principais estradas e rodovias. Ele precisa estar em um local centralizado para sua base de clientes. Normalmente, os serviços de reboque são cobrados por km e, se você não estiver perto de seus clientes, eles poderão ir a um lugar mais próximo. A garagem precisa de um amplo acesso para permitir que os clientes dirijam seus carros, um teto alto para acomodar elevadores de carros e um piso mínimo de 6 polegadas de espessura para montar o equipamento.

Procure um local com boa iluminação natural, pois ajuda os mecânicos ao verificar os carros. O espaço deve ter uma área de escritório para suas necessidades administrativas e uma área de espera para clientes que planejam aguardar a reparação de seus carros.

Encontre seu equipamento
Seu equipamento é uma das coisas mais importantes para a sua oficina de automóveis. Você pode acessar lojas on-line para comprar as ferramentas da sua loja. Dependendo dos serviços que você fornece, você precisa de uma ampla gama de equipamentos. No entanto, três princípios básicos que você precisa são:

Conjunto especializado de ferramentas mecânicas. Geralmente, você pode comprá-los em conjuntos de 200 ou mais peças. Seu conjunto deve incluir chaves, catracas, chaves hexagonais e uma variedade de porcas e bits variados.

Máquina de diagnóstico. Esta máquina lê códigos de falha do motor e exibe dados do sensor em tempo real.

Elevadores de carro. Elevadores de automóveis elevam o carro para que você ou seu mecânico possam trabalhar com mais facilidade. Quatro a seis deles são um bom começo para o seu negócio.

Licenças, autorizações e regulamentos
Além de uma licença comercial, sua empresa de funilaria e mecânica de automóveis precisa de uma licença de reparo de carroçaria ou equivalente. 

 

Marketing para o seu negócio de reparação de automóveis
Uma das melhores maneiras de promover seus negócios é através da criação de redes e do estabelecimento de relacionamentos com concessionárias de carros. Muitos não têm oficinas mecânicas próprias e encaminham os clientes para oficinas de reparo de automóveis locais. Uma maneira de obter trabalho dos revendedores é ter mecânicos certificados para trabalhar em determinadas marcas de carros. Se um revendedor souber que você é especialista em consertar sua marca de carro, é mais provável que você indique os clientes.

Certifique-se de criar um site e usar as mídias sociais para ajudar a espalhar a notícia sobre o seu negócio de reparo de automóveis.

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