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Consumidor 4.0 - 10 dicas rápidas

Consumidor 4.0 - 10 dicas rápidas

Tem aqui 10 dicas INCRÍVEIS e rápidas pra você saber mais sobre o que é e como lidar!

DICA 1: Feedbacks

O novo consumidor hoje busca canais para dar feedbacks e dar sugestão. Quando ele gosta da empresa, ele quer fazer parte ou pensar que conseguiu ajudar ativamente um novo projeto e desenvolvimento. Aproveite e dê atenção, esse cliente pode ser um EVANGELIZADOR da sua marca!

DICA 2: Assuma erros

Esse usuário hoje prefere receber um e-mail de "ERRATA", um: "Desculpe, estamos com problemas no site", do que ficar no desconhecido. Assim ele também consegue vestir a camiseta da empatia e perceber que por mais moderno que seja, ainda é gerido por humanos. Ele quer transparência e sinceridade nos problemas e novidades de uma loja ou produto.

DICA 3: Opinião dos usuários

Antigamente, poucas pessoas se atentavam a opiniões de outros usuários, hoje, esse cenário mudou, perceba que a maioria dos produtos que você busca informações, tem pelo menos 1 vídeo de review no YouTube.

"Melhores avaliados" já é um filtro em e-commerces e páginas de produtos, portanto fique de olho no que as pessoas estão falando sobre sua marca ou produto, pois outros também estão!

DICA 4: Destaque-se

Hoje os usuários têm acesso a um mundo de informações, e estão utilizando. Com isso são várias ofertas na mão, sites comparativos de produtos, cupons, ofertas de retargeting entre outros. Não fique para traz e seja atrativo, coloque informações relevantes, objetivas e que conquistem o usuário na hora, sem tempo ou interesse para pesquisar em outro.

DICA 5: Recompense-o!

Os clientes hoje quando comparam, buscam mais que um produto ou serviço, eles também buscam aquele diferencial.. Um bônus, um cashback, um desconto, algo que o faça sentir especial por ter escolhido A SUA MARCA. E por isso, esteja ativo com réguas de relacionamento, FUP's e promoções de engajamento para seus clientes. Entenda o momento certo de se comunicar com ele, ferramentas como a IZIO, te ajudam nisso...

DICA 6: Redes Sociais

Quem hoje não têm um perfil no Facebook ou alguma rede social? Até minha avó tem! Por isso encontre seu público nas redes sociais e COMUNIQUE-SE com ele! Claro, tenha cuidado com os insatisfeitos e "haters" que adoram propagar uma experiência ruim e isso pode se tornar uma praga. Por isso prepare a equipe de Customer Success para saber lidar e ficar de olho nas redes e @reclameaqui, isso é MUITO importante.

DICA 7: Evangelizadores

"Os recebidos"... Sabe o que é? É um termo utilizado pelos famosos quando recebem brindes de marcas famosas, com isso eles postam e fazem ali uma propaganda do produto.

Voltando à nossa realidade, nossos clientes também podem ser evangelizadores da marca ou produto, hoje a maioria das pessoas (principalmente jovens), adoram postar tudo que estão fazendo, comprando ou onde estão... seja reclamando ou ostentando. Já pensou que legal alguém falando bem de sua marca (e de graça)? Cuide bem desses clientes, você tem um OURO aí!

DICA 8: Oferta especial (para ele)

Já com as dicas que dei, percebeu que o cliente quer se sentir especial né? Ele tem consciência que são tecnologias e máquinas, mas ele também já está se ligando que as ferramentas e segmentação estão aí... Por isso ele espera ofertas sazonais, promoções conforme o perfil dele, cupom de desconto no dia do aniversário... ele quer uma oferta pra ele. Ferramentas como a IZIO, integradas com emails e SMS, fazem isso por você!

DICA 9: Segurança em primeiro lugar!

Antes você ouvir alguém falar que fez uma transação online era uma pessoa CORAJOSA! (ou doida). Hoje isso não acontece, são aplicativos de banco, cartão no celular, carteiras em forma de aplicativo e até cartão virtual , por isso atualize-se sobre métodos de pagamento e seja MODERNO, ofereça várias opções para que ele escolha a que se sente mais seguro.

DICA 10: Polêmica!

Pra finalizar, hoje os clientes estão de olhos nas reações das marcas perante a situações polêmicas em relação a ativismo social. Empresas que se posicionaram frente à alguma situação social , ganharam mais admiração do que outras que preferiram se manter escondidas dos holofotes. Claro, evitem uma polêmica, mas se o bicho pegou, posicionem-se!

Espero que tenham gostado e melhore suas vendas!

 

Comunidade Sebrae
Luana Souza
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Head de CX e CS na IZIO, tenho um canal no instagram @tudo_sobre_cs

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