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Como acelerar a transformação digital do time de vendas

Como acelerar a transformação digital do time de vendas

A transformação digital é inevitável para quem quer aumentar as vendas e melhorar os resultados do negócio. Para adotá-la e implementar a inovação para cada um dos departamentos de uma empresa, é importante promover mudanças na cultura organizacional para integrá-la ao dia a dia do negócio. 

Como cada setor realiza esse processo de forma diferente, é preciso fazer um mapeamento das ferramentas digitais e da melhor forma de aproveitá-las no time de vendas. Porém, a tecnologia sozinha não muda nada. A empresa deve estabelecer um planejamento de implementação. O treinamento deve ir além do domínio da ferramenta, assim como a aplicação de processos que acelerem a transformação digital em cultura da empresa.

Tecnologia e as habilidades humanas

Outro ponto a ser levado em conta é o feeling do vendedor na hora da venda. Quando eles possuem uma visão clara das necessidades de negócio dos clientes têm mais chances de serem bem-sucedidos. Nesse processo, a tecnologia pode potencializar as habilidades humanas. 

Ferramentas de inteligência de mercado auxiliam no mapeamento de dados de interesse do público-alvo. Assim, a equipe de vendas pode agir com base em informações concretas, podendo abandonar a análise transacional das “abordagens frias”.

A transformação digital deve ser encarada como a combinação entre habilidades humanas e múltiplas plataformas. Times de vendas mais modernos utilizam diversas ferramentas para vendas consultivas, desde CRM até formas de inteligência de vendas, como o Sales Navigator. Com isso, a equipe pode mapear o mercado e interagir com potenciais clientes, ganhando mais visibilidade no processo de vendas. Além disso, é possível acompanhar as propostas em tempo real e monitorar cada uma delas. Dessa forma, é possível definir o investimento e o esforço em cada frente de abordagem.

Escalabilidade nos relacionamentos

As ferramentas digitais devem ser vistas como aliadas da produtividade e manutenção do relacionamento com o público, uma vez que permitem a construção de relacionamentos mais consistentes. Isso ocorre porque é possível identificar e interagir com potenciais clientes em maior escala. Ou seja, o processo se torna mais assertivo em relação aos métodos tradicionais.

Automatização do marketing

A automatização do marketing consiste em uma tecnologia que alia a otimização de sites e páginas para os mecanismos de busca na internet (SEO), marketing de conteúdo, análise de dados etc.

Essas ferramentas auxiliam a empresa a descobrir os conteúdos digitais que mais atraem seus consumidores por meio de blogs, redes sociais e outras mídias. Além disso, torna-se muito mais fácil conseguir os dados dos potenciais clientes e conduzi-los gradualmente pelo funil de vendas até a realização de uma compra.

Comunidades virtuais próprias

Comunidades virtuais são ambientes muito ricos para a captação de insights, uma vez que os clientes da empresa sentem-se à vontade para debater com outros consumidores. Criar uma comunidade própria não é uma tarefa simples, mas representa um canal de relacionamento digital muito eficaz à organização.

Uma das formas de construir um bom relacionamento com o cliente é incentivar a equipe de vendas a participar de comunidade virtuais abertas, relacionadas ao segmento de atuação da empresa. Quando os vendedores interagem, trocando informações e conhecimento, aumentam as chances de capturar muitas informações sobre o comportamento dos consumidores. Quanto mais próximo os vendedores estiverem dos clientes, melhor conhecerão seus desejos e necessidades.

Como a aceleração digital pode aumentar as vendas

A adesão de novas tecnologias na área comercial pode aumentar as vendas quando se define uma estratégia acertada, utilizando as ferramentas mais apropriadas. Além disso, você pode fazer uma previsão das receitas que serão obtidas, personalizar o atendimento, automatizar os processos e até mesmo aumentar a competitividade e, consequentemente, o lucro da sua empresa.

Porém, esses resultados só são viáveis quando a implementação da transformação digital consegue superar os desafios iniciais.

 

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