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COMO CONSTRUIR UMA MARCA PODEROSA

COMO CONSTRUIR UMA MARCA PODEROSA

 

Afinal o que é MARCA? É um nome? É um símbolo? É uma logo? É um slogan?

A marca expressa a identidade do seu produto ou serviço, de maneira intangível, ou seja, você não pode tocá-la, mas ela vai ter muita força sobre os seus negócios. É o nome da marca que fica na cabeça do seu cliente quando ele associa o nome ao produto ou serviço. Há muita coisa intrínseca por trás da marca, que revela a personalidade única do seu produto e/ou serviço, portanto você precisa ter muito cuidado com a reputação dela.

Muito importante no momento da construção da marca, se atentar a algumas características:

Simples: O público se identifica mais quando as marcas não são tão sofisticadas. Nesse momento o “menos” é “mais”.

Fácil: No sentido eufônico (agradável de se ouvir) e que não seja difícil de se pronunciar. Para que o seu público grave a marca com mais facilidade. Também deve ser de fácil memorização.

Significativa: Como já falamos, a marca deve expressar a essência do seu produto e/ou serviço. Se ela não tiver conexão com seu público, não tem sentido a escolha desse nome.

Estratégica: A marca alcança níveis emocionais, também mexe com os sentimentos e lembranças do seu público. Muita sensibilidade nessa hora!!!

 

 

Eu sempre faço uma analogia do seu negócio com o corpo humano; porque assim como nós, a empresa nasce, cresce, se desenvolve e morre. Um ser só existe se estiver respirando, então quem é o oxigênio nesse contexto??? O cliente, certo!!!?? Já a marca, nessa comparação seria nossa impressão digital, ela é sempre única.

A marca tem grande peso na preferência do consumidor por seu produto e/ou serviço, pois é ela que transmite confiança, sendo um diferencial competitivo no mercado. Aliás mercado esse em que vivemos cada vez mais acirrado.

Agora que você já tem uma marca forte, que tal utilizar uma métrica que mensura o quanto e como uma marca é reconhecida pelos consumidores? A Brand Awareness. Vou citar alguns exemplos de marcas consolidadas no mercado, que atingiram um altíssimo nível de Brand Awareness.

Você conhece por Maizena ou amido de milho???

Você conhece por Cotonete ou haste flexível?????

Você conhece por Bom Bril ou palha de aço?????

Você conhece por Super Bonder ou cola instantânea????  

 

Viu só o poder que a marca tem???? Esses exemplos mostram que primeiro lembramos da marca forte em detrimento do nome real do item.

Segundo o autor e professor Philip Kotler, conhecido como o “pai do Marketing moderno”, a marca tem até 6 níveis de significados, que são: benefícios, atributos, valores, personalidade, cultura e usuário.

As marcas já consolidadas, podem sofrer atualizações. Quando se cria uma marca, espera-se que ela não sofra mudança com o tempo, porém existem algumas estratégias de revitalização que podem ser aplicadas sem mudar sua essência.

Pra fechar!!!!! Dica arrebatadora: Utilize as CORES a seu favor e excelentes negócios!!!

 

 

Comunidade Sebrae
Déborah Marques
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Curiosa, criativa e entusiasta | Graduada em Economia pela UFPR | Pós-graduada em MBA Gestão Empresarial pela UP | Customer Success | Redatora web.

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