[ editar artigo]

Como o mindset auxilia no aumento da produtividade?

Como o mindset auxilia no aumento da produtividade?

A maneira como pensamos pode afetar os resultados que pretendemos atingir em nossas vidas, tanto de forma positiva quanto negativa. E essa “forma de pensar” é chamada de mindset.

Trabalhar pelo seu desenvolvimento é fundamental para melhorar as coisas em todas as áreas. A premissa de que as nossas vidas podem ser mudadas e de que podemos obter sucesso por meio de um mindset adequado foi desenvolvido pela psicóloga americana Carol S. Dweck.

Segundo os estudos realizados por Carol, trabalhar corretamente o mindset permite que as pessoas possam desenvolver e programar comportamentos e hábitos que as ajudam a se adaptar e a lidar com mudanças, absorvendo melhor tudo aquilo que pode contribuir para a conquista do sucesso.

Mas, em termos práticos, o que é mindset? É sobre isso que vamos falar nesse artigo. Além de aprender sobre esse tema importante na vida moderna, você também poderá acompanhar algumas dicas para usar tudo a seu favor. Pronto? Vamos, lá!

O que é e qual a importância do mindset?

De forma simples e prática, podemos definir o mindset como programação mental. Isso quer dizer que ele sintetiza o total de crenças, expectativas e pensamentos que guardamos em nossa mente.

Esse conjunto de ideias e pensamentos é que determina como nos comportamos diante das situações e, até mesmo, a forma como nos sentimos. Sendo assim, o mindset pode ser compreendido como a maneira utilizada por nós para direcionar a mente em relação a algum tema ou situação.

Saber disso é fundamental, pois configura como o primeiro passo para que seja possível aprender como desenvolvê-lo e controlá-lo.

Para ampliar a percepção sobre a importância do mindset basta considerar que ele envolve tudo aquilo que desejamos e acreditamos. Além disso, ele permite trabalhar de maneira que limitações e paradigmas sejam quebrados para que as metas e objetivos sejam alcançados.

Dessa forma, será mais fácil para que você consiga encontrar ações racionais que possam ser executadas para que os resultados almejados possam ser obtidos.

Quais os tipos de mindset?

Fundamentalmente, há dois tipos de mindset: o de crescimento e o fixo. As pessoas com mindset fixo desenvolvem em si o costume e a crença de que possuem habilidades constantes e inatas.

Em outras palavras, essas pessoas acreditam que o nível de inteligência, personalidade, moral entre outras características é algo preestabelecido.

Pessoas de mindset fixo tendem a achar que o sucesso em alguma atividade confirma as suas características enquanto que as falhas são uma clara demonstração de sua inferioridade.

Já o mindset de crescimento vai contra essa abordagem. Ele parte da premissa de que as habilidades podem ser trabalhadas, desenvolvidas e melhoradas e que cada ser humano tem um potencial que ainda é desconhecido, mas que pode ser descoberto com empenho, paciência, determinação e esforço.

Claro, tudo isso não significa dizer que as pessoas com mindset de crescimento estejam um nível acima ou que sejam superiores aos demais de alguma forma.

Na realidade, o que acontece é que elas estão mais empenhadas e dispostas a se superarem, até porque acreditam no potencial de sua capacidade. É isso que as fortalece e as torna autoconfiantes para ir além e buscar suas realizações pessoais e profissionais.

Mindset fixo vs Mindset de crescimento

É fundamental que as diferenças entre o mindset fixo e o mindset de crescimento sejam entendidas de forma clara, pois é preciso compreender que tudo está muito além e envolve mais coisas do que simplesmente ser otimista ou pessimista.

A mentalidade que desenvolvemos exerce um papel crucial na maneira sobre como vamos encarar as adversidades ao longo da vida. Por exemplo, alguém vai à busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho e tem um mindset de crescimento, ela se mostra mais resiliente e lida melhor com os contratempos que podem surgir, seguindo confiante e perseverante.

Já a pessoa de mindset fixo tem uma tendência muito maior de deixar se abater e desistir no primeiro obstáculo que precisar encarar.

Além disso, o mindset tem um papel fundamental para estimular o desejo de a pessoa se dedicar e buscar por aprender coisas novas, de aceitar novos desafios e de conseguir crescer como ser humano.

As pessoas com um pensamento que visa o progresso tentam e falham, mas interpretam que o fracasso não apenas faz parte, mas configura uma oportunidade. Por isso, quase nunca são abaladas pelos percalços da vida. Na verdade, veem neles uma excelente experiência de aprendizado que pode ser o motor principal para mudanças.

Dicas para desenvolver um mindset produtivo e empreendedor

De fato, o processo para desenvolver um mindset de crescimento que traga resultados exige empenho, disciplina e muita dedicação. Mas tudo vai valer a pena, especialmente quando começamos a observar que os resultados estão surgindo.

A seguir, listamos algumas dicas que poderão servir de base para que você comece a trilhar esse novo caminho. Confira!

1- Reconheça seu estado atual

Fazer isso é muito importante. Mas saber apenas não basta, é preciso ter consciência de que algo a respeito precisa ser feito. Para isso, comece identificando suas limitações em todas as áreas e trabalhe para eliminar esses obstáculos.

2 - Acredite em seu talento e busque cultivá-lo

Ao contrário da mentalidade fixa, o mindset de crescimento tem sua base no desenvolvimento e no potencial das capacidades pessoais e profissionais. Por isso, é fundamental buscar por investimentos constantes nos dois níveis.

3 - Mantenha o foco

É preciso estar 100% comprometido com o sucesso. Por isso, concentre-se naquilo que importa e que contribui para que o sucesso possa ser alcançado. O resto é apenas resto e deve ser deixado de lado para não ocupar nosso tempo, nossos pensamentos e atrasar nossas conquistas.

5 - Motive-se

Se manter motivado é uma das melhores maneiras de trabalhar o mindset de crescimento. Manter o otimismo em alta e comemorar cada vitória é essencial para a renovação de nossas energias.

Afinal, é essa crença afirmativa que nos ajuda a desenvolver mais a criatividade, superar os limites, nos manter engajados, proativos e produtivos.

Lembre-se: nós crescemos na vida pessoal e profissional quando nos preocupamos em fazer melhor as coisas e, não, mais coisas!

Então é isso! Esperamos que esse artigo possa ajudá-lo a tomar a melhor decisão para o seu futuro e a conseguir atingir seus objetivos, mudando sua vida.

Se você gostou desse conteúdo aproveite para compartilhar com seus amigos em suas redes sociais preferidas. Caso tenha alguma ideia sobre o tema, deixe sua opinião em nossos comentários!

Até a próxima.

Comunidade Sebrae
Denisson Soares
Denisson Soares Seguir

Analista de Produção de Conteúdo. Atua no mercado de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Acompanha de perto tudo que acontece no mundo da tecnologia. Entusiasta de ideias inovadoras que ampliam os horizontes e as possibilidades das empresas.

Ler matéria completa
Indicados para você