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Como fazer uma pessoa recomendar seu produto ou serviço?

Como fazer uma pessoa recomendar seu produto ou serviço?

O papel do marketing para as empresas é importantíssimo. É por meio das estratégias e técnicas desse fundamento que o negócio se faz ser visto e chega até o público-alvo, visando não apenas essa aproximação, mas principalmente a conversão de clientes. É essencial compreender a importância que eles têm para o sucesso de uma empresa. Tanto na hora da decisão da compra, como depois, para avaliação do produto ou serviço. É no "boca-a-boca" que se encontra uma divulgação grátis e espontânea, que pode ser muito boa para o crescimento dos números, objetivo de todo empresário.

Mas o que fazer para além de ter um cliente que seja fiel, desenvolver uma relação ainda maior? Você já ouviu falar de Marketing de Defensores? O que seria um cliente defensor? E como isso pode ser um "pote de ouro" para a sua empresa? É sobre isso que vamos falar nesse texto. Siga na leitura e conheça esse conceito que pode mudar tudo o que você entende sobre relacionamento com a clientela.

O que é Marketing de Defensores?

Trata-se de um modelo de marketing que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Essa metodologia usa o poder que um bom relacionamento entre empresa e cliente possui para engajá-lo e conseguir que, por meio da clientela, outros novos consumidores surjam. Durante esse processo, o indivíduo se torna um defensor. Isso é algo muito bom e que tem um potencial gigantesco, já que a indicação direta de um conhecido facilita a tomada de decisão das pessoas.

Digamos que alguém queira comprar sapatos, mas não sabe onde fazer isso. Essa pessoa, além de buscar na internet, também procura a indicação de pessoas próximas. Se você conseguir proporcionar uma boa experiência de compra a um cliente, as chances de ele agir como um defensor da sua marca são enormes!

Outra possibilidade de ver o poder do marketing de defensores é pela própria internet. Muita gente compra ou deixa de comprar em determinado site devido às opiniões positivas e negativas sobre aquele estabelecimento. Hoje em dia, até mesmo o Google permite que os usuários avaliem os serviços, produtos, lojas, empresas e façam comentários sobre a sua experiência. Perceba que há uma necessidade do mercado em se adaptar para entender o perfil dos seus clientes, não apenas para conseguir vender para eles, mas também para que sejam defensores da marca e, assim, possibilitem um marketing de forma natural.

O principal objetivo do marketing de defensores é aproximar ainda mais a relação entre empresa e cliente para que ele se torne um favorável à marca por meio de suas opiniões e comentários positivos a respeito do seu produto ou serviço.

Como identificar os defensores?

Para que o marketing de defensores aconteça é necessário que a empresa primeiramente saiba quem são os intercessores da marca. Existem quatro tipos, sendo o cliente o mais forte deles. Confira a seguir como identificar os defensores da marca.

  1. Cliente: é a pessoa que faz uso do seu produto e serviço. Para que se torne um defensor da marca é necessário que a experiência do cliente com a sua empresa seja altamente positiva, de modo que ele se sinta confortável em opinar e recomendar a sua empresa para outras pessoas.
  2. Funcionários: são as pessoas que trabalham na sua empresa. Elas podem ter o papel de, além de fazer a empresa acontecer internamente, mostrar a outras pessoas as razões de optar por aquela marca. Se o funcionário for bem tratado e fizer um bom serviço, ele vai naturalmente agir como um defensor.
  3. Parceiros: a sua empresa pode contar com a ajuda de parceiros para expandir os horizontes. Por exemplo, um restaurante pode ter parceria com uma empresa de hotelaria, que vai recomendar os hóspedes a irem até o seu restaurante para se alimentarem. Esse tipo de parceria colaborativa geralmente vem acompanhada de descontos e vantagens especiais.
  4. Entusiastas: sabe quando uma marca é tão forte que tem pessoas que gostam tanto dela mesmo sem ter consumido? É o caso das grandes montadoras de veículos, por exemplo. Ferrari, Mercedes, Audi. Todas essas têm muitos fãs que enaltecem a marca, mesmo sem ter um automóvel. É o tipo de defensor mais difícil de se obter quando falamos de negócios em um tamanho muito menor que o das marcas citadas.

Como conseguir defensores da marca?

Agora que você já entendeu como acontece o marketing de defensores, a dúvida é: como conquistá-los? O que fazer para que existam pessoas dispostas a recomendar a sua marca? A verdade é que não há nenhuma fórmula mágica, mas por meio de ações efetivas praticadas diariamente no convívio profissional, no relacionamento com clientes e até no pós-venda, podem proporcionar o surgimento de defensores da marca.

Listamos algumas medidas que você pode adotar na sua empresa para conquistar os defensores da marca e possibilitar o marketing de defensores:

1 - Ofereça um bom atendimento

É primordial para qualquer empresa que deseja ter uma boa imagem perante o mercado e os clientes que o atendimento oferecido seja de primeira linha. Geralmente a maior reclamação dos clientes diz respeito a um atendimento ruim. Ou seja, além de mostrar que é diferenciado oferecendo bom atendimento, as chances de isso ampliar a satisfação do cliente e torná-lo um defensor da marca são muito maiores.

2 - Tenha uma equipe qualificada

Diretamente ligado ao item anterior, não dá para atender bem sem ter bons profissionais. Seja em um negócio físico ou virtual, ter funcionários preparados é essencial para que o cliente se sinta confortável durante a jornada de compra. No caso dos negócios virtuais, uma boa alternativa é o uso de chatbots para oferecer atendimento 24 horas.

3 - Faça pesquisas de satisfação

Se a opinião do cliente é excelente para atrair novas pessoas ao seu negócio, também os ouça para melhorar. Ofereça a possibilidade de a clientela opinar a respeito do atendimento, do produto ou serviço e também para que ele possa criticar e dar sugestões. Essas pesquisas de satisfação ajudam a melhorar o seu negócio e também a entender melhor como pensam os clientes.

4 - Interaja com o público na internet

Lembra que falamos anteriormente que é na internet que as pessoas buscam a maioria das soluções para os seus problemas, inclusive a respeito de compras? Pois bem. Se faça presente na internet. Tenha um site, um blog, redes sociais. Sempre atualize. Interaja com o público, responda comentários, veja críticas construtivas e mostre que você aceitou a sugestão. Seja amigável com o seu potencial consumidor.

5 - Seja criativo

Uma forma de conseguir recomendações sem ser pedante é usar a criatividade para chamar atenção. Por exemplo, que tal oferecer códigos de desconto nas compras online para pessoas que recomendem o seu negócio? Essa é uma alternativa excelente para aumentar o número de defensores da marca.

Agora que você já sabe tudo sobre marketing de defensores, não perca mais tempo e comece agora mesmo a usar essa estratégia no seu negócio. Deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto e confira outros textos sobre a temática que podem ajudar a construir um melhor relacionamento com os seus clientes!

Comunidade Sebrae
Heider do Nascimento Mota
Heider do Nascimento Mota Seguir

Jornalista em formação, redator desde 2015. Um jovem em constante aprendizado que usa as palavras para passar suas mensagens.

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