[ editar artigo]

Como parar de pensar um pouco na pandemia e focar no que é necessário, você!

Como parar de pensar um pouco na pandemia e focar no que é necessário, você!

O coronavírus trouxe uma ruptura na forma de viver que todos estavam habituados, tanto no dia a dia em casa, nos compromissos pessoais ou das empresas.

Ações, por mais simples que seja, deixaram de poder ser realizadas de forma natural, como um abraço, uma reunião presencial, o cafezinho, fazer exercícios ao ar livre ou até fazer um happy hour com a galera ao final do expediente.

Tudo passa por mudanças e adaptações, assim é sua vida, assim é sua empresa. Porém, quando acontece de uma maneira abrupta, causa transtornos, que talvez, não possamos administrar de forma natural.

Mas vamos lá, lidar com mudanças sabemos que nem sempre é fácil. Traz “dores” que as vezes você não estava preparado para enfrentar, então a adaptação se faz necessária neste momento.

Fazer o mesmo, da mesma forma, não existe mais, a palavra do momento é REINVENTAR.

Muitos, tornaram este assunto (sem desmerecer a importância e a relevância) como foco na vida. Assistir a jornais, reportagens ou ler sobre o tema tem consumido e assustado muitas pessoas ao mesmo tempo.

Então, segue algumas dicas que se tornam importantes nesse momento delicado que todos estamos vivendo, e vale aqui para além de PJ ou PF, vale para o ser humano. São elas:

 ✔️ Dica 1

Limite-se a quantidade de notícias que assistirá. Manter-se informado é importante, porém, dê um limite para você e cumpra este limite.

✔️ Dica 2

Não é aconselhável visitar parentes e amigos neste momento, porém, envie presentes, faça ligações de vídeo ou de voz, mande mensagens. Preocupe-se com os seus amigos e família.  Conversar sobre assuntos diversos, faz com que sua mente se liberte e se desprenda, mesmo que temporariamente, da preocupação.

Use a tecnologia a seu favor!

✔️ Dica 3

Aproveite o tempo livre para ler aquele livro ou assistir aquela serie ou filme que você colocou em sua lista e não conseguiu ainda. Talvez se inscreva em um curso que o assunto seja relevante para sua vida e que você não teve oportunidade de realizar ainda. Ou tire do papel aquele projeto novo que estava procrastinando para pôr em prática.

Este é o momento!

✔️ Dica 4

Cuide da mente, da saúde e da alimentação. 

Mantenha hábitos saudáveis. Pratique exercícios, mesmo que em casa, pois sempre temos um espacinho para isso. Medite, se conecte você, se conecte com Deus, faça da sua maneira, porem faça!

✔️ Dica 5

Muitas vezes reclamamos de nossa rotina e falta de tempo, mas a rotina é importante.

Defina as ações que realizará no seu dia a dia e cumpra-as. Desde de aguar suas plantas a listar suas atividades do home office, por exemplo. Finais de semana, também devem manter uma rotina, desde que te traga prazer nas ações que estará realizando.

Caso não consiga se sentir confortável e passe por situações delicadas, onde a ansiedade tome conta de você, existe uma técnica que pode ajudar.

Ela foi desenvolvida pelo psicólogo Bernard Rangé, terapeuta voltado para o cognitivo comportamental, chama-se A.C.A.L.M.E.-S.E.

Deve ser realizada em ordem, da seguinte forma:

AAceite sua ansiedade, concorde em receber essas sensações. Não se desespere;

CContemple as coisas a sua volta, desfoque das sensações internas e olhe ao redor e descreva para você mesmo o que está vendo;

A Aja, continue fazendo o que está fazendo, não tente fugir, diminua o ritmo, mas não pare, continue agindo;

LLibere o ar dos pulmões – controle sua respiração, inspire pelo nariz e expire pela boca;

MMantenha os passos anteriores, ou seja, repita os 4 passos anteriores;

EExamine seus pensamentos, neste momento você estará mais calmo, reflita sobre seus pensamentos de forma racional e perceba o que te levou a este momento de ansiedade;

SSorria – parabéns! você conseguiu se tranquilizar. Você merece este sorriso, valorize esta vitória, pois é mérito seu, então reconheça!

EEspere o futuro com aceitação - Pode ser que aconteça novamente, porém, você já estará preparado para uma próxima ocorrência. Aceite que você é ser humano e isso é natural, pode acontecer com qualquer um a qualquer momento e se repetir saberá lidar com a situação.

GRAPEME-FCM/UNICMAP

Enfim, espero que algo descrito acima, possa te ajudar e te tornar mais forte neste momento.

 

Ler matéria completa
Indicados para você