[ editar artigo]

ūüí° Como inovar sem gastar dinheiro?

ūüí° Como inovar sem gastar dinheiro?

Quando falamos em inova√ß√£o, logo vem √† mente que ser√° preciso fazer grandes investimentos, mas isso nem sempre √© verdade. Muitas vezes, para criar servi√ßos e produtos inovadores, romper padr√Ķes e ter um novo olhar sobre o mercado s√£o atitudes fundamentais.

Quando passamos por uma crise, √© fundamental criar estrat√©gias inovadoras para reter clientes. √Č preciso criar um diferencial para que o cliente escolha a sua empresa e n√£o a concorrente. Inovar √© um diferencial! Para isso, √© essencial ter disposi√ß√£o para realizar mudan√ßas e buscar novas formas de se destacar no mercado.

Para envolver todos em suas novas ideias, não é preciso criar algo novo e extraordinário, mas, simplesmente, fazer de forma diferente.

Como começar a inovar? O processo de inovação começa com a avaliação do mercado. Nesse estágio, é importante verificar sua posição no mercado e se é possível crescer nesse segmento. Em seguida, a análise dos concorrentes é fundamental. Nessa etapa, você deve se questionar sobre o que pode fazer para se diferenciar e entregar um produto melhor do que a concorrência.

Identificar seus pontos fracos e tentar transformá-los em oportunidades é um ótimo passo à inovação. Aqui, as ideias inovadoras podem surgir dos pontos fracos encontrados na empresa.

Atrair talentos também é uma maneira de trazer inovação à empresa. As empresas podem participar de programas de incubadoras que as ajudam a encontrar talentos para desenvolver projetos de inovação.

Participar de eventos ligados à inovação é uma maneira de se capacitar e conhecer novas tendências. Além disso, ir em feiras, cursos e palestras é uma maneira de criar uma rede de contatos, aumentando as chances de ampliar a inovação nos seus negócios.

Formas de inovar
A inovação pode ser feita de diversas formas. Como cada negócio possui suas particularidades, é importante avaliar como isso pode ser feito. Aqui vamos dar algumas dicas de atitudes e ideias inovadoras para o seu negócio e o melhor, sem gastar muito!

1. Invista em seus funcion√°rios
Por exemplo, investir em treinamento de funcionários é uma maneira de inovar. Com o aperfeiçoamento, os funcionários poderão desenvolver novos produtos ou serviços, além de melhorar os já existentes.

2. Inove as formas de oferecer produtos e serviços
H√° v√°rias formas de fornecer produtos e servi√ßos aos clientes. Por exemplo, se voc√™ s√≥ possui uma loja f√≠sica, sem servi√ßo de entregas, que tal implement√°-lo de forma personalizada? Buscar informa√ß√Ķes sobre a clientela e criar servi√ßos delivery √© um investimento que pode aumentar o seu lucro. Outra op√ß√£o para fidelizar os clientes que n√£o podem se deslocar at√© o estabelecimento, √© enviar um cat√°logo de seus novos produtos por e-mail, WhatsApp ou por algum aplicativo. Dessa forma, eles podem escolher com tranquilidade e receber onde estiverem.

3. Inove o visual do seu negócio
Disponibilizar harmonicamente os produtos √© uma forma de inovar o seu estabelecimento. Que tal separar os produtos em se√ß√Ķes? Isso traz conforto e agilidade na hora da compra. Outros elementos que atuam mesmo que inconscientemente no momento da compra s√£o a ilumina√ß√£o, as cores utilizadas em cada ambiente e at√© mesmo a maneira que os funcion√°rios est√£o vestidos. Fa√ßa tudo para que o cliente se sinta confort√°vel e queira voltar.

4. Inove com tecnologia
Sabemos que a inova√ß√£o tecnol√≥gica contribui para o crescimento econ√īmico em todos os setores. As transforma√ß√Ķes geradas pela inova√ß√£o aliada √† tecnologia, facilitam os processos, podendo resultar em benef√≠cios, qualidade, aumento da produtividade e redu√ß√£o de custos.

A automatização dos processos proporcionou uma revolução nas linhas de montagem e de produção de vários empreendimentos. Investir em tecnologia pode trazer uma grande mudança no desenvolvimento empresarial, uma vez que, é parte complementar do sucesso e do crescimento de uma empresa.

5. Inove o marketing da sua empresa
√Č poss√≠vel garantir o sucesso das estrat√©gias de marketing inovando com o or√ßamento reduzido. Para isso, voc√™ precisar√° sair do b√°sico para conquistar a aten√ß√£o de seus clientes e gerar mais oportunidades de neg√≥cios para a sua empresa. Muitas t√°ticas inovadoras podem ser certeiras, sem prejudicar o bolso!

Primeiro, é preciso gerenciar os ativos digitais da sua empresa, ou seja, itens valiosos utilizados na construção da imagem da marca. Isso inclui computadores, domínio do site, perfis nas redes sociais etc. Garantir que esses ativos se mantenham em ordem pode ser de grande serventia na hora de inovar.

Outra forma de dar um up no marketing da sua empresa, √© investir em conte√ļdo gerado pelos usu√°rios. Investir nesse tipo de conte√ļdo pode criar reviews dos produtos, publica√ß√Ķes em redes sociais, como fotos, v√≠deos e posts. Al√©m disso, os reviews podem ser publicados em sites e blogs, por exemplo. Esse material proporciona maior credibilidade √† marca, pois as publica√ß√Ķes s√£o feitas por pessoas reais. Essas experi√™ncias podem ajudar na divulga√ß√£o de informa√ß√Ķes mais detalhadas sobre a sua empresa, gerando interesse de novos clientes e, assim, aumentar as vendas. Por exemplo, oferecer brindes e descontos para quem compartilha as experi√™ncias com a sua marca, √© uma √≥tima forma de divulgar seus servi√ßos.

Patrocinar novos influenciadores digitais também é uma maneira de promover a sua marca, sem precisar investir muito. Esses influenciadores podem cobrar valores mais baixos do que os meios tradicionais de divulgação. Além disso, você pode fornecer produtos em troca da promoção da sua marca.

Aproveitar as ferramentas de automa√ß√£o de marketing para aumentar a produtividade da sua empresa √© outra forma de investir pouco e realizar um maior n√ļmero de tarefas em pouco tempo. Dessa forma, √© poss√≠vel inovar suas estrat√©gias e gerar mais resultados por meio de a√ß√Ķes simples.

Fazer parcerias com outras empresas do seu segmento tamb√©m √© uma forma de aumentar o alcance de suas campanhas promocionais e, assim, alcan√ßar um maior n√ļmero de clientes. Dessa forma, √© poss√≠vel criar inova√ß√Ķes criadoras sem precisar gastar muito.


Como vimos, as empresas que inovam t√™m a garantia de n√£o permanecer sempre no mesmo lugar. Gra√ßas ao conhecimento das tend√™ncias e √† atua√ß√£o em busca da diferencia√ß√£o, √© poss√≠vel inovar. Isso gera melhores resultados para a empresa, al√©m de possibilitar o melhor acompanhamento do seu p√ļblico.

Gostou do artigo? Ent√£o comente abaixo se voc√™ j√° implementou alguma inova√ß√£o na sua empresa e se daria alguma outra orienta√ß√£o a respeito desse tema ūüôā

ūüĒĶ Atendimento Digital SEBRAE ūüĒĶ
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

Comunidade Sebrae
Sebrae Paran√°
Sebrae Paran√° Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler matéria completa
Indicados para você