O papel do marketing para as empresas é importantíssimo. É por meio das estratégias e técnicas desse fundamento que o negócio se faz ser visto e chega até o público-alvo, visando não apenas essa aproximação, mas principalmente a conversão de clientes. É essencial compreender a importância que eles têm para o sucesso de uma empresa. Tanto na hora da decisão da compra, como depois, para avaliação do produto ou serviço. É no "boca-a-boca" que se encontra uma divulgação grátis e espontânea, que pode ser muito boa para o crescimento dos números, objetivo de todo empresário.
Mas o que fazer para além de ter um cliente que seja fiel, desenvolver uma relação ainda maior? Você já ouviu falar de Marketing de Defensores? O que seria um cliente defensor? E como isso pode ser um "pote de ouro" para a sua empresa? É sobre isso que vamos falar nesse texto. Siga na leitura e conheça esse conceito que pode mudar tudo o que você entende sobre relacionamento com a clientela.
O que é Marketing de Defensores?
Trata-se de um modelo de marketing que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Essa metodologia usa o poder que um bom relacionamento entre empresa e cliente possui para engajá-lo e conseguir que, por meio da clientela, outros novos consumidores surjam. Durante esse processo, o indivíduo se torna um defensor. Isso é algo muito bom e que tem um potencial gigantesco, já que a indicação direta de um conhecido facilita a tomada de decisão das pessoas.
Digamos que alguém queira comprar sapatos, mas não sabe onde fazer isso. Essa pessoa, além de buscar na internet, também procura a indicação de pessoas próximas. Se você conseguir proporcionar uma boa experiência de compra a um cliente, as chances de ele agir como um defensor da sua marca são enormes!
Outra possibilidade de ver o poder do marketing de defensores é pela própria internet. Muita gente compra ou deixa de comprar em determinado site devido às opiniões positivas e negativas sobre aquele estabelecimento. Hoje em dia, até mesmo o Google permite que os usuários avaliem os serviços, produtos, lojas, empresas e façam comentários sobre a sua experiência. Perceba que há uma necessidade do mercado em se adaptar para entender o perfil dos seus clientes, não apenas para conseguir vender para eles, mas também para que sejam defensores da marca e, assim, possibilitem um marketing de forma natural.
O principal objetivo do marketing de defensores é aproximar ainda mais a relação entre empresa e cliente para que ele se torne um favorável à marca por meio de suas opiniões e comentários positivos a respeito do seu produto ou serviço.
Como identificar os defensores?
Para que o marketing de defensores aconteça é necessário que a empresa primeiramente saiba quem são os intercessores da marca. Existem quatro tipos, sendo o cliente o mais forte deles. Confira a seguir como identificar os defensores da marca.
- Cliente: é a pessoa que faz uso do seu produto e serviço. Para que se torne um defensor da marca é necessário que a experiência do cliente com a sua empresa seja altamente positiva, de modo que ele se sinta confortável em opinar e recomendar a sua empresa para outras pessoas.
- Funcionários: são as pessoas que trabalham na sua empresa. Elas podem ter o papel de, além de fazer a empresa acontecer internamente, mostrar a outras pessoas as razões de optar por aquela marca. Se o funcionário for bem tratado e fizer um bom serviço, ele vai naturalmente agir como um defensor.
- Parceiros: a sua empresa pode contar com a ajuda de parceiros para expandir os horizontes. Por exemplo, um restaurante pode ter parceria com uma empresa de hotelaria, que vai recomendar os hóspedes a irem até o seu restaurante para se alimentarem. Esse tipo de parceria colaborativa geralmente vem acompanhada de descontos e vantagens especiais.
- Entusiastas: sabe quando uma marca é tão forte que tem pessoas que gostam tanto dela mesmo sem ter consumido? É o caso das grandes montadoras de veículos, por exemplo. Ferrari, Mercedes, Audi. Todas essas têm muitos fãs que enaltecem a marca, mesmo sem ter um automóvel. É o tipo de defensor mais difícil de se obter quando falamos de negócios em um tamanho muito menor que o das marcas citadas.
Como conseguir defensores da marca?
Agora que você já entendeu como acontece o marketing de defensores, a dúvida é: como conquistá-los? O que fazer para que existam pessoas dispostas a recomendar a sua marca? A verdade é que não há nenhuma fórmula mágica, mas por meio de ações efetivas praticadas diariamente no convívio profissional, no relacionamento com clientes e até no pós-venda, podem proporcionar o surgimento de defensores da marca.
Listamos algumas medidas que você pode adotar na sua empresa para conquistar os defensores da marca e possibilitar o marketing de defensores:
1 - Ofereça um bom atendimento
É primordial para qualquer empresa que deseja ter uma boa imagem perante o mercado e os clientes que o atendimento oferecido seja de primeira linha. Geralmente a maior reclamação dos clientes diz respeito a um atendimento ruim. Ou seja, além de mostrar que é diferenciado oferecendo bom atendimento, as chances de isso ampliar a satisfação do cliente e torná-lo um defensor da marca são muito maiores.
2 - Tenha uma equipe qualificada
Diretamente ligado ao item anterior, não dá para atender bem sem ter bons profissionais. Seja em um negócio físico ou virtual, ter funcionários preparados é essencial para que o cliente se sinta confortável durante a jornada de compra. No caso dos negócios virtuais, uma boa alternativa é o uso de chatbots para oferecer atendimento 24 horas.
3 - Faça pesquisas de satisfação
Se a opinião do cliente é excelente para atrair novas pessoas ao seu negócio, também os ouça para melhorar. Ofereça a possibilidade de a clientela opinar a respeito do atendimento, do produto ou serviço e também para que ele possa criticar e dar sugestões. Essas pesquisas de satisfação ajudam a melhorar o seu negócio e também a entender melhor como pensam os clientes.
4 - Interaja com o público na internet
Lembra que falamos anteriormente que é na internet que as pessoas buscam a maioria das soluções para os seus problemas, inclusive a respeito de compras? Pois bem. Se faça presente na internet. Tenha um site, um blog, redes sociais. Sempre atualize. Interaja com o público, responda comentários, veja críticas construtivas e mostre que você aceitou a sugestão. Seja amigável com o seu potencial consumidor.
5 - Seja criativo
Uma forma de conseguir recomendações sem ser pedante é usar a criatividade para chamar atenção. Por exemplo, que tal oferecer códigos de desconto nas compras online para pessoas que recomendem o seu negócio? Essa é uma alternativa excelente para aumentar o número de defensores da marca.
Agora que você já sabe tudo sobre marketing de defensores, não perca mais tempo e comece agora mesmo a usar essa estratégia no seu negócio. Deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto e confira outros textos sobre a temática que podem ajudar a construir um melhor relacionamento com os seus clientes!
Jornalista em formação, redator desde 2015. Um jovem em constante aprendizado que usa as palavras para passar suas mensagens.