[ editar artigo]

[Conteúdo com Vídeo] Entidades desenvolvem soluções para micro e pequenos empreendedores

[Conteúdo com Vídeo] Entidades desenvolvem soluções para micro e pequenos empreendedores

Um dos temas que esteve bastante presente no Summit Sebrae 2019 foi a gestão financeira - afinal, este é um dos pilares de qualquer negócio bem sucedido. Existem casos em que uma boa solução para equilibrar as contas é a contratação de crédito. Para médias e grandes empresas, isso tende a ser mais comum e intuitivo; mas e para micro e pequenos empreendedores, ou também para os MEIs, como fazer?

Depois da promulgação da Lei Geral das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte  em 2006, foram criados novos tipos de empréstimo para empreendedores menores. Além disso, hoje há diversas entidades que podem auxiliá-los.

Tipos de crédito

Financiamento: um auxílio para se pagar por um produto ou investir em melhorias específicas no negócio. Geralmente envolve capitais de valor mais elevado, e é mais indicado para pequenas empresas.

Linhas de crédito: mais indicadas para fazer crescer negócios pequenos (ou para dar um “pontapé inicial”), são uma boa alternativa para o MEI. O microcrédito (concessão de empréstimos de pequeno valor a microempreendedores formais e informais) se encaixa nessa categoria.

O microcrédito

Muitos microempreendedores não têm acesso ao sistema financeiro tradicional, e o microcrédito aparece como uma boa alternativa. Sua simplicidade de acesso e o baixo valor de cada operação o tornam atraente para quem precisa de valores relativamente pequenos para colocar as contas em ordem.

Eis as principais características:

  • Ausência de garantias reais (por conta do “aval solidário” da maior parte das transações)

  • Concessão de crédito ágil (apropriada ao ciclo de negócios do empreendimento)

  • Baixo custo de transação (por conta da simplicidade da operação e da proximidade entre a entidade e o tomador de empréstimo)

Uma ajuda para todos

O Summit Sebrae 2019 contou com o apoio de diversas entidades financeiras: a Viacredi, o Sicoob, o Fomento Paraná e o BRDE. Confira abaixo os depoimentos de seus representantes que estiveram presentes no evento.

Viacredi

Sicoob

 

Fomento Paraná

 

BRDE

Outro representante de patrocinador que concedeu um depoimento à Comunidade Sebrae foi Marcos Zanatti, head of intelligence da Duopana. Ele ressaltou a grande variedade de empresas que participaram do Summit Sebrae.

Duopana

Em resumo, há uma série opções disponíveis para micro e pequenos empreendedores adquirirem fundos para equilibrar suas finanças. Antes de adquirir qualquer produto, contudo, é importante analisar a própria situação e buscar a solução mais apropriada, para que a dívida adquirida não se torne um problema. As entidades financeiras que auxiliam empreendedores desse porte normalmente fornecem orientações nesse sentido.

Você é um micro ou pequeno empreendedor que já adquiriu crédito? Ou ficou com alguma dúvida sobre o tema e gostaria de saber mais? Deixe um comentário!

Comunidade Sebrae
Ler matéria completa
Indicados para você