[ editar artigo]

Como valorizar a transparência da sua empresa

Como valorizar a transparência da sua empresa

Hoje, funcionários e clientes querem trabalhar e apoiar uma empresa com bons valores, por isso é fundamental que você seja o mais transparente possível sobre seus negócios. 

Em uma empresa, a transparência é o processo de ser aberto, honesto e direto sobre várias operações. Ou seja, é o compartilhamento de informações relacionadas ao desempenho, receita, processos internos, fornecimento, preços etc. 

Estabelecer a missão, visão e os valores do seu negócio parece simples na teoria, mas não é tão fácil de implementar na prática. É preciso muito tempo e esforço para criar uma empresa e um ambiente de trabalho verdadeiramente transparentes. Para isso, separamos algumas dicas para manter a transparência em seu negócio, em diferentes níveis.

Entre a organização

Se você deseja manter tudo claro em seus negócios, precisa começar pela  própria organização para garantir que ela chegue em todos os níveis. Primeiro, estabeleça valores fundamentais, como honestidade, abertura e justiça. Você não apenas precisa instituí-los como principais, mas também garantir que seus funcionários os personifiquem e deem o exemplo.

Outra boa maneira de manter a transparência em sua corporação é ter canais de comunicação abertos. Por exemplo, pode ser um portal de compartilhamento das últimas notícias e eventos da empresa.

Você pode utilizar ferramentas de bate-papo em grupo para manter esses meios abertos aos membros da equipe. Além das conversas em grupo, você também pode compartilhar arquivos, gerenciar fluxos de trabalho e agendar tarefas. Também é possível manter um fórum de discussão em que os colaboradores possam contribuir com ideias ou opiniões sobre determinados tópicos.

Um portal informal de estilo comunitário, onde funcionários de todos os níveis possam se conectar e discutir sobre assuntos de interesse comum pode ser altamente benéfico para a empresa como um todo.

Entre os funcionários

Entre os funcionários, o primeiro passo para criar um ambiente de trabalho transparente é incentivá-los a seguir valores essenciais da empresa. Você também pode criar canais para manter a comunicação aberta.

Por exemplo, deixar os funcionários em ambientes restritos pode fazer com que se sintam afastados dos outros, o que dificulta a troca de informações. Por isso, é importante permitir um fluxo aberto de comunicação entre os funcionários. Quanto mais fácil as pessoas se comunicam, maior a probabilidade de elas fazerem perguntas, discutirem e colocarem em prática suas estratégias. Além disso, essa abertura também pode ajudar a reduzir o trabalho individual, reunir equipes diferentes em um mesmo projeto - como vendas e marketing - e incentivar a colaboração. Tudo isso pode resultar em projetos e campanhas incríveis!

Entre a gerência

Esse é provavelmente o nível mais importante de todos, uma vez que os gerentes são os intermediários entre a alta gerência e os demais funcionários. Todas as organizações transparentes devem possuir políticas abertas ao diálogo.

Os colaboradores devem ser capacitados e incentivados a dialogar com todos os níveis hierárquicos. Isso fornece a eles uma plataforma para sanar dúvidas e discutir os pontos que precisam ser melhorados. Essa comunicação 360° ajuda a manter um ambiente de trabalho positivo.

Outra responsabilidade que os gerentes devem assumir é transmitir o estado dos negócios da empresa aos funcionários. Isso mostra que tanto as boas quanto as más notícias são compartilhadas com todos e que a empresa considera cada um como parte integrante do sistema.

O mesmo vale para o desempenho da equipe. Todos os gerentes têm uma ideia do desempenho geral dos funcionários por um determinado período de tempo. Por isso, é importante realizar uma reunião mensal ou trimestral de avaliação da atuação da equipe para manter todos engajados em relação aos princípios organizacionais.

No entanto, as reuniões não precisam ser apenas sobre o desempenho. Você pode simplesmente  reunir as pessoas para discutir os vários projetos em que estão trabalhando. Se alguém precisar de ideias ou ajuda com alguma tarefa poderá contar com o auxílio de todos.

Também é importante definir expectativas claras e fornecer um feedback justo sobre se as demandas poderão ser atendidas ou não. Por exemplo, se um funcionário não receber uma promoção ou aumento esperado, é possível que ele se sinta desvalorizado. No entanto, se houver uma discussão aberta sobre seu desempenho e as oportunidades de melhoria, ambos estarão na mesma sintonia!

Entre cliente e fornecedor

Manter tudo às claras apenas dentro da empresa não é suficiente para criar uma política transparente. Você precisa ser leal com seus fornecedores e clientes para criar um bom relacionamento com eles.

O primeiro passo para isso entre todas as partes interessadas é ter sistemas digitais para que todos possam acessar as informações em tempo real. Digitalizar seus processos e sistemas operacionais e dar acesso aos envolvidos é um grande passo para manter a transparência.

Benefícios da transparência nos negócios

Do aumento de retenção de funcionários ao aumento das vendas, a transparência pode fazer muito pela reputação e pelo sucesso do seu empreendimento. Se sua empresa for honesta e direta, você poderá ver um aumento em sua base de clientes, uma vez que as pessoas se tornam leais a uma marca transparente.

Por que isso ocorre? Porque a transparência nos negócios leva à confiança. E muitos consumidores querem apenas apoiar empresas em que confiam. Por isso, empresas antiéticas e enganosas não sobrevivem por muito tempo!

Em resumo, a transparência é uma característica essencial de qualquer organização que queira manter um bom ambiente de trabalho e imagem da marca.

Espero ter contribuído de alguma forma, um abraço!

Bianca Becker.

Comunidade Sebrae
Bianca Becker
Bianca Becker Seguir

Analista de negócios digitais - Sebrae/PR | Marketing Digital | Marketing de Conteúdo | Vídeos | Inbound

Ler matéria completa
Indicados para você