[ editar artigo]

Como responder no RECLAME AQUI e reconquistar o cliente

Como responder no RECLAME AQUI e reconquistar o cliente

O Reclame Aqui é um serviço muito popular usado por internautas para reclamar de problemas com compras de todo tipo. Para manter uma boa reputação dentro do site é preciso saber responder bem seus clientes e resolver da melhor maneira possível os problemas. Para isso, nós separamos algumas dicas para os empreendedores que passam por essa situação lidarem melhor com estes casos.

Sabemos que não tem como agradar a todos, porém é importante manter uma boa imagem perante o público. Se você tem um negócio, está sujeito a receber críticas e, para isso, é bom estar preparado. Um fator crucial nessa situação é o tempo de resposta. É preciso estar atento a tudo que acontece e falam sobre sua empresa na internet. Você precisa analisar o caso e ser ágil ao mesmo tempo a fim de chegar a uma solução. Em casos de erros por parte da empresa, é fundamental pedir desculpas e propor soluções com prazos determinados.

Não se desespere perante aos comentários negativos e nem tente agir por impulso. Se a reclamação for injusta, você deve responder com argumentos sólidos para invalidar a reclamação do consumidor.

Como é feito o cadastro da empresa no Reclame Aqui


O cadastro de uma empresa no site Reclame Aqui pode ser feito por meio da solicitação de um usuário insatisfeito, pela própria empresa ou pela iniciativa do Reclame Aqui. Quando uma empresa é cadastrada no Reclame Aqui, seu perfil permanece disponível para que os consumidores possam registrar suas reclamações.

Os alertas sobre as reclamações, alteração de edição e desativação de postagens são enviados diretamente no e-mail das empresas cadastradas no Reclame Aqui.

A área da empresa é o local onde você faz o gerenciamento da sua página no site do Reclame Aqui. Dessa forma, você pode entender como funciona cada função da plataforma.

Na aba “reputação”, você entende como funcionam os períodos que são exibidos no site. Nos “tickets”, é possível interagir com seus consumidores e responder as reclamações que entram na sua página. A “moderação de conteúdo” é o local que possui algumas regras a fim de evitar transtornos para as empresas e consumidores. Além disso, as empresas podem enviar solicitações de avaliação aos consumidores e “compartilhar sua reputação” por meio de um código HTML do status atual diretamente no seu site. No “suporte”, você encontra o FAQ, o manual de moderação e um link para a sua empresa entrar em contato com a equipe de atendimento do Reclame Aqui.

Práticas de respostas que podem aumentar sua avaliação no Reclame Aqui

Todos sabem que erros acontecem e que os consumidores ficam insatisfeitos com determinados produtos e serviços. Mas, calma! Isso é normal. Porém, é importante manter a postura profissional.

O Reclame Aqui registra todos os horários das reclamações e respostas. Portanto, quanto mais rápido você responder o cliente, maiores são as chances de reverter a situação.

Falhas como mercadoria com defeito, atendimento de baixa qualidade e entrega errada de um produto acontecem. Uma das primeiras atitudes que o profissional deve ter é assumir o erro e tentar corrigi-lo de forma honesta e transparente. Por exemplo, você pode oferecer a troca do produto com frete grátis, enviar um presente ou dar crédito para uma próxima compra. Mostrar que você realmente está preocupado em resolver o problema é uma boa maneira de conquistar a confiança desse cliente.

Outra prática que o empreendedor deve manter é verificar as redes sociais, sites de reclamações, e-mails etc. Acompanhar o Reclame Aqui diariamente e acompanhar suas próprias páginas é uma forma de evitar constrangimentos futuros. Seja simpático e solícito ao atender uma reclamação do cliente. Tenha empatia! Além disso, é importante responder todos os comentários feitos nas páginas. Cabe salientar que o Reclame Aqui sinaliza a quantidade de respostas que a empresa fez e deixou de responder. Além disso, ele classifica algumas empresas como “não recomendadas” por possuírem um alto índice de não responder.

As respostas aos consumidores devem ser personalizadas, pois cada reclamação aborda algo específico do cliente. Portanto, é importante responder conforme a necessidade apresentada, sem respostas “padrão”.

O atendimento ao cliente deve ser feito de uma forma mais humanizada, com uma linguagem amigável. Respostas muito técnicas ou prontas podem fazer com que os clientes deixem de consumir produtos e serviços da sua empresa.

É imprescindível que você tenha proatividade na hora de solucionar os problemas do seu cliente.

Em resumo, para escrever uma boa resposta para o consumidor no Reclame Aqui, é fundamental analisar o caso e o perfil do cliente para que o primeiro contato seja feito. Depois disso, é preciso demandar a tratativa interna do caso, fazer o contato final com o consumidor e publicar a formalização da resposta na plataforma.

Gostou do artigo? Então comente abaixo se a sua empresa faz parte do Reclame Aqui e se daria alguma outra informação a respeito desse tema.

🙂🤝

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

Blog

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler conteúdo completo
Indicados para você