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Curso Online grátis é um negócio de sucesso!

Curso Online grátis é um negócio de sucesso!

Curso online grátis é um negócio de sucesso. Isso porque é parte de uma das metodologias mais incríveis dos últimos tempos, fundamentado pelo marketing digital, capaz de gerar interesse para ofertas de e-learning, independente da língua materna ou do país.

Parece coisa de louco uma afirmação dessas, não é mesmo? Mas o louco do negócio é que faz todo sentido quando começamos a compreender esse processo.

Aqui demonstro como isso se dá e por que você deve apostar nesta metodologia que também faz aumentar as vendas em qualquer segmento.

O case de sucesso Lowe´s

A loja de departamentos Lowe's, ao perceber que o compartilhamento de conhecimento estava modificando a realidade das vendas em outros segmentos, decidiu promover uma produção de conteúdo em vídeos capaz de dar a seus clientes orientações diversas sobre demandas domésticas.

Desta forma, ela produziu uma série de cursos online de graça para os clientes sem exigir qualquer contrapartida imediata. O movimento relativo a isso foi incrível por parte dos consumidores de lojas de departamentos. 

A Lowe's aumentou suas vendas em 22% em 30 dias de ativação da plataforma. Pouco tempo depois, compreendendo as análises de dados, a empresa constatou aumento de suas vendas em 89% para clientes já consolidados, ou seja, clientes que já haviam comprado uma vez.

A empresa organizou vídeos com uma série de dicas para manutenção doméstica e instalação de aparelhos domésticos, móveis e acessórios do lar.

Produção de YouTube é parte deste processo na Lowe's

Além disso, houve aumento de 33% das vendas online em 90 dias, isso ao final de 2017. Hoje a Lowe's é uma das principais lojas de departamento online que acumula positividade em seu lucro e expande suas ações pelo mundo.

O canal de YouTube da Lowe's tem incríveis 691 mil inscritos e acumula até o momento mais de 233 milhões de visualizações. Números impressionantes que demonstram o engajamento como forma de relacionamento contínuo entre seus consumidores.

Há também ótima média de comentários sobre os posts relativos ao YouTube. O que significa tudo isso? Que curso online grátis é realmente lucrativo demais.

O segredo é engajamento

É claro que o segredo não está na entrega gratuita do conhecimento, mas na forma como esse relacionamento emocional entre empresa e consumidor se estabelece.

Ao compartilhar conhecimento sobre diversas demandas domésticas, a empresa demonstra acolhimento sobre as necessidades de seus clientes ou possíveis clientes. Não se trata de gerar um relacionamento de troca, mas de recompensa.

Ao compartilhar de forma simples esses conhecimentos em vídeos, a Lowe's se posiciona como solução para os consumidores. O vínculo emocional de agradecimento, após ter sua demanda atendida, faz o consumidor sentir confiança na marca.

Além disso, a autoridade que a Lowe's demonstra aos consumidores também gera valores de segurança, pois eles se sentem empoderados ao ponto de instalar uma torneira. Veja como esse processo simples gera engajamento.

Autoridade, segurança e confiança são elementos que consolidam engajamento. Engajar pessoas é encantá-las em algum aspecto. Assim, elas se sentem seguras para recompensar a empresa dando-lhe preferência, mesmo que os preços de seus produtos estejam mais custosos que seus concorrentes.


Vale ressaltar que os cursos da Lowe's não se tratam deste conhecimento disponibilizado no YouTube, mas de cursos hospedados em comunidades próprias com acessos associados a cadastros e captura de leads.

Não dá para encarar produção de YouTube como curso online, mas como estratégia para gerar autoridade, segurança e confiança nos internautas e possíveis clientes.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o que postar no seu canal de YouTube ou fanpage do Facebook, sugiro este artigo ao qual abordo o que é interessante como conteúdo dentro destas plataformas de comunicação.

Mas o YouTube é uma ótima estratégia de marketing de conteúdo com a metodologia de inbound vídeos.


O mercado e-learning

Os números atuais atribuídos a este segmento até 2025, ou seja, o alcance de 325 bilhões de dólares em vendas no mercado mundial. Isso com vendas de inscrições para cursos online.

Nessa esteira também surfa a metodologia que oferece cursos online grátis. Isso porque faz parte da metodologia para lançamento de curso online oferecer treinamentos ou cursos de forma gratuita.

Adivinha qual o país que mais simpatiza com esse segmento? O Brasil. Desde 2016, o mercado brasileiro de e-learning se destaca ao ponto de investidores internacionais também criarem a cultura de investimentos no consumidor brazuca.

Certamente, a produção de curso online também se beneficiou muito com os avanços tecnológicos, acesso a plataformas intuitivas e de baixo custo e uma demanda cada vez maior por infoprodutos.


Por que curso online grátis é sucesso?

Entendo que um curso online pode ser aquele que vai além de soluções simples em vídeos. Obviamente, as métricas de YouTube funcionam para a geração de soluções mais urgentes, salvas exceções.

No entanto, devemos perceber que essa metodologia de entrega gratuita precisa ser planejada de acordo com aquilo que a empresa planeja estimular em seus clientes. Não se deve sair a esmo produzindo seu previsão de investimento e tempo para retorno disso com lucro.

Certamente, para organizar melhor esses processos didáticos, precisei também entender e clarificar a metodologia. Falo disso dentro do vídeo abaixo. Acompanhe.

Metodologia Andragógica de Vendas

Fazendo produção de curso online para entrega gratuita, você estará trazendo uma metodologia fundamentada em princípios andragógicos.

Andragogia é o processo de transmissão de conhecimento para adultos. Andragogia está para o ensino de adultos como Pedagogia está para o ensino de crianças.

Portanto, produzir cursos e treinamentos, principalmente, que tragam maior profundidade a uma demanda de conhecimento já reconhecida em seu consumidor, dará a sua empresa condições extraordinárias para criar vínculos emocionais e engajamento, tal como o exemplo da Lowe's.

Desta forma, entregar conhecimento para que seus consumidores tenham mais aprendizado, sem cobrança sobre isso, gera consequências lucrativas num segundo momento.

Convido você a comentar este artigo em algum aspecto. Houve dúvidas? Há experiências neste aspecto que corroboram com os argumentos aqui expostos? Divida com a nossa audiência e traga também contribuição sobre o tema que é bastante importante.

Tenho certeza que cresceremos ao dividir e compartilhar experiências sobre este assunto. Até breve.

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Rafael Cardoso
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Um cidadão que deixou de ser passivo para trazer luz e ambiente à discussão social e político.

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