[ editar artigo]

Como um contador pode ajudar pequenas e microempresas?

Como um contador pode ajudar pequenas e microempresas?

Estudos mostram que as pequenas e microempresas constituem uma parcela significativa pela geração de empregos e riquezas do Brasil. Apesar disso, muitas não possuem uma gestão financeira eficaz, o que faz com que encerrem suas atividades logo nos primeiros anos. Para que isso não ocorra, ter o assessoramento de um contador é fundamental.

Uma das principais metas da contabilidade é garantir o desenvolvimento da empresa por meio de um planejamento que forneça informações analíticas que possam ajudar o pequeno ou microempreendedor no desenvolvimento de seu negócio. Esse registro contábil do planejamento financeiro pode ser feito em curto e longo prazo.

Muitos empreendedores não veem a contabilidade como instrumento de apoio e orientação. O contador é visto apenas como o profissional que cuida de toda parte burocrática da empresa. A contabilidade de custos ou gerencial pode ser utilizada como apoio ao processo de decisão dos administradores, por exemplo. Baseados nas informações que a contabilidade repassa, eles podem tomar decisões mais acertadas.

Existe uma série de benefícios que as pequenas e microempresas podem adquirir ao serem assessoradas por um contador, como a tomada de decisões estratégicas, previsão financeira, aumento da eficiência em todas as funções de gestão, melhor planejamento financeiro e controle de custos de produção e de desperdício.

Como deve ser a contabilidade para pequena e microempresas?


Geralmente nas empresas de pequeno porte, os empreendedores assumem o papel de administradores financeiros, criam análises que identifiquem a performance do seu negócio e assim tomam decisões adequadas. Para se obter informações sobre o empreendimento é preciso fazer um relatório contábil minucioso, com a descrição do capital de giro, do estoque, do fluxo de caixa etc. Além disso, muitos empreendedores costumam cometer o grave erro de misturar as finanças pessoais com as da empresa.

A contabilidade está imersa desde a abertura da empresa, pois o empreendedor precisa estar atento a vários detalhes, como a participação dos sócios, o capital social, o planejamento, o formato jurídico e as tributações. A empresa deve prestar atenção nesses detalhes não só no início do empreendimento, mas inseri-los no dia a dia.

Atividades assessoradas pelo contador
Algumas atividades são imprescindíveis para o funcionamento de qualquer empresa que se tornam melhor administradas com o auxílio de um contador.

Visão estratégica
O contador é uma peça fundamental para a tomada de decisões estratégicas de sua empresa. Como conhecem os aspectos financeiros dos empreendimentos e atendem diversos ramos de negócios, conseguem ter uma visão ampliada para auxiliar desde a abertura da empresa até a contratação de mão de obra.

Controle financeiro


O controle financeiro é um dos maiores setores que se beneficia com o trabalho de um contador. Além do reforço na organização e documentação das informações, esse profissional auxilia a elaboração de demonstrativos de resultados e na avaliação do fluxo de caixa.

Para o fortalecimento da atuação da empresa e viabilização de novos investimentos é fundamental que o controle financeiro seja feito de forma eficaz.

Entendimento das leis
É muito comum que os empreendedores fiquem confusos em relação às leis brasileiras. São muitas informações, termos técnicos e alterações constantes que exigem muita atenção por parte das empresas às eventuais mudanças. Sem essa atenção, as empresas correm o risco de cometer erros na prestação de contas, acarretando sanções pesadas por parte do governo.

Assim, é fundamental ter o auxílio de um contador para a interpretação adequada das leis e estar sempre em dia com as obrigações legais.

Planejamento tributário


Sem um planejamento tributário é provável que a empresa sofra um prejuízo financeiro pela incompatibilidade financeira e a carga tributária. Aqui, o contador pode auxiliar o empreendedor a fazer a gestão adequada desses tributos.

Impostos
O profissional contábil tem participação decisiva quando o assunto são os impostos. Ele ajuda a identificar qual o tipo de declaração é mais adequado para cada negócio, além de auxiliar na organização dos documentos necessários para cumprir com as obrigações tributárias. Deixando os aspectos tributários regularizados é possível evitar uma série de problemas com o fisco.

Auditoria contábil
A auditoria fiscal é uma inspeção realizada por contadores externos à empresa para a verificação do controle tributário. O auditor é responsável pela análise de impostos, cumprimento da legislação, além de identificar se existe alguma vantagem fiscal que pode beneficiar (de forma legal) a empresa. Dessa forma, ter assessoria de um contador pode garantir que sua empresa esteja funcionando de forma correta.

Auxiliar o RH
O contador também desempenha um papel fundamental quando o assunto é o RH. Como esse profissional conhece a legislação e as rotinas fiscais, pode auxiliar a empresa a gerir, por exemplo, o recolhimento de tributos e garantir os direitos dos funcionários. Em suma, o contador reforça o cumprimento das obrigações que a empresa tem com seus funcionários.

Balanços e relatórios
O contador auxilia na produção de Balanços Patrimoniais e nas Demonstrações do Resultado do Exercício (DRE), que retratam a saúde financeira da sua empresa. Por meio desses relatórios é possível identificar quais áreas do empreendimento estão gerando altos custos sem resultados satisfatórios, além de identificar as receitas recebidas que estão gerando lucros ou se foram utilizadas para cobrir custos e despesas.

Financiamento e empréstimos
Os relatórios realizados pela contabilidade podem ajudar a empresa a conseguir financiamento e empréstimos. Como os relatórios demonstram a saúde financeira do empreendimento, é possível comprovar que as dívidas podem ser quitadas.

Burocracia
O contador pode também auxiliar na parte burocrática da empresa. Com isso, o empreendedor perde menos tempo conferindo prazos para pagamentos de impostos e se preocupando se sua empresa está enquadrada corretamente de acordo com a legislação. Assim, deixando a parte burocrática para o profissional contábil, ele pode se dedicar no desenvolvimento da empresa.

Crise econômica


Como vimos, a assessoria contábil permite identificar gargalos operacionais e financeiros por meio da consultoria administrativa e na apresentação de relatórios contábeis que contribuem na gestão do negócio, principalmente em época de crise econômica. Dessa forma, o contador pode colaborar para o desenvolvimento da empresa, sugerindo medidas a serem adotadas e advertindo ações que devem ser evitadas. Por exemplo, ele pode fornecer um parecer sobre o quadro econômico nacional por meio da análise das taxas de juros, evolução da renda, inflação etc.

A contabilidade pode também propor medidas que aumentem as receitas e diminuam os custos e despesas, controlando os resultados a curto e longo prazo, por meio de orçamentos aplicáveis ao seu empreendimento.

Plano de negócios
Muitas empresas falham todos anos e um dos principais motivos é por não terem um plano de negócios definido. Geralmente, isso se deve ao fato de não saberem por onde começar. O contador tem uma visão estratégica e pode auxiliar o empreendedor a construir um “mapa” rumo ao sucesso.

Como vimos, a contabilidade é fundamental para o desenvolvimento econômico, administrativo e social de uma empresa. A empresa e a contabilidade devem caminhar lado a lado para garantir o sucesso nos negócios. Além do controle financeiro, ter uma boa contabilidade pode auxiliar o empreendedor a superar a concorrência e criar um diferencial para atrair clientes. Portanto, a contabilidade gerencial é fundamental no preenchimento e arquivamento de documentos legais necessários para a operação do empreendimento, garantia da conformidade com a legislação tributária e fiscal, elaboração e envio de declarações, manipulação da folha de pagamento e manutenção do registro da empresa atualizado e em conformidade com as regras dos órgãos governamentais.

Gostou do artigo? Então comente abaixo se você já teve uma experiência com os serviços da contabilidade 🙂 

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler matéria completa
Indicados para você