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Como me preparar para a onda "Uber" do meu mercado?

Como me preparar para a onda

Como me preparar para a onda "Uber" do meu mercado.

Há atualmente uma explosão de startups, lideradas pela inovação e tecnologia, como Uber (O app identifica motoristas particulares que estão próximos do usuário que precisa de uma corrida. )e AirBnb (aluga apartamentos, casas ou quartos diretamente com o proprietário). Estas startups estão revolucionando, trazendo novos modelos de negócios para mercados antigos. E estão engolindo empresas que se consideravam consolidadas no mercado.

Este movimento está a sendo impulsionado pela inovação de um número cada vez maior de startups. As tecnologias disruptivas estão rompendo barreiras que existiam entre indústrias anteriormente distinta , surgindo como uma das principais ameaças nas rotinas desses profissionais.

Esta se tornando evidente que a revolução tecnológica em curso está mudando os nossos hábitos financeiros, culturais, e a nossa forma de interagir com os serviços e organizações.

Empresas estão desesperadas para manter-se no mercado e competir com estas startups. Estas empresas não estão conseguindo fazer mudanças necessárias dentro de suas organizações para se tornarem mais ágeis e inovadoras, para conseguir se manter no mercado.

Existe até um termo para isso, é a tendência conhecida como “uberização”, na qual uma empresa com um modelo de negócio diferente do tradicional se transforma em um concorrente e vira um grande player do mercado.

Quais as principais características destas startups para os modelos tradicionais de mercado? A maioria usa a tecnologia a seu favor, este grupo está mais focado em mapear o consumidor e entender o que o consumidor deseja, e tendem a experimentar modelos de negócios mais abertos e colaborativos com muito menos burocracia.

Estas novas startups barateiam os custos. A retirada dos intermediários e o contato direto com a pessoa que vai oferecer o serviço, permite que o consumidor final pague menos pelo serviço desejado. Outro grande benefício é a comodidade e segurança que a tecnologia garante. Com apenas alguns cliques você pode solicitar um motorista, alugar um apartamento ou fazer um curso on-line sem grandes negociações, burocracias. Por meio de reviews (avaliações)e sistemas sofisticados de pagamento, as novas plataformas ainda oferecem segurança, diminuindo as chances de você se decepcionar com o serviço que adquiriu.Como se precaver deste efeito em sua área de atuação?

Veja abaixo como Identificar Oportunidades e Ameaças para seus negócios:

  • Depois de avaliar os pontos fortes e fracos do seu negócio para o seu plano de negócios, procurar por forças externas, como as oportunidades e ameaças, que podem ter um efeito sobre o seu destino. Estas alterações incluem:
  • O aparecimento de novas concorrentes ou mais fortes.
  • O surgimento de tecnologias exclusivas.
  • Mudanças no tamanho ou composição demográfica de sua área de mercado.
  • As mudanças na economia que afetam os hábitos de compra dos clientes.
  • Mudanças nas preferências dos clientes que afetam os hábitos de compra.
  • Mudanças que alteram a forma como os clientes acessar o seu negócio.
  • Alterações na política, políticas e regulamentos.
  • Modismos e manias de moda.

Liste as ameaças e as oportunidades para o seu negócio, e siga estas dicas:

  • Ao listar oportunidades, considere tecnologias, a disponibilidade de novos materiais, novas categorias de clientes emergentes, mudança do gosto dos clientes, o crescimento do mercado, novos usos para produtos antigos, nova distribuição ou localização, mudanças positivas no seu ambiente competitivo, e outras forças que podem afetar seu sucesso.
  • Ao listar as ameaças, considere o impacto dos mercados reduzidos, os gostos dos consumidores alterados, comparar tendências, a escassez de matérias-primas, crises econômicas, novas regulamentações, alterações que afetam o acesso ao seu negócio, e ameaças da concorrência, incluindo as novas empresas concorrentes e as fusões e alianças competitivas. Também pensar sobre o impacto das patentes que podem expirar, questões trabalhistas, questões globais, e novos produtos que podem tornar a sua oferta desatualizadas ou desnecessárias.
  • Liste pontos fortes e fracos de sua empresa e de seus concorrentes. Você não vai descobrir sobre as capacidades do seu concorrente, mas você provavelmente vai poder sinalizar as áreas de força e fraqueza. Pontos fortes do seu concorrente são potenciais ameaças ao seu negócio e suas fraquezas apresentam oportunidades potenciais.
  • Use dificuldades e reclamações. Se os clientes têm dificuldades com qualquer aspecto da utilização do seu produto ou se registrar reclamações, em seguida, você tem um forte ponto de partida para inovações. Tornar o seu produto mais fácil de usar, eliminar os inconvenientes atuais e introduzir melhorias que superem as reclamações.
  • Combine. Combinar o seu produto com outra coisa para fazer algo novo. Ele funciona em todos os níveis. Pense em uma mala com rodas, ou um telefone celular com uma câmera .
  • Eliminar. O que você poderia tirar proveito de seu produto ou serviço para torná-lo melhor? Dell eliminou a loja de informática, Amazon eliminou a livraria.
  • Pergunte as pessoas que trabalham na sua empresa. Desafie as pessoas que trabalham no negócio para encontrar novas e melhores maneiras de fazer as coisas e novas e melhores maneiras de agradar o cliente. Eles estão perto da ação e pode ver oportunidades de inovação. Muitas vezes, eles só precisam de incentivo a apresentar grandes ideias.
  • Executar brainstorms. Ter reuniões de brainstorm regulares pode gerar uma grande quantidade de ideias para novos produtos. Use diversos grupos de diferentes áreas da empresa e inclua uma pessoa de fora provocativa, um cliente ou fornecedor.
  • Use redes sociais. Siga as tendências e faça perguntas no Instagram, Twitter ou Facebook. Pergunte o que as pessoas querem ver nos produtos futuros.
  • Traga inovação para dentro de sua empresa através de cursos de técnicas de inovação para seus funcionários. Você pode inovar em qualquer área de produto ou serviço.
  • Procure fornecedores de tecnologia, universidades para conhecer a mais recentes tecnologias e empregar em sua empresa.

Você acha que seu negócio é estável, que vai demorar para uma startup conseguir atrapalhar seu mercado? Os taxistas também pensavam assim!

Você tem medo das novas tecnologias e startup? Qual experiência de inovação ajudou seu negocio? Comente abaixo para que suas historias ajudem outros empreendedores.

Comunidade Sebrae
Vera Moraes
Vera Moraes Seguir

Consultoria de inovação.

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