[ editar artigo]

Cultura orçamentária - o que é? ✍🏼

Cultura orçamentária - o que é? ✍🏼

Para que as empresas alcancem o crescimento econômico e contem com um diferencial competitivo no mercado, a cultura organizacional deve estar presente no dia a dia de todos os colaboradores. Caso contrário, qualquer estratégia traçada pode ser perdida no caminho.

Quando a cultura organizacional e o propósito da empresa são absorvidos pelos funcionários, a tendência é que os resultados sejam atingidos de forma eficaz. Dentro deste contexto, deve estar presente a gestão orçamentária. Para que o seu negócio possa ter um desenvolvimento econômico satisfatório, é preciso criar o hábito de planejar o orçamento do ano seguinte a fim de acompanhar o que está sendo realizado.

 

Controller ou gestor financeiro

Em uma empresa, a questão orçamentária é função do controller ou gestor financeiro. Esse profissional deve fortalecer a cultura organizacional por meio da cultura orçamentária, uma vez que essa área é responsável pela coleta dos principais números de todos os departamentos da organização, reunir informações relevantes e reportar tudo o que foi consolidado à diretoria.

Um dos principais desafios é fazer com que o restante da equipe entenda a importância do planejamento orçamentário a fim de garantir o engajamento de todos. Para muitos empreendedores, o orçamento é base para se criar uma cultura que foque em resultado.

 

Benefícios de implementar a cultura orçamentária

A cultura orçamentária diz respeito ao alinhamento e comprometimento da equipe com o que foi planejado. Ao implementá-la, a empresa tem diversos benefícios.

 

Novas aberturas de canais

A gestão orçamentária não deve ser unicamente utilizada como um instrumento de controle de despesas, que foca apenas no equilíbrio financeiro da empresa.

O empreendedor precisa entender que essa gestão permite que as empresas planejem o futuro. Com isso, torna-se muito mais fácil se preparar para novos investimentos, diversificar linhas de produtos, abrir novos canais de atuação e outras ações que visam o aumento da rentabilidade dos negócios.

Além disso, é possível ter uma visão mais holística do cenário geral, uma vez que você estabelece objetivos de curto, médio e longo prazo e define o orçamento para cada período. Isso ajuda na redução de gastos e no direcionamento do investimento.

 

Auxílio na tomada de decisões importantes

https://lh4.googleusercontent.com/RngBYcehEI64eb35AVDsu7HPOYpxjEGD24_2RnqNtOtpmcIF4Q6qp9fcZqeO9q15I-qldz4AxZqT0R5UwSvItXmw79ykGQif5a9MjBiFLL3bEFXF7mXI7Lzrz-R4IziEGEu6ehlR

A cultura orçamentária auxilia na tomada de decisões, pois toda a análise é baseada em dados. Quando todos os setores da empresa conhecem e se comprometem com o orçamento, o direcionamento das metas se torna mais assertivo. Além disso, os indicadores fornecidos pelo orçamento podem ser usados como base para a criação de planos de ação.

 

Indicadores financeiros

Um dos principais pontos de trabalhar com a gestão orçamentária é que tudo é baseado em dados. Para o planejamento é preciso focar em metas e métricas. Isso possibilita que todo o trabalho possa ser provado.

 

Organização e foco

Alguns empreendimentos pecam quando o assunto é organização. Por possuírem muitas metas, as empresas podem perder o foco. No entanto, quando há uma análise prévia, a gestão orçamentária pode ajudá-lo a definir um objetivo principal, pois estará trabalhando com informações concretas.

 

Planejamento do Retorno sobre os Investimentos (ROI)

https://lh3.googleusercontent.com/JkXZ38QEUotJJsV2T50TWn-MwcT364JtcROjBmEy-1Is-coiwz2hCiXMZYj5RvBhOKFdBJyIhllD7VIS1gIG8Pk6ZaFwcvPmLmq_5PEewC-hCqyq58NAY40DT_ijSiN-mR1kazU2

O ROI é um indicador de desempenho muito importante para as empresas, pois revela o impacto de cada investimento realizado nos resultados da empresa. Ele pode ser mensurado de uma maneira geral ou isoladamente, mostrando a eficiência operacional do negócio.

Com a implementação da cultura orçamentária, sua empresa passa a avaliar antecipadamente o ROI de um determinado investimento, decidindo se é viável ou não realizá-lo. Dessa forma, você pode projetar os valores de aplicação, receitas e despesas associadas. Com o acompanhamento desse investimento também é possível saber se o investimento está trazendo o retorno esperado.

 

Orçamento colaborativo

O orçamento colaborativo é uma forma de realizar o planejamento de forma descentralizada, pois cada departamento da empresa é responsável pela definição do seu próprio orçamento.

Com isso, todos os colaboradores podem compreender como cada uma das suas ações pode fazer toda a diferença no resultado final da empresa. Dessa forma, cada setor fica responsável por montar sua proposta de orçamento e negociar com a diretoria suas necessidades.

 

Como implementar uma cultura orçamentária na sua empresa

https://lh6.googleusercontent.com/StatL52gT4PQZlwMfy5PrkOWPb5ZGQxpsit7_-JyhbjdA0ixMmHMmCEnZqr0-AAeAd39gaAGOaTrEptSV_JVOG5ryIAMKwaLjfyDx9xphz5UytUHHZOuyb07Xe6nmj7OFPoOcdGz

Quanto mais cedo você trabalha a cultura orçamentária dentro da sua empresa, mais fácil será o engajamento dos seus colaboradores.

Primeiro, é preciso criar um bom orçamento empresarial, pois é a partir dele que são definidos os objetivos e planos de ação. Dessa forma, é possível replicá-los a todos os envolvidos.

Também é preciso estimular o uso de métricas e indicadores de desempenho, uma vez que eles são fundamentais para o controle final.

Por isso, a gestão da cultura orçamentária deve ser flexível a fim de se adequar a cultura da empresa e do mercado. Para que traga resultados positivos à organização, é necessário que as práticas do orçamento sejam enraizadas em toda a empresa e não apenas nos controllers.

Gostou do artigo? Então comente abaixo se a sua empresa tem a cultura orçamentária implementada ou se tem outra orientação a respeito do assunto.

🙂🤝

🔵 Atendimento Digital SEBRAE 🔵
WhatsApp / Chat / Facebook / E-mail

Blog

Comunidade Sebrae
Sebrae Paraná
Sebrae Paraná Seguir

Especialista em Pequenos Negócios - Atendimento ao Cliente | Marketing | Marketing Digital | Finanças | Gestão | Empreendedorismo | Comunicação | Inovação

Ler conteúdo completo
Indicados para você