[ editar artigo]

Consultoria - Por que devo contratá-la???

Consultoria - Por que devo contratá-la???

Muitos são os obstáculos dos empreendedores; que enfrentam desde o início do seu planejamento, do estudo do mercado, até a fase da criação do plano de negócio, implementação e execução do projeto, assim como dificuldades na gestão do negócio quando já estão operando, na projeção de valores, na divulgação do seu produto/serviço e também quando estão pensando em crescimento e aperfeiçoamento da empresa.

Pedir ajudar, porque não??? Ainda mais se for de um especialista que tem muito a agregar ao seu negócio, e muitas vezes tem aquela expertise que você ainda não possui. Certamente ele fará toda a diferença para a sua empresa deslanchar, independentemente do tamanho dela. Consultorias não são só para grandes organizações, isso realmente é um “mito”.

Já pensou em contratar uma consultoria??? Sim ou não!!!! Pois é, muitos empreendedores tem receio e dúvidas no momento de optar por esse serviço, mas posso lhe garantir que ele pode levar sua empresa a “andar nos trilhos” e guiá-la a um caminho ainda mais promissor.

Então vamos lá!!!! Afinal, “por quê”, “como” e “quando” contratar uma consultoria.

Aqui, vou lhe mostrar (pelo menos) 5 razões para contratar, que vão valer e muito o investimento nesse serviço.

  1. Sabe quando estamos envolvidos em um problema, a ponto de ficarmos “cegos” sem conseguir enxergar a solução, mesmo sendo ela muito simples. Então, imagine uma visão sistêmica de fora, olhando por outra ótica. É isso que acontece, o consultor (sem envolvimento) estará a postos para diagnosticar a causa e os sintomas; e receitar o melhor “remédio”.
  2. Hoje sabemos que o mundo “VUCA” está cada vez mais imprevisível, e nesse cenário totalmente instável, as tomadas de decisões se tornam cada vez mais difíceis. Portanto nada melhor e mais seguro, que ter a mentoria de um profissional atualizado e experiente.
  3. Se sua empresa vai bem, ainda assim sempre é possível melhorar. Afinal de contas, todo empreendedor precisa estar sempre um passo a frente. Aprimorar sua gestão, também é importante; rever os processos e otimizar ainda mais o que já está dando certo. A consultoria pode agir de forma preventiva também no seu negócio, buscando sempre uma melhoria contínua e implementando boas práticas organizacionais. Portanto não espere uma situação de emergência para intervir, certo???!!!
  4. Potencialize seus resultados, de forma estratégica tendo um direcionamento de um especialista. Deseja acelerar sua empresa, e fazê-la alcançar as metas o mais rápido possível??? Ótimo!!!! Um consultor pode te auxiliar, dando as melhores coordenadas através de um bom plano de ação.
  5. Pode parecer um gasto num primeiro momento, porém contratar uma consultoria é de fato um investimento. Os resultados aparecem revertidos em aumento de eficiência e produtividade, mesmo em tempos de contenção de despesas. Sem falar no ganho de conhecimento adquirido, que se reflete de forma permanente na empresa com as boas práticas e melhorias.

 

Não há momento mais oportuno, que iniciar o ano com metas estabelecidas e um bom planejamento. A hora é agora!!!

 

É muito importante quando for contratar uma consultoria, esclarecer todas as dúvidas e deixar bem claro o que espera que seja entregue por parte do profissional. Saber qual área da empresa é a mais vulnerável, para iniciar um trabalho mais assertivo e com foco no real problema. O alinhamento das expectativas, tanto do cliente como também por parte do consultor, é crucial para não haver nenhuma insatisfação nas entregas.

Extraia o máximo de conhecimento do consultor, essa troca é muito rica.

Outra dica que não pode faltar é realizar a escolha do consultor ideal. Existem muitos no mercado; mas busque aquele que você se identifique mais, que gere mais conexões entre as partes.

Esteja aberto a mudanças. Na maioria das vezes o consultor trará novos insights, que farão com que o gestor e sua equipe se ajustem com o tempo, por isso não fique resistente a isso. É para o melhor, sempre!!!

 

E por último, porém não menos importante:

Como contratar??? Aqui no Sebrae, temos como te atender da melhor forma, tanto presencialmente ou de forma remota, de acordo com sua atual necessidade. Acesse nossos canais, ou nossa nova plataforma (que também está disponível para os consultores), e não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje.

 

Um abraço e até a próxima!!!!

 

Déborah Marques

Comunidade Sebrae
Déborah Marques
Déborah Marques Seguir

Curiosa, criativa e entusiasta | Graduada em Economia pela UFPR | Pós-graduada em MBA Gestão Empresarial pela UP | Customer Success | Redatora web.

Ler matéria completa
Indicados para você