[ editar artigo]

Como o time de pós-vendas pode direcionar a operação comercial?

Como o time de pós-vendas pode direcionar a operação comercial?

Como funciona o ciclo de vendas de produtos do seu negócio? Não importa em qual segmento você trabalhe ou o tamanho da sua empresa, uma coisa é certa: você precisa da área comercial para ter sucesso e continuar no mercado.

Muitas empresas esquecem que o pós-vendas faz parte do atendimento - o trabalho não se encerra com a finalização da compra. Isso quer dizer que após captar os clientes, é preciso reter aqueles que já conhecem sua marca. O pós-vendas visa manter um relacionamento consistente com o consumidor a fim de fidelizá-lo. 

Porém, muitos empreendedores têm ótimos produtos e serviços, mas não focam nas vendas e nem nas estratégias de marketing, que integradas podem trazer resultados satisfatórios ao negócio. 

Não podemos esquecer também do processo de vendas, que exige muita persuasão e ofertas de valor para o cliente. Por isso, é fundamental conhecer o comportamento das pessoas para quem deseja vender e usar esse conhecimento para persuadi-las até que cheguem ao “sim”.

O processo de vendas

Para aumentar as vendas é preciso que o processo seja planejado de forma organizada, utilizando as ferramentas certas. Nesse planejamento, deve-se diferenciar os tipos de vendas e analisar qual se encaixa melhor ao perfil do seu cliente.

As vendas simples são as mais utilizadas no varejo, uma vez que possuem fechamento rápido, ou seja, o objetivo do vendedor é convencer o cliente a fechar a compra na hora. Assim, o vendedor precisa ter um feeling sobre as preferências do consumidor e atendê-lo da melhor maneira possível para a conclusão da venda. 

Já as vendas complexas são as que ocorrem no segmento B2B, por exemplo. O processo de venda é mais demorado, pois ela é concretizada após uma série de passos. Nesse caso, o vendedor assume o papel de consultor do cliente, pois, para resolver o problema do consumidor, ele precisa entender o que ele realmente necessita. Essa forma de venda ajuda no suporte pós-vendas e, consequentemente, a fidelização de seus clientes.

Por isso, é imprescindível que o empreendedor conheça muito bem o ciclo de vendas de cada modelo para que possa fazer o planejamento adequado para sua empresa. Geralmente, as vendas simples têm um ciclo curto, que vai se alongando conforme a complexidade do negócio a ser fechado. Portanto, se você dominar o ciclo de vendas da sua empresa, será mais fácil controlar e garantir as vendas.

Para que o pós-vendas traga grandes oportunidades para o seu negócio, é preciso pensar em algumas estratégias.

1- Seja lembrado

Boa parte da estratégia de pós-vendas é ser lembrado pelo cliente. Muitos empreendedores têm receio de entrar em contato com os clientes por alguns motivos, como o cancelamento de um serviço ou devolução de um produto, por exemplo.

Ser lembrado pelo cliente não consiste em apenas tentar vender algum produto e sim uma forma de criar um relacionamento com ele. Uma boa prática no pós-vendas é a pesquisa de satisfação, que além de ser uma ótima fonte de informação, também é uma excelente ferramenta para avaliar o engajamento com a marca. O feedback desses clientes é essencial para revelar possíveis falhas, pontos de melhoria e até mesmo as práticas que estão dando certo.

Quem não gosta de ser lembrado em datas especiais? Mandar mensagens em datas comemorativas é outra estratégia que pode trazer retornos. Assim, você mantém contato com o cliente e pode fazer o follow-up da venda. 

Você também pode usar as redes sociais e aplicativos para manter o relacionamento pós-vendas. Estar presente em multicanais possibilita que a sua marca interaja com os consumidores de uma forma leve. Mantenha-se aberto a diálogos e, principalmente, preste assistência quando for necessário.

2. Mantenha a equipe atualizada

Como falamos, algumas vendas são mais complexas e exigem alto grau de conhecimento por parte da equipe de vendas. Por isso, é fundamental conhecer seus produtos, serviços e as principais tendências do mercado. Assim, você pode estreitar os laços com seus clientes por meio do compartilhamento de dicas e conteúdos.

3- Atendimento personalizado

Para que o pós-vendas funcione é preciso focar nas estratégias de relacionamento desde a primeira etapa. Isso porque as informações obtidas na realização da primeira venda possibilitam direcionar a construção do relacionamento com o consumidor.

Aproveitar as demandas e expectativas do seu cliente possibilita a criação de um atendimento personalizado. Dessa forma, o pós-vendas pode fornecer diversas experiências ao consumidor, como a oferta de promoções e lançamentos exclusivos de acordo com o perfil que foi mapeado. Assim, antecipar as necessidades do consumidor é uma forma de fidelizá-lo.

4- Agilidade no atendimento ao consumidor

Para que o sucesso das vendas seja mantido, é importante assumir os problemas que podem ocorrer ao longo do percurso e resolvê-los imediatamente. Para que o processo ocorra de forma correta, a empresa precisa assumir a responsabilidade e apresentar soluções rápidas.

Manter equipes especializadas no pós-vendas para a resolução de eventuais problemas é essencial para garantir a agilidade no atendimento ao consumidor. Integre as equipes e os diferentes canais de atendimento para oferecer melhores respostas aos clientes. 

Outra boa opção para facilitar a experiência ao consumidor é implementar o autoatendimento, fóruns e um FAQ no seu site, por exemplo. Dessa forma, o pós-vendas é uma maneira de mostrar ao cliente que você se importa em mantê-lo satisfeito com seus produtos e serviços!

 

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você