[ editar artigo]

Como montar uma pizzaria: dicas essenciais para ter sucesso

Como montar uma pizzaria: dicas essenciais para ter sucesso

Caso você deseje empreender no setor alimentício, é importante entender como montar uma pizzaria da maneira correta.

Isso é importante pois 50% de todas as empresas que abrem as portas no Brasil fecham sua operação depois de 4 anos. Dentre as razões que explicam essa situação, está o fato de que elas começaram sem ter um bom planejamento.

Sem planejar corretamente o trabalho, é muito fácil se perder perante os obstáculos do caminho e acabar falhando.

Portanto, se você quer saber como montar uma pizzaria e aumentar as suas chances de sucesso, siga a leitura do artigo abaixo!

✔ Localização

O primeiro ponto para aumentar as chances de ter sucesso com a sua pizzaria é escolher um bom local para operar. Isso é importante pois o mercado alimentício depende muito da sua localização.

No entanto, não é exatamente pelo motivo que você está pensando. No passado, a localização era importante pois os restaurantes pegavam como clientes as pessoas que estavam mais próximas. Hoje em dia, no entanto, a localização é essencial ao montar uma pizzaria pois ela influencia no algoritmo dos aplicativos de Delivery.

Por isso, é importante escolher um local para a sua pizzaria que tenha um bom fluxo de consumidores, claro, mas que também seja acessível e de rápida movimentação para os entregadores de aplicativos, o que diminuiria o seu prazo de entrega nos Apps e melhoraria seu posicionamento neles.

✔ Estude os termos de negócios

Ao planejar como montar uma pizzaria, é importante que haja um bom plano de negócios na mesa. Isso significa que é necessário fazer um estudo de mercado e entender como operar.

Se a sua cidade tem poucas pizzarias por exemplo, você já sai na frente em termos de baixa concorrência. Se não for o caso, no entanto, é importante entender como se destacar.

Além disso, é bom ter em mente quais serão os custos fixos, os custos variáveis, como se obterá clientes, qual a estratégia de captação de receitas e por aí vai. Toda a parte “chata” dos números precisa estar em ordem se você quer aumentar as chances de sucesso na sua pizzaria.

✔ Ouse com diferentes planos de operação 

O Brasil é um país apaixonado por pizzas. Nós fazemos 1 milhão de pizzas por dia no país inteiro. É muita pizza! E muitas pizzarias, afinal, não haveria como produzir tantas pizzas assim.

Por isso, se você quer aprender como montar uma pizzaria com sucesso, precisa entender que a concorrência é alta e é necessário fazer algo para se destacar.

Uma boa ideia, é elaborar diferentes tipos de planos de operação com o seu negócio. Por exemplo, existem empreendimentos que vendem pizzas pré-assadas no Rio de Janeiro. Elas são excelentes para festas, eventos ou para quem quer um ar mais caseiro na sua pizza. Já outros lugares, especialmente em São Paulo, investem no rodízio de pizza. Isso permite um custo fixo na produção diária e atrai mais público.

Alguns lugares investem na ideia de “faça sua própria pizza”. Inclusive, redes americanas gigantescas ganham muito dinheiro com a ideia de customização total.

Seja como for, é importante ter ideias originais para atrair o público e garantir que você terá um diferencial em relação ao mercado.

✔ Invista em receitas e ingredientes saborosos

No setor alimentício, o melhor marketing que pode ser feito é a qualidade do seu produto, especialmente quando falamos de pizzas. Afinal, quantas vezes você não recomendou uma pizzaria para um conhecido?

É normal que, em uma reunião de amigos ou de família, as pessoas resolvam comer uma pizza e alguém fale “Eu conheço uma pizzaria incrível”. De um cliente-promotor desses, nascem 5, 6 novos clientes para o negócio.

Por isso, o último custo que uma pizzaria deve cortar é no sabor e nos ingredientes da sua receita. Na verdade, os ingredientes devem ser vistos como investimento em marketing e não como custos.

É verdade que bons ingredientes custam caro e diminuem a margem de lucro da empresa. No entanto, é também verdade que uma pizza gostosa fideliza um cliente e ajuda a atrair mais pelo Marketing Boca a Boca.

E por falar nisso...

✔ Elabore um plano de fidelização

Uma pizzaria precisa de um fluxo constante de receitas. E a melhor maneira de conseguir isso é fidelizando clientes.

Não existe melhor forma de fidelizar clientes em uma pizzaria do que investindo em bons ingredientes e comida boa. No entanto, é importante também ter um sistema de estímulo a fidelização.

Muitas pizzarias utilizam um sistema de desconto ou brindes para isso. Por exemplo, se pedir 10 pizzas ganha um vinho ou refrigerante.

Um sistema básico estimula o cliente a pedir sempre naquela pizzaria, pois eventualmente ganhará um bônus por causa disso.

 

E aí, aprendeu como montar uma pizzaria e aumentar as suas chances de sucesso nesse ramo?

Então, comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

Diego Andrade 

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você