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Covid-19: como o marketing digital pode ajudar a sua empresa?

Covid-19: como o marketing digital pode ajudar a sua empresa?

O isolamento social causado pelo Covid-19 e as medidas de quarentena ao redor do país fizeram muitas empresas fecharem suas portas. Com isso, muitos empreendedores ficaram sem entrada de dinheiro em caixa e estão preocupados em sobreviver diante da crise. Este também é o seu caso? O marketing digital pode ser a estratégia certeira para manter sua empresa presente na vida das pessoas, criar um relacionamento e vender.

Se você ainda tem dúvidas sobre como entrar no ambiente digital e ter sucesso, fique ligado nas dicas que separei! 

O que é o Marketing Digital?

O Marketing Digital consiste no uso de estratégias online para atrair, criar um relacionamento com as pessoas e vender. Ele está se tornando mais popular na vida das pessoas e das empresas, pois hoje em dia, é muito comum as pessoas ficarem mais conectadas à internet pelo celular ou pelo computador.

Um exemplo disso é que hoje há 66 milhões de brasileiros cadastrados no Instagram (aplicativo de compartilhamento de fotos). Isso fez com que muitos negócios criassem perfis comerciais na rede para mostrar seus produtos ou serviços para os potenciais clientes.

Mas não é só de Instagram que vive o Marketing Digital. Até porque nós, os profissionais da área, sempre alertamos que você não deve ficar refém de um canal. Afinal, se ele deixar de existir toda a sua estratégia de comunicação vai "por água abaixo".

Por isso, é fundamental pensar em diferentes canais digitais para se comunicar com o seu público-alvo. Para isso, vou citar alguns dos principais meios utilizados:

  • website da empresa;
  • blog;
  • WhatsApp;
  • Telegram;
  • E-mail;
  • Facebook;
  • LinkedIn;
  • Instagram;
  • YouTube.

Por que usar o Marketing Digital durante a quarentena do COVID-19?

Na verdade, você já deveria estar utilizando uma estratégia de Marketing Digital na sua empresa. Não importa o tamanho do seu negócio (se você é MEI, pequeno ou médio empresário), as plataformas digitais são primordiais para você atrair clientes e mostrar o seu valor para o mercado. Todavia, a quarentena do COVID-19 intensificou essa urgência por mais informações online e a pesquisa por produtos com tele-entrega. 

Sendo assim, se o seu negócio ainda não tem uma estratégia de Marketing Digital montada, é hora de repensar (e muito!) sobre o seu posicionamento no mercado. Os canais online são de fácil acesso para qualquer empreendedor. Eles são fáceis de utilizar e muitas ações podem ser feitas direto do celular.

O melhor de tudo é que pelos canais digitais você consegue criar uma comunicação direta com o seu público, mostrar o seu trabalho, compartilhar informações que podem ajudar outras pessoas e criar um relacionamento. É por meio desse relacionamento que você passa a cativar as pessoas, atraindo um interesse para a venda.

Como iniciar uma estratégia de marketing digital?

Separei os principais caminhos que você precisa observar na hora de criar a sua estratégia de marketing digital. Vamos lá?

Conheça o seu público-alvo

Você vende para quem? Observe qual é o perfil das pessoas que adquirem produtos do seu negócio e anote as informações. Veja algumas perguntas que podem ser exploradas:

  • vendo para homens ou mulheres?
  • qual é a idade média do meu público?
  • em quais canais as pessoas buscam informação (televisão, rádio, redes sociais)?
  • o que essas pessoas gostam de fazer nas horas livres (ler, assistir a uma série, ouvir música, fazer um encontro com os amigos)?
  • quais são as principais dúvidas que os meus clientes têm quando pedem informações sobre os meus produtos ou serviços?

Essas são apenas algumas questões que você pode considerar na hora de mapear qual é o seu público-alvo. Isso vai ajudá-lo a identificar os principais canais que sua empresa precisa estar.

Escolha os canais de comunicação

Agora que você já conhece o seu público, é hora de identificar quais canais são mais importantes para criar a estratégia de Marketing Digital. Por exemplo; se você tem uma empresa que vende para outros negócios (B2B - business-to-business), é interessante criar um website, ter um e-mail empresarial e usar a rede social mais acessada pelos clientes.

Já se você é um empreendedor que vende direto para as pessoas (como loja de roupas, salões de beleza, food trucks), talvez não seja necessário criar um website. Porém, sua estratégia também precisa considerar variados canais como o Instagram, o Facebook e o WhatsApp. Escolha as ferramentas que mais são utilizadas pelo seu público, pois elas serão úteis para você se relacionar com as pessoas.

Planeje os seus conteúdos

Você já sabe que precisa se comunicar com as pessoas, mas como começar? Divulgue informações que vão ajudar o seu público-alvo a entender melhor sobre o seu serviço e o conhecimento que você tem.

Por exemplo; um salão de beleza pode mostrar cortes, colorações, falar sobre produtos que as pessoas podem usar em casa para cuidar dos cabelos. Seja criativo, veja o que os concorrentes estão fazendo e se inspire! 

Se você vende para outras empresas o processo de negociação pode ser um pouco mais longo. Crie conteúdos que ajudam a esclarecer as principais dúvidas dos clientes, explique os diferenciais dos serviços e fale sobre tendências do seu setor.

Em todos os casos, é essencial planejar os temas que serão abordados para você conseguir manter uma constância nas publicações. 

Marketing Digital em tempos de COVID-19

O Marketing Digital se tornou ainda mais importante durante a quarentena do coronavírus. As pessoas estão mais conectadas aos seus celulares ou computadores para acompanhar notícias, ver publicações nas redes sociais e buscar entretenimento.

Os países com maiores números de casos de coronavírus são os que mais registraram alta no consumo: 40% na Itália, 10 a 20% no Reino Unido. E no Brasil não será muito diferente. Logo, este é um momento de se manter ativo nos canais digitais e tentar ajudar as pessoas de alguma maneira.

O que a sua empresa pode compartilhar de informação que pode ajudar as pessoas? Será que é possível transmitir uma mensagem positiva e de valor para o seu público-alvo? 

É importante saber se posicionar, interagir, e levar informações relevantes para as pessoas. Também é essencial entender que as redes sociais não devem ser utilizadas só para vender, então, deixe um pouco o comercial de lado e foque nas pessoas. As vendas acontecem com o tempo e o público vai preferir comprar de quem soube se relacionar e levar um bom conteúdo.

Desejo todo o sucesso para você na sua estratégia de Marketing Digital, principalmente neste período de COVID-19 e preocupação com o seu negócio. Se precisar de ajuda com o assunto, é só me chamar

Aproveite também a sua visita para conferir este vídeo incrível com dicas de gestão para o seu negócio!

 

@morganaguzzo

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Jornalista apaixonada pelo mundo do Marketing Digital. Já atendi empresas de diferentes segmentos e estou sempre em busca de novas maneiras de ajudar as empresas.

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