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Como fazer o público se identificar com a sua empresa? - Criação de persona

Como fazer o público se identificar com a sua empresa? - Criação de persona

A personificação, ou criação de persona, é uma estratégia-chave para trazer mais clientes para a sua empresa!

Você se sente bem interagindo com um logo? Ou conversando com um banner de uma empresa? Se a resposta for sim, procure um profissional de saúde mental.

É natural que as pessoas se sintam à vontade ao interagir com outras pessoas. O ser humano precisa de interação social, é uma necessidade básica. E temos uma mania inconsciente de querer humanizar, ou personificar, qualquer outra coisa que não seja um ser humano. Nossos animais de estimação, por exemplo. Você provavelmente trata o seu cachorro ou o seu gato como se fosse um ser humano. Você dá um nome para ele, dá banho, comida em horários fixos, conversa com ele. Ele até tem uma personalidade única, que o diferencia e o identifica. Existem pessoas que personificam suas plantas que cultivam em casa, seus bichos de pelúcia, suas esculturas ou pinturas pela casa, enfim, até mesmo objetos inanimados se tornam uma Persona em nosso dia a dia.

Essa necessidade de interação social com outro “ser humano” é instintivo, precisamos disso para nos sentir à vontade e criar vínculos afetivos. Bom, com uma empresa, isso também não é diferente.

A personificação de uma empresa é uma estratégia adotada por diversas companhias, e requer um trabalho muito complexo. Basicamente, a missão é transformar a sua Pessoa Jurídica em uma Pessoa Física, dentro das redes sociais, por exemplo. Sua empresa começa a ganhar personalidade, uma linguagem própria, características únicas, valores, opiniões e posicionamentos. Em alguns casos, ela pode até criar um rosto e um corpo, como é o caso da Lu do Magalu, a personificação da Magazine Luiza, dentro da sua comunicação digital.

Postagem do mês de outubro/2019 do Instagram Oficial da Magazine Luiza

Como podemos ver na imagem acima, a estratégia de personificação da rede varejista de eletrônicos e móveis, fundada em França, cidade do interior de São Paulo, é clara. Com uma boneca 3D, a Lu do Magalu interage com seus seguidores nas redes sociais, reproduzindo comportamentos humanos na internet, como esta campanha onde ela posta uma “foto” de sua versão infantil e pede para que outras pessoas postem suas fotos de criança, marcando a empresa para que os conteúdos sejam repostados pela empresa.

Com dezenas de pessoas postando fotos no Instagram e marcando a Magazine Luiza, a rede social da empresa consegue ampliar significativamente o número de seguidores. Além disso, com essa campanha, os algoritmos do Instagram acabam entendendo que essa conta comercial é de alto nível de interesse dos usuários da plataforma, fazendo com que seus conteúdos/posts tenham um potencial de alcance muito maior nos próximos dias.

Personificar sua empresa na internet, como a Magazine Luiza faz, é também se aproximar humanamente de seu público. Ele se identificará ainda mais com a sua Pessoa Jurídica, porque os seguidores estarão inconscientemente vendo seu negócio como uma Pessoa Física. E mais do que isso: te vendo como um amigo!

Twitter da @NetflixBrasil interagindo com os seguidores

Netflix não tem rosto, nem boneco 3D, muito menos um nome humano. É apenas “A Netflix”. Mas o seu comportamento nas redes sociais, como em suas respostas e a linguagem utilizada, torna algumas das suas interações até virais, ou memes pela internet.

Utilizando do bom humor, dos temas e das linguagens que circulam pela internet no momento, a Netflix se comporta de forma humana, personificando a empresa em uma amiga dos seguidores na internet. E isso atrai novos clientes? Com toda certeza! As pessoas se identificam com a persona da empresa na internet, criam um vínculo afetivo, e isso torna a transformação desse seguidor em um novo cliente, muito mais fácil e eficaz. Quando ele menos esperar, estará consumindo os produtos ou terá contratado os serviços da sua empresa!

Netflix não só tem uma linguagem moderna na internet, como também se posiciona socialmente e politicamente, além de ter uma personalidade e características bem definidas, o que torna sua Persona, única!

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mas transformar sua empresa em uma Persona, ou seja, personificá-la na internet, é um trabalho complexo e extremamente estratégico. O primeiro passo é entender à fundo o seu público-alvo para que a sua Persona seja a cara dele, afinal, eles precisam se identificar com a sua empresa.

 

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Gian Gonçalves
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Formado em Comunicação Institucional pela UFPR, sou especializado em Planejamento Estratégico de comunicação e ofereço assessoria e consultoria para diversas empresas, além de ser sócio-proprietário da Agência Yeap! e da produtora Art Session.

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