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Coronavírus: como fazer a gestão do meu negócio neste momento?

Coronavírus: como fazer a gestão do meu negócio neste momento?

 

A pandemia gerada pelo Coronavírus (COVID-19), está afetando muitas empresas, principalmente os pequenos negócios. De acordo com as autoridades de saúde, este cenário deve perdurar pelos próximos 3 meses, por isso, te convido a refletir sobre como gerir o negócio durante este período.

É inegável que a situação atual é desafiadora e, enquanto cidadão, cada um deve seguir as recomendações das autoridades competentes para superarmos a pandemia o mais breve possível.

Mas, enquanto empreendedor, o que posso fazer?

Primeiro, é importante frisar que não existe “receita de bolo” para superar este desafio ou qualquer outro em sua jornada empreendedora. O que você verá aqui são insights que podem lhe ajudar a enxergar opções de ações para minimizar os efeitos da pandemia em seu negócio.

Mas, antes de falar de negócios, é importante falar sobre você, mais especificamente lembrá-lo o que é um Empreendedor:

É aquele que identifica uma oportunidade de negócio, desenvolve e modela formas para aproveitar esta oportunidade e utiliza-se de seus comportamentos, ferramentas e atitudes para concretizar aquilo que planejou e ter resultados.

Conforme definição acima, perceba que empreendedor não é definido como um super herói, ele foca nas oportunidades e faz acontecer o necessário para gerar resultados, isso não quer dizer que ele não tem que lidar com muitas situações difíceis no caminho.

O “pulo do gato” em empreender está em sempre enxergar o “copo meio cheio”, ou seja, é otimista por natureza, afinal, enquanto alguns choram outros vendem lenço. Desafio você a lembrar de algum empreendedor de sucesso que seja pessimista.

Dito isso, é importante frisar que o Empreendedor deve manter a calma, analisar a situação do seu negócio perante este momento com cautela, planejar, fazer uma boa gestão do tempo e agir de forma racional, com total foco em soluções e não no problema, focar neste último só vai aumentar seus desafios.

Neste momento, é provável que você esteja pensando:  “...mas, não enxergo uma luz no fim do túnel, acho que não vou conseguir superar este momento!”.

Se você está pensando assim, reflita sobre os 10 últimos acontecimentos mais importantes em sua vida (5 positivos e 5 negativos).

Se você fez a reflexão acima, tenho certeza que poderá concluir que os 5 acontecimentos positivos tiveram total dependência de suas atitudes, em contrapartida, os 5 negativos aconteceram contra a sua vontade.

Então, foque nas soluções e naquilo que está na sua zona de influência, para que o saldo dos acontecimentos em sua vida seja sempre positivo.

 

Agora, chegou a hora de falarmos sobre 10 Ações que Empreendedores podem fazer na empresa para superar os efeitos do COVID-19.

1) Mais do que nunca, é necessário ter empatia com todos aqueles envolvidos em seu negócio desde clientes, colaboradores, fornecedores, etc. Todo mundo que foi afetado pela pandemia teve que mudar seus hábitos e costumes.

2) Com a mudança de comportamento de consumo no dia a dia das pessoas, é importante que você identifique qual a importância do seu produto/serviço durante este período. Aqui pode surgir oportunidades que você nunca havia identificado e que podem ser exploradas.

3) Comunique como manterá o funcionamento do negócio: Delivery, horário diferenciado, fechado parcialmente ou totalmente, somente com alguns serviços, etc. Neste ponto, é importante ficar atento às exigências de funcionamento decretadas pelo governo e sindicatos.

4) Hora de fazer contas para poder avaliar as possibilidades, porém, para isso, é importante ter o seu controle financeiro na mão, tais como controle diário de caixa, fluxo de caixa, contas a pagar, contas a receber, despesas fixas/variáveis, capital de giro, etc.

5) As possibilidades de um plano de ação para reduzir seus gastos e otimizar recursos incluem:

6) As possibilidades de um plano de ação para aumentar seu capital de giro e manter/aumentar seu faturamento incluem:

7) Agora, mais do que nunca, é hora de intensificar seu posicionamento digital, principalmente para você que é do setor de COMÉRCIO, utilizando as mídias sociais, além do seu site, blog, página no Facebook, perfil no Instagram, na LinkedIn Page, e-mail marketing, entre outros. Aproveite esses canais digitais para:

  • Divulgar sua empresa, serviços, produtos e, principalmente, destaque os diferenciais da sua empresa e como você agrega valor aos clientes;
  • Ofertar conteúdo relevante ao seu público-alvo, de forma planejada, estruturada e com frequência para, desta forma, ter a chance de ser visto, lembrado e reconhecido como uma autoridade no assunto;
  • Estreitar o relacionamento com os clientes, não deixando que o distanciamento físico esfrie a relação entre vocês;
  • Mostrar os bastidores da empresa, com destaque sobre todos os cuidados que tem tomado em relação ao Coronavírus;
  • Apresentar ações que você tem feito para ajudar pessoas neste momento, isso, além de inspirar outras empresas e pessoas, fortalece a sua marca;
  • Manter seu cliente informado sobre as mudanças que fará por conta da pandemia, assim ele saberá como continuar a ser bem atendido por você. Atualize estas informação no Google Meu Negócio, Site e Redes Sociais.

8) Aproveite para se capacitar, principalmente por meio de oportunidades que foram abertas exclusivamente por conta da pandemia. A título de exemplo temos o McDonald’s está oferecendo curso online gratuito para pequenas empresas de alimentação, além do Sebrae-SP que liberou gratuitamente todos os seus cursos online.

9) Se possível, reestruture o sistema de trabalho da sua empresa para ela manter-se funcionando, por exemplo, por meio de homeoffice e videoconferência para fazer reuniões com colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Aproveite também para organizar estoque, arquivos e, principalmente, para refletir e planejar com a sua equipe o seu plano de contingência para superar este momento de pandemia.

10) Por fim, mas não menos importante, conte com o Sebrae. Neste momento, toda a sua rede de atendimento foi posicionada para atender, orientar e auxiliar remotamente os empreendedores a superarem este momento.

Juntos vamos vencer este desafio!

 

Comunidade Sebrae
Rafael Souza
Rafael Souza Seguir

Consultor de Negócios e Palestrante do Sebrae-SP no Escritório Regional de São José dos Campos, Empreteco, Agente Local de Inovação, formado em TI, especialista em Gestão de Pessoas e em Gestão Estratégica de Negócios.

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