Imagine uma abordagem que permita olhar para a ponta antes de inovar. Ela existe e tem nome: conheça o Design Thinking.
Todo trabalho de design exige reflexão e a livre expressão do pensamento. Seguindo esse raciocínio, não seria uma certa redundância nomear uma abordagem da área de criação de Design “Thinking”? Não, não seria. E nas linhas abaixo você irá descobrir o por que e, mais além, a razão pela qual essa expressão vem sendo utilizada, não somente na área de Desenvolvimento de Produtos, mas em diversas áreas empresariais de todos os segmentos.
O que significa design thinking? Quais são suas etapas?
A primeira informação que deve ficar clara é que não é uma metodologia, e sim uma abordagem. Isso porque, quando pensamos em método, criamos a expectativa de ter às mãos uma fórmula matemática que se aplique indistintamente em qualquer situação. Não é o caso.
É uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus stakeholders (interessados): as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia (trabalhos em equipes multidisciplinares são comuns nesse conceito).
O processo consiste em tentar mapear e mesclar a experiência cultural, a visão de mundo e os processos inseridos na vida dos indivíduos, no intuito de obter uma visão mais completa na solução de problemas e, dessa forma, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis para transpô-las. Não parte de premissas matemáticas, parte do levantamento das reais necessidades de seu consumidor; trata-se de uma abordagem humana e que pode ser usada em qualquer área de negócio.
A razão de sua existência é a satisfação do cliente (interno ou externo), dádiva que só pode ser alcançada quando conhecemos em profundidade suas necessidades, desejos e percepções de mundo.
As etapas do design thinking são:
1- Identificar onde encontrar oportunidades de inovação
2- Descobrir a Oportunidade de Inovação
3- Desenvolver a Oportunidade de Inovação (Produto ou Serviço)
4- Testar as ideias — protótipos
5- Implementar a solução
Design Thinking é só para os gigantes do mercado, com núcleos publicitários de grande estrutura?
Não! Tem sido cada vez mais comum observar pequenas e médias empresas utilizando essa perspectiva colaborativa, prática e multidisciplinar na transposição dos desafios de seu negócio. Afinal, o objetivo máximo de uma empresa é alcançar o coração do cliente da forma mais profunda possível…
Valmir Flávio - ACIC