[ editar artigo]

Conexão consciente: Como aproveitar o melhor da tecnologia?

Conexão consciente: Como aproveitar o melhor da tecnologia?

As atividades relacionadas ao empreendedorismo, certamente consomem muito tempo da sua rotina. Você precisa cuidar dos seus clientes, gerenciar a sua equipe e ainda manter o relacionamento com seus fornecedores. Mas para não ficar desatualizado, por fora das conversas e oportunidades, é preciso entender que estamos vivendo uma verdadeira transformação digital. 

O amplo acesso à internet mudou a forma de se comunicar, de comprar e até de perceber o mundo. A voz de inúmeras pessoas, que têm a oportunidade de se expressar nas redes sociais, oferece um panorama amplo de culturas, correntes políticas, realidades sociais e possibilidade de consumo. Para se integrar a esse cenário e trazer mais facilidades para o seu dia a dia, você precisa saber filtrar informações, usar novos recursos e controlar o tempo investido no ambiente digital. Confira algumas dicas para se conectar de modo inteligente:

Busque boas fontes de conteúdo

Os jornais e veículos de comunicação tradicionais perdem, cada vez mais, o espaço na mente do público. As notícias são resumidas em chamadas sensacionalistas que ninguém clica para ler a matéria na íntegra, tudo vira piada sem contexto em imagens divertidas transmitidas nos grupos de WhatsApp da família. Hoje, para ser um cidadão consciente é preciso saber navegar pela internet em busca de fontes confiáveis. É importante ter a responsabilidade de não passar adiante notícias falsas, as famosas “fake news”. Existem diversos sites que ajudam a desmascarar fatos criados, alguns exemplos que você pode acessar: Fato ou FakeComprova e Boatos. A regra é simples: na dúvida, sempre pesquise e não passe adiante.

Aproveite conteúdo gratuito das suas áreas de interesse

A internet cria a possibilidade de compartilhar conhecimento com pessoas do mundo inteiro. Uma excelente forma de ficar atualizado sobre as coisas que você gosta, como culinária, decoração, finanças pessoais ou sua área de atuação, é seguir profissionais, marcas e influencers digitais (blogueiros, Youtubers, celebridades) dessas áreas. Nem sempre é possível investir tempo e dinheiro em um curso ou ter acesso às falas de uma pessoa que você admira. Mas com uma boa pesquisa no YouTube e nos perfis das redes sociais, você vai encontrar muito conteúdo útil, que pode ser empregado para melhorar o seu desempenho profissional e pessoal.

Os geradores de conteúdo criam vídeos com dicas práticas, mostram o dia a dia da rotina deles, explicam as melhores formas de comprar, de investir e de criar em inúmeras áreas. Escolha seus preferidos e acompanhe diariamente as novidades do seu setor e de assuntos do seu interesse.

Consuma vídeos e música através do streaming 

As famosas plataformas Netflix e Spotify permitem que você tenha acesso a uma infinidade de conteúdos de entretenimento e conhecimentos gerais. Basta ter acesso à internet e você pode ouvir ou assistir na sua TV, no computador e smartphone. 

Pode ser muito interessante assistir documentários sobre diferentes realidades culturais, transformações tecnológicas ou de seu universo profissional. Que tal assistir a seriados sobre empreendedorismo ou escutar podcasts (áudios, semelhantes a um programa de rádio) com conteúdos exclusivos?  E o melhor, você pode consumir tudo isso no seu celular, na hora que você tiver disponível, seja no transporte, no intervalo do almoço ou enquanto você aguarda em uma sala de espera. Essas plataformas funcionam por meio de um pagamento mensal, uma assinatura online, que você renova sempre que desejar (como funciona com revistas, jornais e TV a cabo).

Atenção ao realizar compras online

Uma das grandes vantagens que o acesso à internet possibilita são os canais de compra: os e-commerces. Você pode comprar produtos interessantes, presentes diferenciados e obter ótimos descontos em muitos artigos. Mas antes de inserir todos os seus dados pessoais e o número do seu cartão de crédito, é preciso tomar alguns cuidados.

Verifique se aquela marca é conhecida, se existem lojas físicas, se algum amigo já comprou e teve uma boa experiência. Se essas informações forem difíceis de rastrear, verifique se a marca está presente no site do Reclame Aqui e como ela reage às reclamações e problemas relatados.

Alguns aplicativos de celular, podem facilitar muito a rotina, como o iFood e similares (verifique se estão disponíveis na sua cidade), que entregam comida sem você precisar ligar ou falar com ninguém, basta escolher as opções e promoções dos restaurantes. Um jantar com a família, um encontro com as amigas ou um almoço mais rápido no trabalho. Tudo isso é possível, um verdadeiro delivery no seu próprio celular.

Cuidado com sua imagem nas redes sociais

É muito bom se conectar com amigos que moram longe, com familiares e contatos profissionais. Mas, muitas pessoas são ingênuas ao pensarem que tudo que compartilham fica restrito ao seu pequeno universo. Tudo que você envia no WhatsApp pode ser passado adiante. Como você acha que chegou até você o vídeo engraçado de uma criança chinesa?

Existem muitas configurações de privacidade que mudam de rede social para rede social, mas alguns cuidados são essenciais: não divulgue notícias de fontes desconhecidas, não dê detalhes da rotina dos seus filhos (exemplo fotos com uniforme escolar), não se posicione publicamente sobre fatos polêmicos de forma desnecessária, pois as pessoas vão relacionar você à sua marca e a seus produtos. Deslizes cometidos nas redes sociais podem comprometer a sua segurança, a sua imagem e também os resultados do seu negócio.

Lembre-se que você pode contar com o SEBRAE para auxiliar você. Entre em contato por um de nossos canais.

Um abraço e até a próxima! 

Comunidade Sebrae
Franciele Fernanda Dulla de Souza
Franciele Fernanda Dulla de Souza Seguir

Formada em administração, especialista em marketing e Customer Success. Sou consultora no Sebrae Paraná e organizadora do Meetup CS Brasil.

Ler matéria completa
Indicados para você