[ editar artigo]

Conheça como funciona a economia colaborativa

Conheça como funciona a economia colaborativa

Uma das maiores tendências do consumo mundial é a economia colaborativa, ela é uma forma de capitalismo mais consciente entre pessoas e empresas. Esse jeito de consumir  vem crescendo a cada ano, atualmente existem vários modelos de negócio desse tipo a economia. Em sua essência, essa categoria de consumo busca dividir os gastos entre profissionais autônomos e empresas, assim, gerando diversos postos de trabalho e uma maior divisão de renda entre eles.

Um dos exemplos mais conhecidos de economia colaborativa é a empresa Uber, que conecta motoristas autônomos e passageiros por meio de seu aplicativo. Esse tipo de negócio utiliza o serviço dos motoristas e cobra uma taxa pela solução da empresa (aplicativo), assim, a Uber não precisa contratar funcionários nem ter carros para oferecer serviço de motorista. Outros benefícios dessa economia na empresa são: presença mundial, geração de milhares de vagas de emprego, empresa amiga do meio ambiente e distribuição de renda entre profissionais e a empresa.

Você já deve ter escutado a frase: Você não precisa da furadeira, você precisa do buraco na parede. Essa afirmação ilustra muito bem a preocupação do consumidor com o capitalismo consciente, essa prática ajuda o preservar o planeta e a estreitar relações pessoais. Nesse exemplo acima, um único carro supre a necessidade de vários outros. 

Atualmente diversas formas de economia colaborativa estão sendo disseminadas no mundo. Esses novos tipos de negócio demonstram a preocupação do consumidor moderno com o uso consciente dos produtos e sua vontade de compartilhar experiências. Veja alguns exemplos:

Coworking (local físico onde diversas empresas trabalham e dividem seu ambiente e seus custos com infraestrutura);
Financiamento colaborativo (uma espécie de vaquinha que busca investir em determinados projetos em troca de benefícios exclusivos aos investidores).

A economia colaborativa cresce cada vez mais, não apenas como um tipo de negócio e sim como um estilo de vida, o consumo consciente de bens duráveis trazem benefícios para o futuro do nosso mundo. Já pensou em consumir mais consciente?

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você