Quando falamos em inovação, logo vem à mente que será preciso fazer grandes investimentos, mas isso nem sempre é verdade. Muitas vezes, para criar serviços e produtos inovadores, romper padrões e ter um novo olhar sobre o mercado são atitudes fundamentais.
Quando passamos por uma crise, é fundamental criar estratégias inovadoras para reter clientes. É preciso criar um diferencial para que o cliente escolha a sua empresa e não a concorrente. Inovar é um diferencial! Para isso, é essencial ter disposição para realizar mudanças e buscar novas formas de se destacar no mercado.
Para envolver todos em suas novas ideias, não é preciso criar algo novo e extraordinário, mas, simplesmente, fazer de forma diferente.
Como começar a inovar? O processo de inovação começa com a avaliação do mercado. Nesse estágio, é importante verificar sua posição no mercado e se é possível crescer nesse segmento. Em seguida, a análise dos concorrentes é fundamental. Nessa etapa, você deve se questionar sobre o que pode fazer para se diferenciar e entregar um produto melhor do que a concorrência.
Identificar seus pontos fracos e tentar transformá-los em oportunidades é um ótimo passo à inovação. Aqui, as ideias inovadoras podem surgir dos pontos fracos encontrados na empresa.
Atrair talentos também é uma maneira de trazer inovação à empresa. As empresas podem participar de programas de incubadoras que as ajudam a encontrar talentos para desenvolver projetos de inovação.
Participar de eventos ligados à inovação é uma maneira de se capacitar e conhecer novas tendências. Além disso, ir em feiras, cursos e palestras é uma maneira de criar uma rede de contatos, aumentando as chances de ampliar a inovação nos seus negócios.
Formas de inovar
A inovação pode ser feita de diversas formas. Como cada negócio possui suas particularidades, é importante avaliar como isso pode ser feito. Aqui vamos dar algumas dicas de atitudes e ideias inovadoras para o seu negócio e o melhor, sem gastar muito!
1. Invista em seus funcionários
Por exemplo, investir em treinamento de funcionários é uma maneira de inovar. Com o aperfeiçoamento, os funcionários poderão desenvolver novos produtos ou serviços, além de melhorar os já existentes.
2. Inove as formas de oferecer produtos e serviços
Há várias formas de fornecer produtos e serviços aos clientes. Por exemplo, se você só possui uma loja física, sem serviço de entregas, que tal implementá-lo de forma personalizada? Buscar informações sobre a clientela e criar serviços delivery é um investimento que pode aumentar o seu lucro. Outra opção para fidelizar os clientes que não podem se deslocar até o estabelecimento, é enviar um catálogo de seus novos produtos por e-mail, WhatsApp ou por algum aplicativo. Dessa forma, eles podem escolher com tranquilidade e receber onde estiverem.
3. Inove o visual do seu negócio
Disponibilizar harmonicamente os produtos é uma forma de inovar o seu estabelecimento. Que tal separar os produtos em seções? Isso traz conforto e agilidade na hora da compra. Outros elementos que atuam mesmo que inconscientemente no momento da compra são a iluminação, as cores utilizadas em cada ambiente e até mesmo a maneira que os funcionários estão vestidos. Faça tudo para que o cliente se sinta confortável e queira voltar.
4. Inove com tecnologia
Sabemos que a inovação tecnológica contribui para o crescimento econômico em todos os setores. As transformações geradas pela inovação aliada à tecnologia, facilitam os processos, podendo resultar em benefícios, qualidade, aumento da produtividade e redução de custos.
A automatização dos processos proporcionou uma revolução nas linhas de montagem e de produção de vários empreendimentos. Investir em tecnologia pode trazer uma grande mudança no desenvolvimento empresarial, uma vez que, é parte complementar do sucesso e do crescimento de uma empresa.
5. Inove o marketing da sua empresa
É possível garantir o sucesso das estratégias de marketing inovando com o orçamento reduzido. Para isso, você precisará sair do básico para conquistar a atenção de seus clientes e gerar mais oportunidades de negócios para a sua empresa. Muitas táticas inovadoras podem ser certeiras, sem prejudicar o bolso!
Primeiro, é preciso gerenciar os ativos digitais da sua empresa, ou seja, itens valiosos utilizados na construção da imagem da marca. Isso inclui computadores, domínio do site, perfis nas redes sociais etc. Garantir que esses ativos se mantenham em ordem pode ser de grande serventia na hora de inovar.
Outra forma de dar um up no marketing da sua empresa, é investir em conteúdo gerado pelos usuários. Investir nesse tipo de conteúdo pode criar reviews dos produtos, publicações em redes sociais, como fotos, vídeos e posts. Além disso, os reviews podem ser publicados em sites e blogs, por exemplo. Esse material proporciona maior credibilidade à marca, pois as publicações são feitas por pessoas reais. Essas experiências podem ajudar na divulgação de informações mais detalhadas sobre a sua empresa, gerando interesse de novos clientes e, assim, aumentar as vendas. Por exemplo, oferecer brindes e descontos para quem compartilha as experiências com a sua marca, é uma ótima forma de divulgar seus serviços.
Patrocinar novos influenciadores digitais também é uma maneira de promover a sua marca, sem precisar investir muito. Esses influenciadores podem cobrar valores mais baixos do que os meios tradicionais de divulgação. Além disso, você pode fornecer produtos em troca da promoção da sua marca.
Aproveitar as ferramentas de automação de marketing para aumentar a produtividade da sua empresa é outra forma de investir pouco e realizar um maior número de tarefas em pouco tempo. Dessa forma, é possível inovar suas estratégias e gerar mais resultados por meio de ações simples.
Fazer parcerias com outras empresas do seu segmento também é uma forma de aumentar o alcance de suas campanhas promocionais e, assim, alcançar um maior número de clientes. Dessa forma, é possível criar inovações criadoras sem precisar gastar muito.
Como vimos, as empresas que inovam têm a garantia de não permanecer sempre no mesmo lugar. Graças ao conhecimento das tendências e à atuação em busca da diferenciação, é possível inovar. Isso gera melhores resultados para a empresa, além de possibilitar o melhor acompanhamento do seu público.
Gostou do artigo? Então comente abaixo se você já implementou alguma inovação na sua empresa e se daria alguma outra orientação a respeito desse tema 🙂
🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail
Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação