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Comunicação interna: saiba mais sobre as vantagens incríveis dessa ferramenta

Comunicação interna: saiba mais sobre as vantagens incríveis dessa ferramenta

Seja qual for o negócio, o segmento em que atua ou seu tamanho, a comunicação interna tem um papel fundamental nas estratégias de sucesso para a organização.

Essa ferramenta tem como finalidade promover o alinhamento de objetivos e valores da empresa em relação aos seus funcionários. O clima organizacional e o engajamento da equipe são dois dos aspectos mais trabalhados nessa questão.

Entretanto, para que resultados positivos sejam alcançados, a comunicação interna precisa ser muito bem planejada e executada.

Nesse post, falaremos um pouco sobre o papel e as vantagens desse recurso para as empresas. Continue a leitura e saiba como trabalhar esse processo em sua organização de forma eficiente!

Por que a comunicação interna é importante?

O mercado mais competitivo, a concorrência acirrada, produtos com ciclo de vida menores, vários meios de comunicação, clientes mais exigentes entre tantos outros pontos, tornam as atividades da empresa mais complexas. E, no meio de tudo isso, é preciso encontrar maneiras de se destacar.

Muitos gestores acreditam que investir no marketing é a melhor maneira de fazer isso. Eles não estão errados, mas não é única. Na realidade, apostar em uma comunicação interna que auxilie no engajamento da equipe e a deixe mais alinhada é uma das mais importantes estratégias para que a empresa atinja seus objetivos organizacionais.

Isso quer dizer que, de nada adianta a empresa ter o que há de melhor em ferramentas, máquinas e softwares, se não investir no capital humano e trabalhar de forma eficaz a comunicação interna.

Quais são as vantagens da comunicação interna para o negócio?

Como apontamos anteriormente, a comunicação interna envolve informar, alinhar e engajar todos os integrantes da organização. As pessoas que compõe a empresa é que são o foco dessa ferramenta. A seguir, listamos algumas das principais vantagens para o seu negócio.

  • Equipe de trabalho mais alinhada

Sem dúvida alguma, uma das maiores vantagens da comunicação interna é a possibilidade de promover e aumentar o alinhamento da equipe de trabalho de forma que todos os integrantes do time “naveguem” na mesma direção com a meta de atingir os mesmos objetivos.

  • Percepção de boas ideias

Os funcionários de uma empresa costumam passar uma média de 8 horas dentro da organização. Eles sabem exatamente o que está funcionando e o que não está.

Partindo disso, a opinião deles se mostra fundamental e, além disso, eles são os principais formadores e multiplicadores de opinião que sua empresa pode ter. Isso é válido tanto para a parte interna quanto externa dos negócios.

Ao trabalhar a comunicação o gestor poderá extrair - desses profissionais - considerações muito importantes para o crescimento de todos.

  • Valorização dos profissionais

Quanto mais a comunicação interna é clara e objetiva, mais os colaboradores se sentirão parte da empresa. Quando isso acontece, eles tendem a se entregar mais ao empreendimento vestindo a camisa e se tornam fiéis defensores e promotores da marca.

  • Empresa mais competitiva

Colaboradores que se sentem valorizados e trabalham de forma alinhada ficam mais dispostos e mais engajados na busca pelos objetivos e metas construídos pela empresa e isso, claro, faz com que toda a organização se consolide e seja mais forte e competitiva ante os concorrentes.

  • Processos mais ágeis

A comunicação interna permite que os processos e os colaboradores se relacionem melhor, além de fazer com que a integração entre todos os departamentos seja mais efetiva. E isso contribui para todos os processos sejam mais ágeis, a equipe mais conectada e tomada de decisões mais sólidas e embasadas.

  • Ambiente de trabalho melhor

Outro fator muito importante da boa comunicação interna diz respeito ao ambiente de trabalho. Uma comunicação clara e objetiva permite que haja mais transparência nas atividades. Além disso, evita que boatos e rumores possam surgir provocando dúvidas e conflitos internos.

Um bom ambiente de trabalho também contribui significativamente para a motivação da equipe e para a melhoria do clima organizacional. Afinal, se todos se sentem bem, as coisas vão bem!

  • Integração de novos colaboradores

Além de todas as vantagens que apontamos anteriormente, a comunicação interna feita de forma correta, facilita que novos funcionários sejam integrados à equipe mais rapidamente. Com isso, eles começam a se adaptar em tempo mais hábil e claro, produzem melhor!

Boas práticas para a aplicação da comunicação interna

As vantagens de uma comunicação interna já ficaram claras até aqui. Agora, o que podemos fazer para obter esses benefícios em nossa empresa? Há algumas práticas certeiras que podem ajudá-lo nesse processo. Acompanhe.

1. Faça um bom planejamento

O primeiro passo é procurar saber quais os pontos que devem ser trabalhados e o que deverá ser feito para que isso seja possível.

2. Cuide da linguagem

Quanto mais clara, objetiva e simples for a linguagem usada mais fácil será conseguir que todos os colabores compreendam o que está sendo passado.

3. Envolva os colaboradores

Chamar os colaboradores para uma conversa e extrair deles suas sugestões torna mais ampla e prática o planejamento de comunicação interna e é uma ótima ideia para identificar o que está correto e o que pode ser feito para melhorar.

4. Estipule um prazo

Sabemos como uma empresa funciona. Implantar novas soluções para a comunicação interna exige dedicação. Estipule um prazo para que tudo seja colocado em prática. Caso contrário, o que poderá ocorrer será “depois a gente vê isso” e nada ser de fato, concretizado.

5. Use vários canais

Não faz sentido ter uma comunicação clara e objetiva, se ninguém sabe que ela existe. Para fazer com que as mensagens atinjam a todos podemos apostar em uma série de canais tais como:

  • E-mails;
  • Mural de avisos;
  • Canal de vídeos internos;
  • Plataformas internas de colaboração;
  • Canal interno de sugestões;
  • Redes sociais internas entre outros.

A maior parte dos problemas de integração, alinhamento e até mesmo de desempenho dentro de uma podem ser resolvidos de forma mais prática e ampla quando a comunicação interna faz parte da rotina de todos os seus componentes.

Essa é uma ferramenta que não pode ficar de fora de nenhum plano para o crescimento da organização. Perceba que tudo aquilo que citamos no início - concorrência, solidez no mercado, capacidade de superação, fortalecimento de marca, aumento de desempenho e etc. - estão intimamente relacionados com o fato de a empresa contar (ou não) com uma ótima comunicação interna.

Agora que você conheceu algumas vantagens e boas práticas da comunicação interna, deixe sua opinião e sugestão sobre o tema em nossos comentários!

Comunidade Sebrae
Denisson Soares
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Analista de Produção de Conteúdo. Atua no mercado de Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing. Acompanha de perto tudo que acontece no mundo da tecnologia. Entusiasta de ideias inovadoras que ampliam os horizontes e as possibilidades das empresas.

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