[ editar artigo]

Da quase aposentadoria à Transformação Digital

Jorge Kuser decidiu que queria mudar o rumo da vida profissional: buscou atualizar conhecimentos e deu um refresh na carreira

 

No dia 31/10, às 17h, compartilharei como se deu minha transformação digital no Connect Maratona, uma parceria entre FAE e Sebrae. Até lá, divido com vocês um pouco da minha história escrita pela minha colega de FAE, Marcela Rolim.

 

O Jorge é uma daquelas pessoas que intriga!  Ele tem algumas boas décadas de vida, fala idiomas, tem diversas formações, fora do Brasil inclusive, tem filhos, esposa e... uma carreira que o deixa realizado. Graduado engenheiro, desde cedo Jorge enveredou para o mundo dos negócios e assim foi: conheceu, se aprimorou, viajou e trabalhou muito. Sua carreira consolidou-se como executivo, consultor e gestor interino, aquele que entra numa empresa para ajudá-la a superar dificuldades. Difícil, né? Podemos imaginar que é uma trajetória de puro gerenciamento de crise. Um segmento bastante delicado, que necessita de conhecimento, de disciplina pessoal, de coragem e de uma série de habilidades de gestão: de pessoas, de finanças, de processos...

 

Após décadas de vida e de dedicação ao trabalho, você imagina que ele deve estar prestes a se aposentar e seguir a vida apenas viajando, descansando, lendo, praticando esportes... Quem sabe se dedique à casa, plante uma árvore? Ok, tudo isso ele faz, também. Mas, na verdade, quando sentiu que precisava de um novo rumo, isso há dois anos, houve um impasse: “Me aposento? Não, minha mulher não me aguentaria em casa! Diminuo o ritmo? Não sei se vou me adaptar! Vou me atualizar melhor e voltar à sala de aula.” Essa pareceu uma alternativa bastante razoável. Mas o que estudaria? “Algo que fosse diferente! Que pudesse me tirar da zona de conforto, que me expusesse às minhas vulnerabilidades e que me colocasse frente a novos movimentos do mundo dos negócios. Procurei  o meio acadêmico, a FAE e o curso de Economia Criativa e Novos Modelos de Negócios”, pontua.

 

No contato com colegas de classe de diversas disciplinas, de diferentes gerações, já engajados com a nova economia, professores, temas desafiadores, visões de novas oportunidades potenciais de uso de sua experiência tomaram forma.  Então, o Jorge decidiu: “Vou impulsionar novas ideias, como investidor anjo, e vou dar um refresh na minha carreira como consultor de empresas, acrescentando pílulas de Transformação Digital nas minhas consultorias.”

 

Assim a vida profissional segue num novo formato! Jorge Kuser hoje é membro da Curitiba Angels, grupo de investidores promissores desta era digital, investe em startups nas quais acredita, em termos de negócio e de propósito, e também continua prestando consultoria para empresas em dificuldade, estimulando o uso da tecnologia como importante ferramenta de gestão para melhorar desempenhos. E as aulas? Ele também se encontrou como estudante, tanto que segue “fazendo módulos de cursos diferentes e alternativos”, conforme ele mesmo descreve. “Vou devagar, me atualizando, aprendendo e conhecendo novas áreas como Direito, Psicologia”, finaliza.

 

Blog

Comunidade Sebrae
Ler conteúdo completo
Indicados para você