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Como Escolher o Nome da Sua Empresa em Tempos de Mídias Sociais

Como Escolher o Nome da Sua Empresa em Tempos de Mídias Sociais

Confirme a Disponibilidade nos Canais Digitais Antes de Escolher o Nome da Empresa

Um dos grandes desafios de marketing para quem está iniciando um novo negócio, especialmente para as pequenas empresas, é a criação e escolha do nome da empresa e marca.

Há várias técnicas que orientam esse processo para que seja sempre um nome simples, objetivo, que facilite a pronúncia e a lembrança, e que esteja relacionado à proposta de valor da empresa e outras.

O objetivo desse artigo é te orientar para não cometer um erro muito comum: não pesquisar a disponibilidade do novo nome nas mídias sociais e domínio da internet.

Mesmo que esteja começando um negócio físico, a presença digital é fundamental para tornar a sua empresa mais localizável, confiável e gerar mais oportunidades de negócios.

Como você já sabe, ninguém usa mais as Páginas Amarelas para pesquisar por alguma empresa, produtos ou serviços. Agora é só dar um Google!

Dessa forma, após fazer uma lista de possíveis nomes para o seu negócio, é muito importante que você confira se esses nomes estão disponíveis para uso nos principais canais digitais. Confira um passo-a-passo:

Consulte Nomes de Domínios de Internet

O domínio é o endereço eletrônico que identifica a sua empresa na internet, podendo ser utilizado para um futuro site e para e-mails corporativos. Por exemplo, “www.empresaklz.com.br”.

Para utilizar um domínio com final “.br”, você poderá fazer uma consulta no site registro.br, que é o órgão oficial que regula e registra todos os nomes de domínios brasileiros. Na hora da consulta você já identificará se o nome que deseja utilizar está disponível para registro ou não.

Neste mesmo site você poderá fazer o registro do seu domínio, com investimentos anuais a partir de R$40,00 e prazos de 1 ano a 10 anos.

Você pode decidir por registrar vários domínios com categoria diferentes, conforme o tipo de negócio que irá atuar ou sua estratégia. Por exemplo, categorias “.com.br” ou net.br“.

Há dezenas de categorias disponíveis, algumas mais focadas ou de nichos, que poderá consultar clicando aqui, incluindo para Pessoas Físicas e Jurídicas, Cidades e Profissionais Liberais.

Para o registro de nomes de domínios internacionais, por exemplo, com a categoria “.com”, você deverá consultar um provedor de internet de sua preferência para providenciar o atendimento.

Não Quero Ter um Site. Preciso Mesmo Registrar um Domínio de Internet?

Mesmo que não esteja planejando ter um site agora ou acha que isso não é relevante, o registro do domínio é importante para garantir o uso futuro e para que sua empresa também utilize um email corporativo, que dará mais segurança aos seus cliente e ajudará a fortalecer a lembrança do nome e marca da sua empresa.

Isso também evitará que concorrentes façam o registro antes de você, prejudicando a sua estratégia digital.

Para te orientar melhor sobre a importância de um site, inclusive para negócios físicos, sugiro esse artigo: Porque sua empresa deve ter um site, apesar das mídias sociais.

Mesmo que não tenha um site, registrando um domínio, você poderá redirecionar o acesso para algum outro canal, por exemplo, para uma rede social, que poderá ser utilizada inicialmente como o seu primeiro site.

Nome da Empresa nas Redes Sociais

Sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais, mas naquelas aonde o seu público se encontra, conforme o foco e modelo do seu negócio.

Para pesquisar a disponibilidade do nome, vamos considerar o Facebook e Instagram como exemplo.

Acesse essas redes pelo smartphone ou computador e faça uma busca pelos possíveis nomes de sua empresa na caixa de pesquisa e analise os resultados.

Acesse também as redes e inclua o nome da empresa na barra de endereço para confirmar. Vamos imaginar que um dos nomes sugeridos para sua empresa seja “Empresa KLZ”.

Acesse o navegador de internet e digite “facebook.com/empresaklz”. Consulte também “instagram.com/empresaklz”. Se o nome estiver em uso, você poderá ver o conteúdo na hora ou as redes informam que o conteúdo ou página não está disponível.

Fique atento: alguns nomes podem estar bloqueados pelas próprias redes ou o usuário criador deixou a página desativada. Para ter certeza mesmo, você precisa simular a criação de uma Página nessas redes, com o nome desejado e, na hora, saberá se está disponível ou não, podendo deletar a página criada como teste, quando quiser.

Você poderá seguir procedimento semelhantes para outras canais, como TwiterLinkedInGoogle Meu Negócio, etc.

Consulta e Registro de Marca

O registro de marca é um procedimento a parte, que não está relacionado aos canais digitais, mas que você deve considerar conforme o seu projeto.

Por ser um procedimento não muito barato através de assessorias, muitas pequenas empresas deixam o registro para uma segunda etapa, apesar de ser arriscado, especialmente se houver alto investimento no negócio, pois você correrá o risco ser notificado para trocar de marca por ter sido registrada por outra empresa.

De qualquer forma, você poderá fazer uma pesquisa informal direto no site do INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial apenas como referência.

Detalhe: o nome da empresa e a marca são ativos diferentes da sua empresa.

Conclusão

Talvez você tenha escolhido o nome ideal do seu negócio, já decidido até pela criação de uma marca, mas o domínio de internet ou as redes sociais não tem os endereços disponíveis.

Conforme o caso, use adaptações que façam sentido e sejam funcionais. Por exemplo, nosso domínio é draftbox.com.br, mas incluímos “mkt” (de marketing) no final dos endereços das redes: facebook.com/draftboxmktinstagram.com/draftboxmkt, mas no LinkedIn não foi necessário: https://www.linkedin.com/company/draftbox.

Portanto, planeje bem a escolha do nome do seu novo negócio, avalie a disponibilidade de registros e usos através dos canais digitais e seja prudente.

O importante é ser coerente e prático na sua escolha. Bons negócios.

Dúvidas? Faça contato! :)

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Comunidade Sebrae
Francisco Machado
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Especialista em Marketing Digital para Negócios Locais. Diretor de Atendimento e Negócios na DraftBox Marketing Digital em Curitiba, PR.

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