[ editar artigo]

Dicas de uma mãe de dois - Produtividade e trabalho.

Dicas de uma mãe de dois - Produtividade e trabalho.

A frase “tudo muda num instante” nunca fez tanto sentido como agora. Afinal, num instante estávamos vivendo a nossa rotina de despertar, café da manhã, deixar as crianças na escola, ir ao trabalho, pegar as crianças na escola, ir para casa, jantar e dormir. No instante seguinte, a casa, a escola e o trabalho se confundem e temos que fazer o trabalho enquanto as crianças brincam, realizar as lições da escola no intervalo do trabalho, atender uma ligação do serviço enquanto se faz o almoço. Como dar conta de tudo isso?
 

Converse com as crianças

Independente da idade as crianças têm uma capacidade enorme de compreender o que acontece ao seu redor, se o adulto explica o que está havendo ela se sente mais protegida. Se ela percebe que o adulto está com medo, mas ninguém diz o porquê, ela ficará mais temerosa.

Olhe nos olhos dos seus pequenos e, respeitando a idade, explique porque vocês estão em casa, porque não podem mais passear no parque, porque o papai e a mamãe tem que trabalhar em casa e o quanto é importante que eles respeitem o tempo que os pais estão trabalhando.

Deixe claro que tudo isso vai passar, mas que nesse momento, as coisas vão ser diferentes. Inclua-os nas rotinas da casa, se a idade permitir, inclua-os nas atividades da casa.

 

Estabeleça uma nova rotina

Determinar os horários de cada coisa ajuda a não perder o foco no que está fazendo. Isso contribui para que as crianças entendam que naquele momento a mamãe/papai precisa trabalhar, mas que logo chegará o momento da brincadeira ou das atividades da escola.

As agendas mudam a todo momento, mas é difícil para as crianças se adaptarem tão rápido. Por isso, tente manter o cronograma inicial ou faça pequenas alterações, mas que não impacte tanto na rotina estabelecida, assim as crianças se sentirão seguras e você conseguirá manter tudo em dia.

 

Faça uma coisa de cada vez

Se você começou a fazer uma coisa, vá até o fim. Não comece várias coisas ao mesmo tempo ou tente fazer mais do que uma por vez. As chances de nada ser terminado ou de dar errado é muito grande.

Se é hora do trabalho, apenas trabalhe, não pare o que está fazendo para cuidar da casa ou das atividades escolares das crianças.

Claro que as crianças são imprevisíveis. Então, se acontecer algo inesperado, pare o que está fazendo, resolva o problema e depois volte a atividade inicial até conclui-la.
 

Divida as tarefas

4 dicas de como organizar tarefas diáriasTer alguém com quem dividir as tarefas da casa e o trabalho com as crianças é fundamental nesse momento. Se houver mais adultos na casa criem um revezamento para o home office e a atenção com as crianças.

Deixe tudo bem estabelecido. Assim, as crianças saberão que na hora que estiverem brincando com o papai eles tem que deixar a mamãe trabalhar e vice versa.
 

Mantenha as crianças ocupadas

Estabeleça uma rotina para as crianças, com horário para cada coisa. Isso ajuda na disciplina e no aprendizado. Aparelhos como tabletes, Smartphone, entre outros podem ser grandes aliados nessa tarefa, além de possuem dispositivos que ajudam no aprendizado. Porém, é necessário o monitoramento dos conteúdos e do tempo para que não tenha o resultado inverso: ao invés de ajudar, atrapalha.

Jogos e atividades são muitos úteis para manter os pequenos ocupados enquanto nos ocupamos com outras tarefas. Verifique os mais adequados para as idades e deixe sempre ao alcance dos pequenos, assim eles terão autonomia para escolher o que mais os agrada.

 

Crie ambientes diferentes

Não trabalhe no mesmo lugar em que as crianças estão brincando e não deixe as crianças brincarem onde você está trabalhando, caso contrário, as crianças vão querer participar da sua reunião online, ou você pode ficar tentado a largar tudo e se sentar para brincar com seus filhos.

 

 Faça Pausas

 

Faça mais pausa do que costumava a fazer no escritório, aproveite e olhe mais para os seus filhos, talvez você não tenha essa oportunidade de vê-los crescer a cada instante. Brinque, se suje, role no chão com eles. Em alguns anos eles não se lembrarão que ficaram em casa por conta de um vírus, mas se lembrarão dos momentos compartilhados com você. Assim, voltarás ao trabalho mais motivado, pois tem uma razão maior pelo qual continuar dando o seu melhor.

Nesse momento temos uma oportunidade única, trabalhar junto daqueles que amamos. Faça isso da melhor forma possível. É tempo de inovar e reinventar! Passar mais tempo juntos sem perder a motivação.

Aproveite, pois tudo isso vai passar!

Blog

Comunidade Sebrae
Gislaine Bastos Milani Brasil Petry
Gislaine Bastos Milani Brasil Petry Seguir

Administradora de empresa com MBA em Finanças. Mãe da Anna Clara e do João Gabriel

Ler conteúdo completo
Indicados para você