[ editar artigo]

Como conquistar o sucesso empresarial com uma Mente Empreendedora

Como conquistar o sucesso empresarial com uma Mente Empreendedora

O maior desafio para um empreendedor é alcançar o sucesso do seu negócio, a dúvida é:

Qual caminho você deve percorrer para conquistar este sonho?

Para empresa crescer, se desenvolver e gerar resultados é necessário ter uma “Mente Empreendedora” que entenda os fundamentos do empreendedorismo para planejar e partir para ação, com o objetivo de superar desafios e atingir o sucesso profissional e empresarial.

O primeiro passo é mudar sua forma de pensar e reprogramar seu cérebro, trabalhar sua mentalidade é fundamental para desenvolver estratégias para alcançar seus objetivos. Embora seja difícil mudar de postura é a forma correta para desenvolver uma mente empreendedora. Algumas características que podem te ajudar neste caminho:

  1. Ter visão de mercado, negócio e sociedade

O empreendedor precisa enxergar além do lugar comum, isso pode ser compreendido por muitos como “maluco”, mas ser chamado de louco nesta situação não é algo ruim. Isso mostra que você vê o que os outros ainda não viram. O desejo é de querer mudar o mundo, o empreendedor de visão ainda não encontrou no mercado a solução ideal para seus problemas ou de outras pessoas. Como ele está inconformado com o estado atual das coisas tenta de alguma forma executar o que está vendo.

      2.  Ser criativo, corajoso e ousado

Lógico, que não adianta nada ser um empreendedor visionário, se você tiver medo de mudar o que deseja ou não ter criatividade para implementar esta mudança. O essencial é ter atitude para pôr em prática essas ações. Ter coragem para enfrentar os desafios que aparecerão, ser criativo para arranjar soluções e ousado para lidar com maestria as barreiras que vão surgir.

      3.  Ser persistente e competente

O próximo passo é fazer acontecer, e para que isso se torne real é necessário ser um empreendedor competente e persistente. Tomar atitudes certas, fazer parcerias com profissionais adequados e encontrar soluções que permitam que a sua ideia saia do papel é tornar possível o empreendimento. O fato de não ser competente ou persistente pode te levar à falência e este é o único pensamento que o Empreendedor não deseja ter.

       4.  Confiar em si mesmo

Confiar no seu negócio e em si mesmo é ponto crucial para convencer as pessoas de que a sua ideia é certa para o mercado. Por isso, a importância de pesquisar o mercado, seus concorrentes e o principal de tudo, seu público-alvo.

 “Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória.” – Augusto Cury

Agora é trabalhar essas características e colocá-las em prática para fazer o seu negócio ter o sucesso tão esperado, com estas dicas você empreendedor estará no caminho certo.

Comunidade Sebrae
Juliano Deczka
Juliano Deczka Seguir

Formado em Administração e especialização MBA em Gestão Empresarial. Hoje atuo no Projeto do Sebrae de Customer Success

Ler matéria completa
Indicados para você