[ editar artigo]

Cultura Empresarial

Cultura Empresarial

 

Humanize os Processos de sua Empresa

A cultura organizacional deve prezar pelo resultado. Por isso processos inteligentes devem ser elaborados para facilitar o alcance das metas pela equipe. Quanto mais simples, dinâmicos e efetivos forem, maior será a capacidade de inovação da empresa.

Processos enxutos otimizam tempo, reduzem custos financeiros e permitem que as pessoas ampliem suas percepções sobre a operação. Precisamos resgatar o princípio de que as pessoas são maiores do que os processos definidos pela empresa. E dentro disto, reposicionar os processos para que sejam um meio para que as pessoas se tornem ainda mais livres e empoderadas no ambiente da empresa, para que elas trabalhem em um ambiente que potencializa suas habilidades e acelera seu desenvolvimento pessoal.

É significante que em chinês a palavra para “negócios” é composta de dois pictogramas que significam, separadamente, “criar” e “propósito”. Os negócios são uma forma de criar propósitos para os seres humanos. – Paul Steven.

As pessoas se comprometem com aquilo que elas se identificam. Por isso acredito, que principal missão de cada empresa, independente do segmento em que ela atua ou do porte que possui, é oferecer a sociedade um lugar onde as pessoas possam resgatar ou ampliar seu senso de propósito de vida e significado do trabalho. Quanto maior for este senso de propósito e significado, maior será o engajamento de cada um na missão corporativa da empresa, e melhores serão os resultados financeiros da sua operação.

 

Alavancas para o Crescimento

As duas alavancas, liberdade e empoderamento, aceleram o ritmo de crescimento da empresa e fortalecimento da marca em um mercado global. Além disto, a riqueza gerada neste tipo de cultivo de ambiente corporativo será proporcional ao volume de conhecimento e capacidades pessoais que cada pessoa compartilhará com a organização, construindo desta forma, um capital intelectual que permitirá à empresa crescer exponencialmente a partir de um ambiente corporativo constituído de pessoas comprometidas com o legado coletivo que estão construindo como equipe.

Neste ponto, a tecnologia se torna um grande aliado, pois os trabalhos repetitivos que escravizam as pessoas no fazer sempre as mesmas coisas, sempre da mesma maneira dia após dia, permite que elas possam transicionar de despesas que precisam ser cortadas nos custos com recursos humanos, para se tornarem o maior ativo de geração de inovação e geração de riqueza que a empresa poderia ter.

A inovação da cultura corporativa começa com uma nova perspectiva sobre a importância de cada individuo na organização, do senso de equipe construído pela liderança e dos valores que a empresa possui em seu âmago. É este tríplice eixo central que definirá onde a empresa estará estabelecida no mercado nos próximos anos.

Blog

Comunidade Sebrae
Marcelo Souza
Marcelo Souza Seguir

Casado com Zélia e pai da Júlia. Atua na equipe pastoral da Missão Mobilização, é founder da Illumine, presidente da Acridas, mentor e conselheiro de empresários e mobilizador de redes de empresários cristãos em várias regiões do Brasil.

Ler conteúdo completo
Indicados para você