[ editar artigo]

Como os líderes agem em tempos de crise?

Como os líderes agem em tempos de crise?

Liderar equipes é sempre uma grande responsabilidade, especialmente em tempos de crise. Nesses momentos, o líder precisa demonstrar capacidade para superar desafios, reforçar comportamentos positivos, fortalecer a relação com a equipe e ser uma referência, para minimizar os impactos negativos.

Profissionalismo, maturidade, transparência e engajamento passam a ser ainda mais exigidos, pois é durante a gestão de crise, que os verdadeiros líderes se diferenciam, mantendo o foco em pessoas e em resultados.

Em momentos difíceis, é fundamental não perder a confiança da equipe. Assim, é preciso ser transparente sobre as dificuldades e sobre a estratégia adotada pela empresa para suportar a crise. A coerência deve estar presente em todas as dimensões da gestão: no discurso, nas atitudes e nas decisões.

A comunicação é fundamental para manter a equipe comprometida, além de melhorar o ambiente de trabalho. Para isso, o líder deve compartilhar informações e os obstáculos a serem superados. Reuniões objetivas e focadas com o time são bastante úteis no processo de comunicação e servem também para esclarecer dúvidas, definir prioridades e direcionar os esforços.

 

E na sua opinião, quais as atitudes mais importantes para um líder em tempos de crise?

Comente!

 

 

Rejane Risuenho

Blog

Comunidade Sebrae
Rejane Risuenho
Rejane Risuenho Seguir

Pedagoga, Especialista em Educação Empreendedora e Gestão de Projetos; Experiência com jogos de empresas, dinâmicas de grupos, cursos de capacitação empresarial e desenvolvimento de soluções educacionais para jovens e adultos. Analista do Sebrae/NA.

Ler conteúdo completo
Indicados para você