[ editar artigo]

Contabilidade e empreendedorismo: encontrando oportunidades

Contabilidade e empreendedorismo: encontrando oportunidades

Um dos profissionais mais importantes no mundo do empreendedorismo é, sem sombra de dúvidas, o contador. Estamos falando do profissional responsável por questões financeiras, tributárias, patrimoniais e econômicas de uma empresa. Apenas citando as áreas em que o contador atua em uma empresa já fica bastante evidente a necessidade e a importância de haver um bom profissional por perto para cuidar dos detalhes mais técnicos da empresa. E não estamos falando apenas de um contador fixo e estabelecido na empresa, o mercado desses especialistas se expandiu bastante a ponto de muitos deles já trabalharem por conta própria.

Dessa forma, podemos destacar que o contador agora também tem a oportunidade de se tornar um empreendedor e começar a cuidar do seu próprio negócio a partir dos seus conhecimentos técnicos. Para que ele tenha sucesso será preciso estar por dentro das atuais tendências que envolvem as ciências contábeis. Ou seja, a tecnologia deverá ser uma importante aliada no seu dia a dia, pois este elemento permitiu com que a contabilidade se tornasse algo ainda mais eficiente nas últimas décadas.

Duas palavras importantes no mercado contábil são: informação e planejamento. A demanda por informação atualizada constantemente e um bom planejamento são duas das principais exigências das principais empresas do mercado. Com isso, utilizar a tecnologia ao seu favor para suprir essa demanda será um passo importante para se tornar um contador empreendedor e dominar a tecnologia na sua área de atuação.

O uso da tecnologia possibilitou, por exemplo, que o contador se livrasse daquela papelada acumulada no seu escritório. A sua atividade irá, inevitavelmente, resultar numa boa quantidade de papéis para registrar várias informações úteis em longo prazo. Porém, com a opção de armazenamento virtual, o contador poderá optar por guardar toda a documentação em nuvem ou, até mesmo, em servidores locais e exclusivos da sua empresa. Esse é um exemplo simples, porém importante quando o assunto é eficiência. O próprio acesso a tais arquivos e informações se torna infinitamente mais simples quando catalogados e armazenados virtualmente.

A tecnologia em si também irá diminuir a burocracia e a eficiência em seus serviços. Já é possível utilizar várias ferramentas por meio de um computador que otimizam todos os seus resultados num dia de trabalhado. Estamos falando desde softwares mais simples para emissão e registro de nota fiscal até mesmo sistemas de gestão e otimização tributária.

E quais são as ferramentas que a tecnologia dispõe para os contadores?

Dentre as disponíveis não podemos deixar de citar aquelas voltadas à gestão tributária. Tais softwares acompanham todas as tendências e atualizações na área de contabilidade. Sem a utilização de tais ferramentas não seria possível cumprir todas as exigências do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). O SPED é, nada menos, que um sistema criado pelo governo federal de forma a receber informações fiscais e contábeis das empresas. Estamos falando de uma plataforma digital para o envio das obrigações que dizem respeito ao fisco.

Confira abaixo alguns dos softwares mais famosos quando o assunto é gestão tributária:

  • SCI: o sistema contábil é um dos programas mais famosos e completos do mercado. Com especialização e ferramenta voltadas para o mercado contábil será possível ter acesso a tais ferramentas através do SCI: analisador SPED, importador de documentos fiscais, controle de certidões negativas de débitos, comunicação e controle de solicitações, caixa e extrato bancário digital, ferramentas para gerar relatórios gerais sobre todas as áreas da empresa e muito mais.
  • Fortes Contábil: com uma interface simples para ser usada além de serviços bastante eficientes o Fortes Contábil ainda permite a integração com outros sistemas. Dentre suas principais funcionalidades, podemos destacar: conciliação bancária, capaz de permitir a importação do extrato bancário além do lançamento automático; lançamento contábil com base nas regras mais atuais da contabilidade; opção para importação automática dos arquivos de integração.
  • Cont On: essa é uma ferramenta bastante interessante devido a sua versatilidade. Além de ser bastante completo o Cont On também permite com que você possa personalizar a ferramenta de acordo com as suas necessidades. Através desse software você poderá realizar tarefas como, por exemplo: emissão de boletos registrados, controle de contas a receber e a pagar, controle de honorários, lançamentos de recibos e protocolos, gestão de documentos e etc.

Como atrair novos clientes? Como ter uma equipe de sucesso?

Se você decidir por ser um empresário e não um funcionário, ou seja, abrir o seu próprio negócio e começar o seu empreendimento na área de contabilidade, então, irá esbarrar em algumas dúvidas. A mais importante é como você irá atrair clientes. Sem uma base sólida de clientes o seu empreendimento não continua funcionando, sua carreira como empreendedor não existirá.

O primeiro passo será justamente fazer um estudo detalhado do seu público-alvo. Dessa forma, é preciso saber quem é o cliente que você pretende apresentar os seus serviços, quais as principais demandas dele, o que já se encontra disponível para tais demandas, como você poderá ser inovador. Todas essas informações possibilitam com que um perfil para a sua empresa seja montado.

Você pretende atuar com pessoas jurídicas como é o caso de prestadores de serviços ou pessoas físicas? Se as pessoas jurídicas são o seu alvo, qual o faturamento que a empresa deverá ter? Qual o regime tributário ao qual essa empresa estará inserida? Essas também são perguntas fundamentais.

O diferencial é a principal marca de qualquer empreendedor. Sendo assim, será preciso fazer uma análise profunda daquilo que já é ofertado pelos seus futuros concorrentes. Com as demandas dos seus potenciais clientes em mãos, a próxima etapa será definir os diferenciais nos serviços que se adaptam a essas demandas e fazem de você uma das principais opções no mercado.

Em geral quando citamos o diferencial, estamos falando de: eficiência e agilidade no envio, compartilhamento e geração de informações e documentos; atendimento personalizado; qualidade técnica excelente; utilização dos softwares especializados mais atuais para otimizar processos.

A presença nas redes sociais também será importante na etapa de marketing que, por sinal, é uma das etapas mais importantes. Agora que você já estudou o seu público, definiu os serviços a serem prestados e, principalmente, seus diferenciais, então chegou a hora de apresentar isso aos seus futuros clientes. Além do marketing tradicional, a utilização de plataformas como Facebook, Twitter e Instagram podem ser importantes aliados.

Para o desenvolvimento de um planejamento eficiente e, posteriormente, o estabelecimento no mercado, será preciso ter ao seu lado uma boa equipe de colaboradores. Um empreendedor não é nada sem a boa companhia de profissionais para serem liderados. Sendo assim, assumir uma postura de liderança é um detalhe importante para a criação de uma equipe de sucesso.

Você também precisará conhecer os seus profissionais. Além de liderá-los, um bom empreendedor também deve conhecer os seus funcionários. Saber o perfil daqueles mais próximos e essenciais para a sua empresa não só é estratégico como essencial. Assim, você poderá extrair o máximo da capacidade técnica deles e fazer com que o seu negócio continue crescendo.

Estabelecer metas a serem cumpridas em curto, médio e longo prazo também é uma boa forma de manter a sua equipe focada. Estamos falando de um estimulo extra que além de manter a equipe focada também fará com que todos da equipe trabalhem numa mesma direção, um ajudando o outro a atingir os objetivos propostos.

Incentivar a qualificação técnica, atualização de conhecimentos, conclusão de cursos rápidos de especialização também são boas opções para manter a equipe atualizada. A capacidade técnica dos seus colaboradores e sua constante atualização perante o mercado são detalhes importantes para o estabelecimento de uma equipe de sucesso.

Você também é interessado no mundo do empreendedorismo além da área de contabilidade? Se você gosta de escrever a respeito de temas que envolvem o empreendedorismo em geral, pode contribuir com seus conhecimentos e ajudar outros empresários, escrevendo para o Clube Sebrae.

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você