[ editar artigo]

Como identificar problemas críticos de um blog que afetam o desempenho

Como identificar problemas críticos de um blog que afetam o desempenho

Trabalhar com blogs é uma tarefa árdua e que exige conhecimento quando pensamos em se diferenciar dos concorrentes e obter melhor resultado.

E o que normalmente dita essa diferença toda são os resultados das páginas nas buscas do Google. Este mecanismo de busca é capaz de trazer um grande volume de pessoas em nossos blogs e gerar o resultado que estamos esperando.

Pensando exatamente no Google, para obtermos um bom resultado é necessário atendermos as expectativas do mesmo, corrigindo problemas críticos em nossos blogs de forma a melhorarmos nossos resultados.

Neste artigo iremos mostrar como identificar estes problemas críticos e também algumas dicas sobre como resolvê-los.

 

 

Quais problemas me impedem de ter resultados melhores nas buscas?

Existem vários fatores que o Google avalia dentro de um blog ou site para entender se ele possui qualidade suficiente para estar bem posicionado nas buscas.

Isso ocorre pois o Google tem a ideia fixa de garantir uma boa experiência a todas as pessoas que fazem pesquisas em seu site.

Com isso, elementos como tempo de carregamento do blog, tempo de resposta do servidor, erros de scripts, utilização de códigos assíncronos, utilização de cache e outros tem um papel muito importante.

Até mesmo porque estes fatores estão relacionados com uma boa experiência das pessoas que visitam o seu blog.

Você deve ter reparado que a maioria destes itens está relacionado a hospedagem de site que utiliza para seu blog, certo?

Este é o primeiro ponto que tem que se preocupar. Escolher a empresa de hospedagem que irá trabalhar vai muito além de apenas comparar os preços das empresas que possuem este tipo de serviço.

Conhecer a qualidade serviço e aspectos como segurança, estabilidade e desempenho é fundamental.

A empresa que recomendamos como a que obteve melhor desempenho foi a Godaddy, pois é um serviço extremamente estável.

 

Como testar um blog?

O primeiro passo para tudo é acompanhar se o blog não apresenta momentos de oscilação e fora do ar. Esse ponto, infelizmente você terá que estar sempre presente para detectar eventuais problemas.

Mas existe uma ferramenta extremamente eficiente para avaliar todos os demais quesitos, que inclusive ela é do próprio Google, que é o Google Page Speed.

Acesse a ferramenta e em seguida informe a URL de seu blog e pressione o botão azul, você verá um relatório semelhante a esse onde aponta todos os pontos positivos e negativos:

 

Repare que a própria ferramenta já traz uma nota de 0 a 100 tanto para visualização em modo Desktop quando modo Mobile.

Além disso ela traz todos os pontos que são fundamentais a serem corrigidos (críticos), os pontos que são importantes serem corrigidos e as características do seu blog que foram aprovadas na avaliação da ferramenta Google Page Speed.

Muitos destes quesitos, como dissemos anteriormente, estão relacionados com a hospedagem de sites que contratou para hospedar seu blog.

Mas existem vários aspectos que não dependem somente da sua hospedagem. Por exemplo, na imagem acima você deve ter reparado que a ferramenta apontou como erro crítico as imagens não estarem otimizadas.

Isso significa que existem imagens no blog que podem ter o tamanho do arquivo reduzido sem perder qualidade.

Ao clicar na seta do lado do item, ele mostra quais imagens são. O simples fato de abrir estas imagens em um aplicativo de imagens como o Photoshop e salvar novamente já resolve o problema.

Em seguida, basta enviar novamente a imagem ao seu servidor.

Agora é contigo. Avalie o seu blog e entenda onde ele pode ser melhorado.

Sucesso!

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você