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Como utilizar o Instagram para vender mais

Como utilizar o Instagram para vender mais

É impossível pensarmos em internet sem falar das redes sociais. É nelas que as pessoas passam a maior parte do seu tempo na web e, também, é por meio das mídias sociais que se estabelecem grande parte das comunicações na atualidade. Aproveitar a capacidade que as redes sociais têm de aproximar as pessoas é fundamental para o mundo dos negócios e o Marketing Digital tem trabalhado cada vez mais fortemente nessa questão. Se há algum tempo o e-mail era a ferramenta mais usada quando se falava em marketing na internet, hoje em dia essa "responsabilidade" fica a cargo das redes sociais.

O mercado tem notado a necessidade de investir tempo e dinheiro para ter redes sociais ativas, atualizadas e que sirvam, principalmente, como uma porta de entrada para que o público conheça os produtos e serviços oferecidos. É também uma chance de estabelecer um contato mais direto entre empresa e cliente, seja pelas interações, sugestões, esclarecimento de dúvidas e até a realização de promoções.

Dentre as principais redes sociais, uma delas vem se destacando pelo crescimento em número de usuários e pelas possibilidades de melhoria aos negócios que proporciona. Estamos falando do Instagram. Como ele deixou de ser apenas uma ferramenta de compartilhamento de imagens para se tornar um poderoso aliado das empresas na hora das vendas? Se você tem interesse no assunto e quer saber como utilizar o Instagram para vender mais, siga na leitura desse texto.

Instagram - o poder das redes sociais

O Instagram é uma rede social com foco no compartilhamento de fotos e vídeos. Ele foi lançado em 2010 e fez tanto sucesso que chamou atenção de outra empresa, o Facebook, que o adquiriu em 2012 por uma quantia próxima de 1 bilhão de dólares.

O Instagram já possui mais de um bilhão de usuários ativos. Ou seja, todos os dias essa quantidade colossal de pessoas dedica minutos ou horas do seu dia para curtir, comentar e publicar na rede social.

A cada nova atualização, muitos recursos adicionais são implantados e permitem experiências cada vez mais diversificadas. Há quem use o Instagram para diversão, há quem use com fins comerciais. É uma rede social democrática nesse sentido, permitindo que várias pessoas usem as funções da forma que melhor couber.

Instagram para vendas - funciona?

Em 2015 o Instagram adicionou a função 'Instagram Ads', que permite a inserção de anúncios com objetivo de atrair cliques, visualizações e engajamento, de forma bem semelhante ao que acontece no 'Facebook Ads'. Esse passo foi importante para o início de uma transformação na rede social. Se anteriormente o seu foco era apenas no compartilhamento de imagens dos usuários, com essa mudança ficou evidente que agora o Instagram poderia ser utilizado como ferramenta comercial.

Outra função que mostra o quanto o Instagram se empenha em possibilitar o seu uso com objetivo de vendas é a criação de uma conta comercial, já que o próprio aplicativo permite que seja modificado um perfil pessoal para perfil empresarial.

Vale a pena usar o Instagram como ferramenta de vendas?

A resposta é: com certeza! Estar nas principais redes sociais é algo necessário para qualquer empresa, de qualquer porte. Os pequenos empresários podem usar o poder que uma rede social tem para alavancar os seus negócios. As grandes empresas usam as redes sociais para expandir ainda mais o seu público.

Sabendo que o Brasil é um dos líderes no mundo em número de usuários ativos no Instagram, uma empresa ficar de fora dessa rede social sabendo a capacidade de alcance que ela tem é um erro grave em questões de marketing e planejamento.

Como usar o Instagram focando em vendas?

Chegou a hora de mostrar como fazer. As dicas abaixo servirão para que você use o Instagram de forma mais efetiva, tendo as vendas como foco, mas sabendo que interagir e se engajar com o público é muito importante e deve ser colocado em pauta antes mesmo de idealizar a venda. Confira as 3 dicas e aproveite o Instagram para alavancar o seu negócio:

1 - Seja um usuário ativo

Criar uma conta no Instagram e não a movimentar é a mesma coisa que não ter uma conta. Usuários do Instagram precisam de atualizações, de novas publicações para interagir por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Uma pessoa não vai se interessar em acompanhar o seu perfil se ele estiver vazio ou for pouco utilizado. Publique todos os dias (mais de uma vez por dia), use hashtags, interaja, siga pessoas, curta outras publicações. Uma das atitudes mais importantes no "universo" das redes sociais é ser percebido. E somente sendo um usuário ativo você será encontrado no Instagram.

Além disso, preste bastante atenção na sua bio. É através dela que os usuários vão buscar as informações a respeito do que é aquele perfil. Ou seja, use a descrição para deixar suas principais referências. Não esqueça de colocar contatos de e-mail e telefone.

2 - Faça publicações que estimulem a interação

Se você acha que vender no Instagram é postar uma foto do produto, colocar o preço na legenda e isso vai fazer com que automaticamente milhares de pessoas se interessem por ele, então, você não sabe nada sobre redes sociais. Calma, pode chocar ler isso, mas lembre-se que você está aqui para aprender.

O primeiro passo é saber o que pode ser publicado no Instagram. Essa rede social trabalha primordialmente com fotos e vídeos. Ou seja, seu foco deve ser justamente em usar imagens para atrair as pessoas. E como fazer isso? Pense no que você quer vender. Em seguida, imagine o que atrairia uma pessoa a se interessar pelo seu produto. Por fim, tenha em mente que você está na internet e que as pessoas estão diante de uma imensidão de opções.

Pode parecer difícil, mas quando colocamos exemplos fica mais fácil compreender. Digamos que você trabalha com venda de doces. Então, para apresentar o seu produto, monte um cenário, deixe o ambiente mais bonito. Não apenas tire a foto do doce de qualquer jeito. Crie uma expectativa. Isso serve tanto para fotos, como para vídeos.

E não esqueça do poder da legenda. No texto você pode colocar frases que motivem quem estiver lendo a ter vontade de experimentar o seu produto. Nunca entregue o preço logo de cara. Estimule também a interação.

3 – Use todas as ferramentas à disposição

O Instagram dispõe de ferramentas importantíssimas para quem quer usá-lo para vendas. Stories, por exemplo, ajudam a aumentar as visualizações das publicações. Muitas pessoas nem têm paciência para ver o feed dos perfis no Instagram e já "correm" para os stories. Não deixe de publicar por lá. Dá também para atrair cliques no site, mas para que essa função seja ativada nos stories é preciso ter 10 mil seguidores.

O IGTV é outra ferramenta que pode ser utilizada. Ele permite a publicação de vídeos mais longos, o que pode ser uma jogada sensacional para trabalhar Marketing de Conteúdo. O Instagram Ads funciona bem e tem ótima interação com o Facebook Ads. Usando essas duas ferramentas em conjunto você consegue ampliar o engajamento e potencial de vendas em duas frentes de uma vez só.

E quem pensa que as hashtags não têm mais força está bem enganado. Elas podem ser utilizadas para atrair mais seguidores. Faça um estudo sempre que for fazer um novo post no Instagram. Veja quais são as tags em alta no momento. Também use aquelas que se associem com o seu produto e com o que você acha que pessoas que estejam pesquisando aquelas hashtags gostariam de ver.

Usar o Instagram como ferramenta de vendas é uma realidade cada vez mais forte no Marketing Digital. O poder das redes sociais como aliadas das empresas na hora de aumentar a interação com os clientes, fidelizar e expandir o público tem ganhado mais atenção das empresas e só quem sabe aproveitar está se dando bem. Esse é o momento ideal para começar agora mesmo a utilizar o Instagram para vender mais.

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Heider do Nascimento Mota
Heider do Nascimento Mota Seguir

Jornalista em formação, redator desde 2015. Um jovem em constante aprendizado que usa as palavras para passar suas mensagens.

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