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Como criar um plano de negócios de sucesso

Como criar um plano de negócios de sucesso

Um bom plano de negócios orienta você em cada estágio de início e gerenciamento de seus negócios. 

Você usará seu plano de negócios como um roteiro de como estruturar, executar e expandir seus novos negócios. É uma maneira de refletir sobre os principais elementos do seu negócio.

Os planos de negócios podem ajudá-lo a obter financiamento ou atrair novos parceiros de negócios. 

Os investidores querem se sentir confiantes de que terão um ROI positivo. Seu plano de negócios é a ferramenta que você usará para convencer as pessoas de que trabalhar com você - ou investir em sua empresa - é uma escolha inteligente.

Escolha um formato de plano de negócios que funcione para você

Não há maneira certa ou errada de escrever um plano de negócios. O importante é que o seu plano atenda às suas necessidades.

A maioria dos planos de negócios se enquadra em uma de duas categorias comuns: inicialização tradicional ou enxuta.

Os planos de negócios tradicionais são os mais comuns, pois usam uma estrutura padrão e com um detalhamento de cada etapa do planejamento. 

Os planos de negócios de enxutos, embora não sejam tão comuns, ainda utilizam da estrutura padrão. De forma geral, eles focam nos pontos mais importantes do seu plano. Alguns podem levar apenas uma hora para serem produzidos e normalmente são apenas uma página.

Formato de plano de negócios tradicional

Quando você redige seu plano de negócios, não precisa seguir o esboço exato do plano de negócios. Lembre-se que ele funciona como um guia, mas não precisa ser um modelo engessado. 

Use as seções que fazem mais sentido para o seu negócio e suas necessidades. Os planos de negócios tradicionais usam alguma combinação dessas 6 seções.

São elas:

▪ Sumário executivo

Diga brevemente ao seu leitor o que é sua empresa e por que ela será bem-sucedida. 

Inclua sua declaração de missão, seu produto ou serviço e informações básicas sobre a equipe de liderança, funcionários e localização da sua empresa. 

Você também deve incluir informações financeiras e planos de crescimento de alto nível se planeja solicitar financiamento.

▪ Descrição da Empresa

Use a descrição da sua empresa para fornecer informações detalhadas. Entre em detalhes sobre os problemas que ela resolve. 

Seja específico e liste os consumidores, organização ou negócios que sua empresa planeja atender.

Explique as vantagens competitivas que tornarão seu negócio um sucesso. 

Existem especialistas em sua equipe? 

Você encontrou o local perfeito para sua loja? 

A descrição da sua empresa é o lugar para se gabar de seus pontos fortes.

▪ Análise de mercado

Você precisará de um bom entendimento das perspectivas do mercado e do mercado-alvo. 

Pesquisas competitivas mostrarão o que outras empresas estão fazendo e quais são seus pontos fortes. 

Em sua pesquisa de mercado, procure tendências e temas. 

O que os concorrentes de sucesso fazem? 

Por que isso funciona? 

Você pode fazer melhor? 

Agora é a hora de responder a essas perguntas.

▪ Organização e gestão

Informe ao seu leitor como sua empresa será estruturada e quem a administrará.

Descreva a  estrutura legal  do seu negócio. Declare se você tem ou pretende incorporar seus negócios, se espera formar uma parceria geral ou limitada,  se você será o único proprietário ou pertencerá a um grupo.

Use um organograma para definir quem é o responsável por cada uma das funções da empresa. 

Mostre como a experiência única de cada pessoa contribuirá para o sucesso do seu empreendimento. Planejamento é fundamental.

▪ Linha de serviço ou produto

Descreva o que você vende ou qual serviço você oferece. Explique como isso beneficia seus clientes e como é o ciclo de vida do produto. 

Compartilhe seus planos de propriedade intelectual, como registros de direitos autorais ou patentes. 

Se você estiver  pesquisando e desenvolvendo  seu produto ou serviço, explique-o em detalhes.

Marketing e vendas

Não há uma maneira única de abordar uma estratégia de marketing. Sua estratégia deve evoluir e mudar para atender às suas necessidades exclusivas.

Seu objetivo nesta seção é descrever como você atrairá e manterá clientes. Você também descreverá como uma venda realmente acontecerá. 

Você se referirá a esta seção mais tarde quando fizer projeções financeiras, portanto, descreva completamente suas estratégias de marketing e vendas.

Se você conseguir cumprir todas estas etapas, certamente terá em suas mãos um plano de negócios de sucesso.

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Matheus Silva
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Fã de mídia social. Geek. Experiência com Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Aspirante a programador.

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