[ editar artigo]

Como definir preços para produtos e serviços da forma correta?

Como definir preços para produtos e serviços da forma correta?

Colocar os preços certos em seus produtos ou serviços é essencial para a boa gestão da sua empresa. Afinal, se um preço for aplicado de maneira incorreta poderá gerar prejuízo, o que pode levar a problemas financeiros e desorganização nos processos internos do seu negócio.

Entenda melhor como precificar produtos e serviços do modo certo:

Some todos os gastos

É comum que alguns custos sejam esquecidos na hora de definir preços de produtos ou serviços. Alguns deles são relativos às embalagens ou até mesmo ao processo logístico, passando por armazenamento e transporte.

Mesmo pequenos, esses valores deverão ser considerados pois é preciso cobrir todos os gastos necessários para comercializar ou prestar um serviço.

Diferencie seus custos

Reconhecer os custos é preciso, mas a separação entre eles é essencial. Existem os fixos, como aluguel e salários, e os variáveis, que estão relacionados ao seu produto ou serviço e podem ser representados por matéria prima ou mão de obra utilizada.

Essa diferenciação é necessária para o cálculo da margem de contribuição, ou seja, a diferença entre o preço de venda e toda a parte de gastos variáveis. Ela irá mostrar o quanto cada produto ou serviço contribui para arcar com a parte fixa da empresa.

Calcule o mark-up

Depois de conhecer e separar os custos fixos e variáveis, o mark-up é um indicador importante a ser calculado. Ele é representado pelo percentual definido pela empresa que será aplicado diretamente nos custos para o cálculo final do preço de venda.

O mark-up não é uma medida absoluta, já que depende do mercado do qual a empresa faz parte. Além do percentual sobre seus custos, você precisará observar, por exemplo, os preços dos seus concorrentes para definir essa taxa.

Entenda o que é valor agregado

Além dos custos e questões relacionadas a concorrentes, o valor agregado do seu produto ou serviço deve ser levado em consideração. Essa adição está ligada à imagem da empresa, ao diferencial de seus produtos e serviços e ao público que os adquire.

Por isso, não tente igualar seus preços da concorrência sem antes saber quais são seus reais custos e detalhá-los cuidadosamente.

Agora que você já tem os preços certos dos seus produtos e serviços, que tal divulgá-los na internet? A Evolução Digital Consultoria ajuda a aumentar a visibilidade da sua empresa com estratégias de Marketing Digital desenvolvidas para o seu negócio. Estamos presentes nas principais cidades do Paraná. Entre em contato:

Curitiba: Rua Santa Catarina, 65, sala 1211B - Água Verde | (41) 3039-5123 ou pelo WhatsApp clicando aqui (41) 3039-5123

Londrina: Rua Paranaguá, 655 - Centro | (43) 3020-3373 ou pelo WhatsApp clicando aqui (43) 3020-3373

Maringá: Rua Piratininga, 808 - Zona 01 | (44) 4141-5789 ou pelo WhatsApp clicando aqui (44) 4141-5789

Comunidade Sebrae
Igor Bomtempo
Igor Bomtempo Seguir

Proprietário da empresa Evolução Digital - Consultoria, treinamentos e marketing digital para microempresas, autônomos e MEIs.

Ler matéria completa
Indicados para você